Poderá Lennert van Eetvelt encerrar o ano com vitória no Tour of Guangxi?
Depois de quatro dias muito imprevisíveis ao sprint, o Tour of Guangxi chega ao dia de todas as decisões. A quinta etapa da corrida chinesa traz-nos o único dia com final em alto, e os favoritos prometem estar ao ataque em busca da vitória na etapa e na geral. Max Kanter (Astana Qazaqstan Team) parte na liderança da geral, mas espera-se um novo líder no fim do dia. Quem será capaz de sobressair e assumir a camisola vermelha?
Perfil
A etapa 5 do Gree – Tour of Guangxi traz uma jornada de 165,8km entre Yizhou e a Nongla Scenic Area. O percurso conta com duas contagens de montanha e dois sprints bonificados. Apesar disso, a etapa é plana durante a sua maioria, e as decisões irão cair na subida final. A primeira subida do dia surgirá ao km 115, com 1,9km a 4,7%. Será apenas um momento para aquecer as pernas para o que o pelotão terá pela frente no final.
A chegada na Nongla Scenic Area conta com uma dura primeira categoria. A subida faz-se com 3,3km a 6,6% de pendente média, mas o verdeiro desafio está nos últimos 1200m. Com 14,8% de pendente média, a fase decisiva vai pedir muita gestão de esforço e só os mais fortes vão sobressair.

Favoritos
Depois de ter começado a época a vencer o UAE Tour, Lennert van Eetvelt (Lotto Dstny) termina também num grande momento. O trepador belga tem um final ao seu estilo, e pode capitalizar com nova vitória. Poderá ele encerrar o ano da melhor forma com a conquista do Tour of Guangxi como a sua segunda corrida por etapas World Tour?
Pavel Sivakov está a atravessar o seu melhor momento desde que chegou à UAE Team Emirates. O francês foi crucial na Il Lombardia, e pode também conseguir aqui um importante triunfo. Pela Team dsm-firmenich PostNL, Max Poole é o grande candidato ao triunfo. O britânico volta a terminar o ano num bom momento, e pode aproveitar para alcançar uma importante vitória. Poderá algum dos dois contestar o favoritismo de van Eetvelt?
Pela Israel – Premier Tech, Joe Blackmore é também um candidato a vencer. O jovem britânico pode conseguir o seu primeiro triunfo World Tour e estabelecer-se um dos líderes da equipa para 2025. Oscar Onley será também uma importante carta da Team dsm-firmenich PostNL. O britânico pode usufruir de liberdade e constestar também as primeiras posições. Lorenzo Fortunato será a carta da Astana na luta pela vitória. O leve trepador italiano será um dos mais beneficiados pela pendente, e quererá discutir as primeiras posições.
Alex Baudin e Victor Lafay serão os dois líderes da Decathlon AG2R La Mondiale). A dupla francesa está a terminar o ano muito bem, e têm características que assentam muito bem neste final. Giovanni Aleotti será a principal arma da Red Bull – BORA – hansgrohe, e pode surpreender os mais desatentos depois de uma grande exibição na La Vuelta. Ainda pela UAE Team Emirates, Igor Arrieta deverá ser o principal escudeiro de Sivakov, e pode fechar sem surpresa nos dez primeiros.
Nota ainda para Felix Grossschartner (UAE Team Emirates), Alexander Hajek (Red Bull – BORA – hansgrohe), Torstein Traeen (Bahrain Victorious), Jan Hirt (Soudal Quick-Step) e Johannes Staune-Mittet (Visma | Lease a Bike), que podem fechar nos 10 primeiros.
Favoritos Ciclismo Mundial
⭐⭐⭐⭐⭐ Lennert van Eetvelt
⭐⭐⭐⭐ Pavel Sivakov e Max Poole
⭐⭐⭐ Joe Blackmore, Oscar Onley e Lorenzo Fortunato
⭐⭐ Victor Lafay, Alex Baudin, Giovanni Aleotti e Igor Arrieta
⭐ Felix Grossschartner, Alexander Hajek, Torstein Traeen, Jan Hirt e Johannes Staune-Mittet
Presença Portuguesa
Nenhum ciclista portuguesa estará presente.
Transmissão em Direto
Podes acompanhar a etapa em direto a partir das 5:00h no Tiz Cycling – https://tiz-cycling-live.io/livestream.php
Foto de capa: PhotoNews