Antevisão à Volta a Portugal com a Credibom – LA Alumínios – MarcosCar!

A Credibom – LA Alumínios – MarcosCar é uma das equipas que melhor se reforçou para a nova temporada. A entrada de dois excelentes trepadores deu-lhes maior ambição para lutar por classificações gerais. Com a aproximação da Volta a Portugal, falamos com o Diretor Desportivo, Hernâni Broco, e com um dos líderes da equipa, Luís Fernandes. Os dois contaram-nos o que podemos esperar da formação do Seixal para os próximos dias.

Reflexões da Volta a Portugal do ano passado

A entrevista começou com uma pequena análise à última edição da Volta a Portugal. Dos pontos positivos, Hernâni realçou a forte presença dos seus atletas no pódio nas classificações da montanha e juventude. “A edição anterior foi das melhores edições que a equipa teve, à semelhança do ano de 2019. Os primeiros dias foram muito bons e conseguimos ter 2 homens no pódio”. Dos pontos menos bons, Hêrnani notou a ausência de Gonçalo Leaça do top10 da geral. Ainda assim, o diretor da equipa destacou o grande esforço do seu ciclista para alcançar um resultado que nem era um objetivo inicial.

Para Luís Fernandes, a Volta a Portugal de 2023 fez-se com a Rádio Popular – Paredes – Boavista, mas não lhe correu como esperado. A equipa deu a volta, e conseguiram trabalhar para vencer a classificação da montanha. “Ambicionei lutar por uma etapa e pelo pódio. No ano anterior tinha feito 4º e estado na discussão em todas as chegadas em alto, e por isso queria mais. Assim não sucedeu, e optámos por ir para as fugas, tentar discutir etapas e ajudar o meu colega (César Fonte) a ganhar a classificação da montanha.”

Plantel reforçado e mais experiente

Sobre as transferências, Hernâni notou que poucas foram as alterações, mas deu-se a entrada de atletas experientes e de qualidade. O objetivo claro era o de dar força à sua formação. “O plantel foi pouco modificado, mas os atletas que entraram são de muita qualidade. Quanto ao Luís, são poucos os adjetivos para elogiar a carreira dele. É um atleta com muita experiência e sem dúvida uma mais valia para todos. O Emanuel é um atleta que conheço muito bem, todos sabem das qualidades e do potencial que ele tem.”

Emanuel Duarte venceu a geral e duas etapas do GP “O Jogo” no final de abril! (Foto: Carlos Carneiro / Global Imagens)

A luta pela geral como o novo foco

Para esta Volta, Hernâni assume que tem o plantel mais forte dos últimos anos. Por isso, a equipa entra com uma ambição diferente, e quer colocar, pelo menos, um atleta a discutir a classificação geral. Além disso, tentarão disputar etapas, destacando os nomes como Luís Fernandes, Emanuel Duarte e Gonçalo Leaça. “Se apostamos em atletas com valor e com condições para estar na frente na Volta a Portugal, temos de correr de maneira diferente. Cada um caça com o que pode, e este ano tenho mais qualidade. Por isso, terei de caçar com outra capacidade!”

“Este formato da Volta é muito diferente, nunca tinha começado com etapas tão duras. Podemos chegar à Torre com a Volta praticamente definida, e todas as etapas até lá são importantes. É fundamental entrar bem na Volta.”

Hêrnani Broco

Após o estágio em altitude, Luís Fernandes está determinado a corrigir a época passada. O ciclista da equipa do Seixal quer lutar de novo pela geral e ambiciona triunfar numa etapa. À partida para a Volta, Luís sente-se num bom momento de forma: “Tenho trabalhado bem, e penso que os resultados irão aparecer. Se não aparecerem, não foi por falta de trabalho, ambição, dedicação ou por falta de equipa, mas porque os adversários foram mais fortes.”

“Quando saímos para a estrada, e numa prova como a Volta, o objetivo é sempre estar na discussão da geral. O esforço todo que fazemos, e por tudo o que abdicamos, faz com que esse seja sempre o meu objetivo, seja contra quem for.”

Luís Fernandes

Composição da Credibom – LA Alumínios – MarcosCar para a 85ª Volta a Portugal

121Luís Fernandes
122Gonçalo Leaça
123Alexandre Montez
124Rodrigo Caixas
125João Medeiros
126Diogo Narciso
127Emanuel Duarte

Em nome de toda a equipa do Ciclismo Mundial, agradecemos ao Hernâni e ao Luís pela sua disponibilidade para esta entrevista, e desejamos-lhes a melhor das sortes para a Volta a Portugal.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Releated

Please turn AdBlock off  | Por favor desative o AdBlock