Tadej Pogacar à procura de fazer história na Strade Bianche!
Um dos dias mais esperados do ano para os fanáticos de ciclismo chegou! Hoje é dia de sterrato e de Strade Bianche! A 19ª edição da clássica italiana conta com um pelotão de luxo que promete um fantástico espetáculo na luta pelo pódio. Em 2024, a vitória sorriu a Tadej Pogacar (UAE Team Emirates – XRG) que estará presente para defender o seu título. Irá o esloveno juntar-se a Fabien Cancellara como os únicos ciclistas a vencer a Strade Bianche por três vezes?
Perfil
A Strade Bianche apresenta um percurso de 213km com partida e chegada em Siena. A prova contará com 16 setores de sterrato. A fuga deverá conseguir formar-se, mas o pelotão não deverá dar uma grande vantagem. Ao km 73, os ciclistas entram numa das fases mais duras e a corrida pode começar a partir. A 84km do fim, o pelotão irá passar pelo setor onde Tadej Pogacar atacou em 2024 e poderá ser novamente um setor decidido na corrida.
Os últimos 60km também costumam ser bastante duros e prometem vários ataques com os favoritos no centro das atenções. O mais provável é termos um ciclista a cruzar a meta em solitário, mas também poderemos ter uma chegada ao sprint entre dois ou três ciclistas.

Favoritos
Tadej Pogacar parte como principal favorito para a 19ª Strade Bianche. Pogacar entrou na temporada num grande nível. O esloveno pretende fazer história ao tornar-se no primeiro ciclista a vencer pela segunda vez consecutiva a Strade Bianche e de certeza que vai querer partir cedo a corrida.
Romain Grégoire (Groupama – FDJ) e Tom Pidcock (Q36.5 Pro Cycling Team) são os maiores adversários de Tadej Pogacar. Grégoire também começou muito bem a temporada. O francês já se deu bem nesta prova no passado e poderá conseguir um fantástico resultado. Pidcock também já venceu a Strade Bianche. O britânico começou bem o ano, apesar de ainda se está a habituar à sua nova equipa, e poderá conseguir mais um grande resultado no dia de hoje.
Lennert Van Eetvelt (Lotto) continuam a mostrar o seu grande talento. O belga dá-se bem neste tipo de corridas e é bem capaz de estar na luta pelo top3. Cristian Scaroni (XDS Astana Team) é um dos destaques deste início de ano. O italiano tem mostrado uma grande evolução e poderá conseguir um fantástico resultado no dia de hoje. Marc Hirschi (Tudor Pro Cycling Team) ainda se está a adaptar à sua nova equipa. Mesmo assim, o suíço já conseguiu vencer em 2025 e pode muito bem estar na luta pelo pódio.
Pello Bilbao e Matej Mohoric são as armas da Bahrain Victorious para a Strade Bianche. Ambos parecem estar num bom momento e poderão mexer na corrida para tentarem terminar no pódio. Toms Skujins e Mathias Vacek são as armas da Lidl – Trek para a clássica italiana. Skujins foi pódio na última edição e de certeza que quer repetir esse feito este ano. Vacek entrou muito bem na temporada e pode confirmar mais uma vez a sua grande evolução ao conseguir estar com os melhores nesta prova.
Nota ainda para Ben Tulett e Attila Valter (Team Visma | Lease a Bike), Alberto Bettiol (XDS Astana Team), Valentin Madouas (Groupama – FDJ), Kevin Vauquelin (Arkea-B&B Hotels) e Michal Kwiatkowski (Ineos Grenadiers) que poderão terminar entre os 10 primeiros.
Favoritos Ciclismo Mundial
⭐⭐⭐⭐⭐ Tadej Pogacar
⭐⭐⭐⭐ Romain Grégoire e Tom Pidcock
⭐⭐⭐ Lennert Van Eetvelt, Cristian Scaroni e Marc Hirschi
⭐⭐ Pello Bilbao, Matej Mohoric, Toms Skujins e Mathias Vacek
⭐ Ben Tulett, Attila Valter, Alberto Bettiol, Valentin Madouas, Kevin Vauquelin e Michal Kwiatkowski
Portugueses em Prova
Afonso Eulálio (Bahrain Victorious), Rui Costa (EF Education – EasyPost) e Rúben Guerreiro (Movistar Team) são os portugueses presentes e estarão com os dorsais #33, #63 e #132.
Transmissão em Direto
Podes acompanhar a corrida em direto na Eurosport 2 a partir das 13h00.
Foto de Capa: Sprint Cycling Agency