Entrevista a Joaquim Andrade e Ivo Pinheiro, da ABTF Betão – Feirense!
Antes do dia de descanso da 83ª Edição da Volta a Portugal Continente, o Ciclismo Mundial Blog foi até Viseu conversar com diretores desportivos e atletas. A primeira equipa com quem estivemos à conversa foi com a ABTF Betão – Feirense, onde conversámos com Joaquim Andrade, diretor desportivo, e Ivo Pinheiro, dorsal #144, na sua estreia na Volta a Portugal.
Ciclismo Mundial (CM): A etapa de hoje correu conforme o planeado pela equipa?
Joaquim Andrade (JA): Sim, hoje acima de tudo queríamos defender a nossa posição, tivemos atentos a qualquer evento que pudesse surgir, quedas e assim, e nesse aspeto correu bem e agora é aproveitar o dia de descanso para recuperar energias.
CM: Falando da 3a etapa (Sertã – Covilhã (Torre)) e da enorme exibição do André Cardoso, que terminou a etapa em 4°, a equipa estava à espera de uma exibição melhor ou pior?
JA: Foi sempre uma incógnita, mas nós sabíamos da capacidade do André e sabíamos que ele estava focado em fazer uma grande etapa e foi logo dos primeiros a atacar, e depois ele pode ter pago por isso, mas nós não conseguimos adivinhar a estratégia do adversário. Nunca pensamos que o Maurício fosse levar o Luís Fernandes para a beira do colega de equipa, e foi um pouco estranho. O André foi surpreendido por isso, mas depois acabou por arrancar outra vez na parte final e esteve bem, que o mais importante é estar na luta e na discussão pelas etapas.
CM: Esta boa colocação do André Cardoso dá alguma confiança à equipa pela possibilidade da luta pelo pódio na classificação geral?
JA: Sim, mas o nosso objetivo são as vitórias de etapas, ele está lançado e vamos aproveitar essa oportunidade. O contra-relógio penaliza um pouco, mas também é um contra-relógio que não é típico para contra-relogistas. Se ele fizer duas boas chegadas em alto e não houver percalços penso que ele estará na luta pelo pódio final.

Depois fomos falar com Ivo Pinheiro, que é um estreante nesta Volta a Portugal e um dos homens de confiança de André Cardoso.
CM: A tua primeira Volta a Portugal está a correr dentro das expectativas?
Ivo Pinheiro (IP): Ontem na etapa decisiva da Torre tive um dia mau, mas já passou e não vou ficar a pensar mais nisso. O que importa é que fizemos uma boa corrida com o nosso líder, ele conseguiu estar com os melhores e sentiu-se bem, estamos na disputa, que é o mais importante. Em termos pessoais, não posso pedir mais. É a minha primeira e não tenho grandes pressões também.
CM: Os resultados são os esperados face ao trabalho realizado pela equipa?
IP: Sim, são os esperados. Nesta Volta a Portugal estamos a apostar tudo, é a corrida da época e por isso vamos continuar a mostrar a todos os nossos adeptos e apoiantes que queremos estar no lugar mais alto do pódio.
CM: E quais são os próximos objectivos durante esta Volta?
IP: É discutir a Volta.
CM: E estão confiantes que vão conseguir estar no topo e conseguir que o André Cardoso esteja nos lugares mais altos?
IP: Sim, penso que sim. O André está muito bem. Não prometemos ganhar, mas vamos fazer por isso.
Agradecemos desde já a disponibilidade do Joaquim Andrade e do Ivo Pinheiro para lhes darmos entrevistas!