Batalha de Gigantes para abrir a 19ª edição do Renewi Tour!
Começa hoje a última corrida do calendário World Tour que é marcado pelo paralelo, o Renewi Tour. A 19ª edição da corrida por etapas neerlandesa conta com um pelotão de luxo que pretende dar um grande espetáculo na luta pelas etapas e geral. Em 2023, a vitória sorriu a Tim Wellens (UAE Team Emirates) que estará presente para defender o seu título. O belga não terá uma tarefa fácil pela frente, pois Mathieu Van der Poel (Alpecin – Deceuninck) estará presente e deverá querer adicionar esta corrida ao seu glorioso palmarés.
Perfil
A primeira etapa do Renewi Tour apresenta um percurso de 163km entre Riemst e Bilzen. O dia contará com oito subidas categorizadas, dois sprints intermédios e um km de ouro. A etapa deverá começar com um ritmo baixo e não deverá ser difícil a formação da fuga do dia. Nos últimos muros do dia, poderão haver acelerações para eliminar alguns sprinters e para que os favoritos consigam conquistar bonificações no km de ouro. Nos últimos kms, o ritmo deverá ser elevado e várias equipas irão tentar colocar o seu sprinter na melhor posição possível para o sprint final.
Favoritos
Jonathan Milan (Lidl – Trek) parte como principal favorito para a etapa 10 do Renewi Tour. Milan está a fazer uma excelente temporada. O italiano tem um ótimo comboio e tem aqui uma jornada perfeita para si para conquistar um novo triunfo no World Tour.
Jasper Philipsen (Alpecin – Deceuninck) e Tim Merlier (Soudal Quick-Step) são os maiores adversários de Milan. Philipsen tem feito uma bela temporada, mas ainda não se mostrou na sua melhor potência. O belga tem aqui uma chance para bater os melhores sprinters e mostrar o porquê de ser o “The Master”. Merlier é o sprinter com mais triunfos este ano. O belga tem mostrado uma grande potência e tem aqui uma nova chance para vencer.
Olav Kooij (Team Visma | Lease a Bike) está também a ter uma bela temporada. O neerlandês já mostrou ser capaz de bater os principais favoritos e não deve ser descartados da luta pela vitória. Biniam Girmay (Intermarché – Wanty) está também a ter um grande ano. O eritreu mostrou-se no seu melhor no Tour de France e poderá fazer o mesmo nesta corrida. Dylan Groenewegen (Team Jayco-AlUla) também se mostrou muito bem este ano. O neerlandês está a correr em casa e pretende conquistar uma etapa.
Arnaud De Lie (Lotto Dstny) ainda precisa de melhor bastante na abordagem aos kms finais, mas mesmo assim, não deve ser descartado da luta pelo pódio. Sam Bennett (Decathlon AG2R La Mondiale) e Sam Welsford (Red Bull – Bora – Hansgrohe) pretende regressar aos grandes resultados no World Tour e podem ter aqui uma bela chance para o fazerem. Phil Bauhaus (Bahrain Victorious) tem se mostrado consistente este ano e poderá conseguir mais um ótimo resultado no dia de hoje.
Nota ainda para Arnaud Demare (Arkea-B&B Hotels), Fabio Jakobsen (Team DSM-Firmenich PostNL), Laurence Pithie e Paul Penhoet (Groupama – FDJ), Fernando Gaviria (Movistar Team) e Max Kanter (Astana Qazaqstan Team) que poderão terminar entre os 10 primeiros.
Favoritos Ciclismo Mundial
⭐⭐⭐⭐⭐ Jonathan Milan
⭐⭐⭐⭐ Jasper Philipsen e Tim Merlier
⭐⭐⭐ Olav Kooij, Biniam Girmay e Dylan Groenewegen
⭐⭐ Arnaud De Lie, Sam Bennett, Sam Welsford e Phil Bauhaus
⭐ Arnaud Demare, Fabio Jakobsen, Laurence Pithie, Paul Penhoet, Fernando Gaviria e Max Kanter
Portugueses em prova
Rui Oliveira (UAE Team Emirates) é o único português presente e estará com o dorsal #7.
Transmissão em direto
Podes acompanhar a corrida em direto no Tiz Cycling (https://tiz-cycling-live.io/stream.php) a partir das 13h00.
Foto de Capa: Getty Images