Fuga sobrevive na primeira etapa da Vuelta a Andalucia e Herregodts foi o mais forte na chegada a Iznájar!
O belga Rune Herregodts (Sport Vlaanderen – Baloise) conquistou a primeira etapa da 68ª Vuelta a Andalucia, uma ligação de 200.7km entre Ubrique e Iznájar, batendo o estadunidense Stephen Bassett (Human Powered Health) e o espanhol Ander Okamika (Burgos – BH) por 2s, na rampa final que decidiu a jornada.
O que começou como uma fuga de oito corredores que parecia inofensiva, teve um desfecho vitorioso para a mesma, depois terem conseguidos alcançar quase 15min de vantagem durante os primeiros kms da etapa. Quando o pelotão se apercebeu da distância já era tarde demais, e apesar de ainda terem alcançado Vojtech Repa (Kern Pharma) e Alvaro Cuadros (Caja Rural – Seguros RGA), os restantes escapados conseguiriam chegar na frente para discutir a etapa.
A 1.5km da meta, os seis elementos ainda tiveram 90 segundos para gerir forças e perceber quem tinha mais forças para mexer, e Herregodts não desperdiçou a superioridade numérica da Sport Vlaanderen – Baloise, com o seu colega de equipa, Lindsay De Vylder, a obrigar os adversários a gastarem forças antes de Herregodts finalizar com sucesso a investida! Stephen Bassett foi o corredor que mais luta deu, mas teve que se contentar com a segunda posição. Ander Okamika fechou o pódio da etapa.
Alessandro Covi (UAE Team Emirates) roubou alguns segundos aos favoritos, ao atacar na rampa final, cruzando a linha de meta na sétima posição a 31 segundos do belga. Gonzalo Serrano (Movistar) liderou o reduzido pelotão, 6 segundos depois.
Herregodts é assim o primeiro líder da classificação geral, por pontos e do combinado, enquanto Cuadros lidera a classificação da montanha e Bassett a dos sprints intermédios.
Nélson Oliveira (Movistar) cruzou a meta na 70ª posição a 1:14.
