Jan Hirt dominou na Green Mountain e é o novo líder do Tour of Oman! Rui Costa sobe para o pódio da geral!
O checo Jan Hirt (Intermarche – Wanty – Gobert) venceu a etapa 5 do Tour of Oman, uma ligação de 150.5km entre Samail e Jabal Al Akhdhar, com a chegada mítica ao topo da Green Mountain, distanciando-se de todos os favoritos, incluindo o anterior líder da geral, Fausto Masnada (Quick-Step Alpha Vinyl), na subida de 5,7km a 10,5%, para conquistar a liderança da prova. Completaram o pódio do dia os franceses da Arkea – Samsic, Kevin Vauquelin e Elie Gesbert, a 39s e 48s, respetivamente.
A jornada começou com várias tentativas de ataque e a formação da fuga do dia, composta por Luca Rastelli (Bardiani CSF Faizane), Laurenz Rex (Bingoal Pauwels Sauces WB), Antonio Angulo (Euskaltel – Euskadi), Ángel Fuentes (Burgos – BH), Filippo Ridolfo (Team Novo Nordisk) e Nicolas Vinokurov (Astana Qazaqstan Development Team). A equipa da Intermarche controlou sempre a escapada de perto, nunca lhes dando mais do que 2:00 de vantagem!
Na segunda metade da etapa, a Team DSM acelerou com o aparecimento do vento, a 70km do final, e não deixou que a fuga continuasse na dianteira, partindo o pelotão aos bocados. O líder da juventude, Anthon Charmig (Uno-X Pro Cycling Team) foi quem passou pior, acabando por ficar cortado e atrasado, mas os dois pelotões voltar-se-iam a unir, com 41km por percorrer.
Daí em diante, foi pedalar até à chegada da decisiva subida final, com a Intermarche a liderar a entrada na decisiva inclinação da corrida, preparando terreno para que Jan Hirt pudesse capitalizar. O checo não desapontou, e depois de Taaramae fazer uma primeira seleção, a 2.4km do fim, à qual apenas Masnada, Schmid, Gesbert, Vauquelin e Kevin Colleoni (Team BikeExchange – Jayco) conseguiram seguir, atacou sem resposta, com 1.4km para o fim, para triunfar com grande vantagem e assegurar a chegada à liderança da classificação geral! Rui Costa (UAE Team Emirates) não foi ao choque, e de trás para a frente ainda conseguiu chegar à quinta posição, fechando com Colleoni a 57s do vencedor.
Masnada quebrou completamente no km final, e não fosse a ajuda de Mauro Schmid, poderia também ter perdido o pódio da geral, cruzando a meta na 11ª posição e perdendo 1:48 para Hirt e também a liderança. O italiano caiu para o segundo lugar da geral, a 1:00 de Hirt, com o português Rui Costa a subir à terceira posição, a 16 segundos de Masnada e a 1:16 de Hirt.
