Lisa Klein embala para os JO com vitória no Baloise Ladies Tour!
A alemã Lisa Klein (Canyon // SRAM Racing) venceu a sétima edição do Baloise Ladies Tour, triunfando na corrida de cinco etapas em quatro dias com 14s de vantagem sobre a compatriota Mieke Kroger (Team Coop – Hitec Products) e 16s sobre a britânica Anna Henderson (Jumbo – Visma Women).
Klein foi desde logo a primeira a vestir a camisola de líder da corrida, ao triunfar no curto prólogo de 3.8km em Utrecht! Anna Henderson foi das primeiras a sair e esteve quase 2h sentada na cadeira quente, mas viu o seu tempo ser batido no final do dia por apenas 2s e a vitória escapar-lhe por entre os dedos. O terceiro lugar foi para a alemã Hannah Ludwig (Canyon // SRAM Racing), já a 8s da colega de equipa.
A primeira etapa da corrida foi ganha pela holandesa Mischa Bredewold (Parkhotel Valkenburg), ela que bateu ao sprint a compatriota Quinty Ton (GT Krush Tunap Pro Cycling) e a belga Kelly van den Steen (Bingoal Casino – Chevalmeire) no final dos 115.6km que compunham a jornada ao redor de Eelko. O pelotão chegou 9s depois, comandado pela holandesa Lonneke Uneken (Team SD Worx), após ter deixado o trio escapar e ganhar vantagem já na última volta ao circuito local. Bredewold assumiu a liderança da corrida, com 2s sobre Klein e 4s sobre Henderson.
Na segunda etapa, a vitória foi surpreendentemente para a holandesa Charlotte Kool (NXTG Racing), que bateu ao sprint as italianas Elisa Balsamo (Italy National Team) e Barbara Guarischi (Movistar Women), após 84.1km entre Cadzand e Knokke-Heist. Bredewold seria 63ª e manteria a liderança da geral com as mesmas diferenças do dia anterior.
Na parte da tarde do mesmo dia, as ciclistas enfrentaram um contrarrelógio individual de 11.4km, que culminou em nova vitória de Lisa Klein, com a alemã a voltar a assumir a liderança da classificação geral. Klein superiorizou-se à compatrota Mieke Kroger por apenas meio segundo, com Hanna Ludwig a ser terceira já a 12s, num pódio totalmente alemão. Bredewold fechou apenas na nona posição, a 25s, e caiu para a quinta posição da geral.
No último dia, uma jornada de 121.1km com partida e chegada em Zulte iria decidir a classificação geral final da corrida. A vitória acabou por sorrir ao sprint a Lonneke Uneken, batendo as italianas Rachele Barbieri (Italy National Team) e Barbara Guarischi. Klein terminou de forma segura integrada no pelotão, na 32ª posição, e garantiu a vitória na classificação geral final. Bredewold venceu a classificação da juventude com a quarta posição à geral, enquanto a classificação dos pontos foi ganha por Uneken e a dos sprints intermédios por Elisa Balsamo.