Tadej Pogacar sela vitória no UAE Tour com vitória na última etapa! Almeida fecha no top5!
O esloveno Tadej Pogačar (UAE Team Emirates) venceu a sétima e última etapa do UAE Tour, uma ligação de 148km com partida em Al Ain e chegada no alto de Jebel Hafeet, batendo o britânico Adam Yates (Ineos Grenadiers) por 1s e o espanhol Pello Bilbao (Bahrain Victorious) por 5s. João Almeida (UAE Team Emirates) foi quarto, a 15s, em mais uma jornada repleta de ação por parte do português.
Em dia de grandes decisões no UAE Tour, a Alpecin controlou todas as movimentações para formar a fuga do dia, impedindo o líder da classificação dos sprints intermédios, Dmitriy Strakhov (Gazprom – RusVelo), de roubar pontos a Jasper Philipsen (Alpecin – Fenix) e a vitória na classificação por pontos. Foi com Gianni Vermeersch (Alpecin – Fenix) que a equipa belga atacou a fuga do dia, formada ao km 17, levando consigo Joris Nieuwenhuis (Team DSM), Michael Morkov (Quick-Step Alpha Vinyl), Kaden Groves (BikeExchange – Jayco), Michael Schwarzmann (Lotto Soudal), Daryl Impey (Israel – Premier Tech) e Clement Davy (Groupama – FDJ).
O pelotão, quase sempre controlado pela UAE Team Emirates, não deixou que a fuga ganhasse mais de 4:00 de vantagem, e encaminhou-se a bom ritmo para o momento decisivo do dia, a subida a Jebel Hafeet. Morkov e Impey venciam os dois sprints intermédios do dia, e era a 20km do fim que o ritmo aumentava com o pelotão a preparar o posicionamento para a entrada na subida final.
A entrada na subida foi bastante rápida, mas o azar bateu à porta de Ruben Guerreiro (EF Education – EasyPost), que depois de um problema mecânico, que obrigou a troca de bicicleta, não foi capaz de regressar à frente da corrida e acabou por ter de fazer uma subida a ritmo, de trás para a frente. O pelotão foi-se partindo e desfazendo, primeiro sob o ritmo de Patrick Konrad (Bora – Hansgrohe) e depois de George Bennett (UAE Team Emirates), com Vermeersch a ser o último alcançado, já a 7.5km da meta.
Vários eram os nomes que iam cedendo terreno na parte de trás, mas foi quando Pogacar simulou um primeiro ataque que o grupo se partiu decisivamente, com a formação de um grupo de 8 ciclistas na frente da corrida. Os restantes não voltariam a reentrar, e era o ataque de Adam Yates, a 3.2km da chegada que voltaria a partir por completo a corrida. Pogacar era o único capaz de seguir, e Pello Bilbao procurava chegar à frente, com João Almeida a seguir na roda do espanhol.
A junção entre os quatro voltaria a acontecer a 2km do fim, com Almeida a aguentar sem colar completamente para imprimir uma forte aceleração que obrigou Adam Yates a fechar o espaço cerca de 150m depois. O português continuou o trabalho até Yates ter voltado a tentar atacar à entrada para o km final, mas foi novamente Pogacar o único a responder. Bilbao ainda tentou seguir, mas não conseguiu, e Almeida passou por maiores dificuldades devido ao trabalho feito.
O britânico e o esloveno seguiram isolados até à meta, mas foi Pogacar, novamente, quem teve a melhor ponta final, vencendo com uma forte aceleração, que lhe permitiu levantar bem cedo os braços no ar e celebrar o triunfo e a segunda vitória na classificação geral da prova dos Emirados.
Com o triunfo, Pogacar conquistou a classificação geral e da juventude, enquanto as restantes classificações permaneceram intactas, com Philipsen a vencer nos pontos e Strakhov nos sprints intermédios.
Ruben Guerreiro acabou por fechar a etapa em 30º, a 2:55, concluindo na 21ª posição da geral, a 3:47 do vencedor.