Lennert van Eetvelt faz a remontada no Jabel Hafeet e conquista UAE Tour!

O belga Lennert van Eetvelt (Lotto Dstny) venceu a última etapa do UAE Tour, uma ligação de 161km entre Al Ain e Jebel Hafeet, após protagonizar um poderoso ataque a 1,8km da meta. O espanhol Pello Bilbao (Bahrain Victorious) foi segundo e o australiano Ben O’Connor (Decathlon AG2R La Mondiale) terceiro, ambos a 22s.

Fuga de qualidade e vento a ameaçar fazer diferenças

A última etapa do UAE Tour começou com Jonas Rickaert e Silvan Dillier (Alpecin – Deceuninck), Emanuel Buchmann (Bora – Hansgrohe) e Mark Stewart (Team Corratec – Vini Fantini) a saírem do pelotão e a formarem a fuga do dia. Os quatro conseguiram uma vantagem de cerca de 5:00. A 98km do fim, no primeiro sprint intermédio do dia, Rickaert foi buscar a pontuação máxima. O grupo da frente aumentou a vantagem para mais de 6:00 sobre o pelotão.

Com 73km por percorrer, o vento apareceu e os echelons começaram a formar-se no pelotão. Pello Bilbao foi um dos ciclistas que ficou cortado. Cerca de 35km depois, os ciclistas cortados conseguiram reentrar no pelotão após uma enorme perseguição. Estas acelerações fizeram com que a vantagem da fuga diminuisse para cerca de 1:30, com ainda 37km pela frente.

A 15km do fim, Rickaert foi buscar a pontuação máxima no segundo sprint intermédio do dia. 4km depois, o grupo da frente entrou com cerca de 1:40 de vantagem sobre o pelotão na subida final, o Jebel Hafeet, com 10,9km a 6,7%. Rickaert e Stewart perderam de imediato o contacto com o grupo da frente. No pelotão, a Decathlon AG2R La Mondiale impunha um ritmo alto e a corrida começava a partir.

Ivo Oliveira teve mais um dia de trabalho no UAE Tour (Foto: Getty Images)
Ivo Oliveira teve mais um dia de trabalho no UAE Tour (Foto: Getty Images)

Uma dura subida a Jebel Hafeet

A 10km da meta, Buchmann isolou-se na frente da corrida. 1km depois, Brandon McNulty (UAE Team Emirates) perdeu surpreendentemente o contacto com o pelotão. A 7km da meta, o líder Jay Vine (UAE Tem Emirates) também deixou de ter capacidade para seguir o ritmo do pelotão. Buchmann estava muito bem a seu ritmo, e tinha 1:15 de vantagem sobre o pelotão. 1km depois, Mikkel Bjerg (UAE Team Emirates) tentou atacar, mas não teve sucesso. Logo a seguir, a Bahrain Victorious aumentou o ritmo.

A 4,5km da meta, Pello Bilbao acelerou, mas não conseguiu sair do pelotão. 500 metros depois, Carlos Verona (Lidl – Trek) também atacou, mas não teve sucesso. Logo a seguir, Einer Rubio (Movistar Team) atacou e Bilbao tentava fazer a ponte para o colombiano. Ben O’Connor acabou por acelerar e fechou o espaço para Bilbao e Rubio, para defender a liderança virtual da geral. A 3,4km da meta, Bilbao voltou a atacar e Bart Lemmen (Team Visma | Lease a Bike) fechou de imediato o espaço. Logo a seguir, Verona tentou sair do grupo, mas não teve sucesso.

A 3,1km da meta, Max Poole (Team dsm-firmenich PostNL) protagonizou um grande ataque, mas os adversários acabaram por fechar o espaço que o britânico ganhou. 200 metros depois, Bilbao atacou e passou direto por Buchmann. Lennert Van Eetvelt e Ilan van Wilder (Soudal Quick-Step) contra-atacaram e fizeram a ponte para o espanhol. Ben O’Connor também conseguiu fazer a ponte para o grupo da frente. Logo a seguir, mais ciclistas reentraram na frente da corrida e Attila Valter (Team Visma | Lease a Bike) atacou, mas não conseguiu ganhar um espaço importante.

A remontada de van Eetvelt

A 2,1km da meta, Michael Storer (Tudor Pro Cycling Team) atacou e foi seguido por van Eetvelt e van Wilder. O’Connor tinha de perseguir e ninguém estava a cooperar com o australiano. 300 metros depois, van Eetvelt atacou e isolou-se na frente da corrida. Bilbao atacou e fez a ponte para Van Wilder e Storer. Poucos metros depois, O’Connor, Valter e Verona chegaram a Bilbao, Van Wilder e Storer. A cerca de 1km da meta, ataques aconteceram no grupo perseguidor e van Wilder acabou por ceder.

Lennert van Eetvelt manteve o seu ritmo e conquistou assim a sua primeira vitória no World Tour na etapa 7 do UAE Tour. Pello Bilbao foi o mais forte ao sprint do grupo perseguidor, para ser segundo a 22s. Ben O’Connor fechou o pódio da etapa. Storer, Valter e Verona também fizeram uma grande subida e cruzaram a linha de meta a 22s. Van Wilder ainda conseguiu minimizar as perdas. O belga foi 7º a 27s, mas não conseguiu terminar no pódio da geral.

Ivo Oliveira (UAE Team Emirates) teve mais um dia de trabalho na frente do pelotão. O português foi 122º a 23:54 na etapa e, na geral, foi 123º a 47:24.

Com as bonificações na meta e os segundos ganhos na estrada, Lennert van Eetvelt conquistou o 7º UAE Tour, batendo Ben O’Connor por apenas 2s. Destaca-se que o jovem belga foi para a fuga na etapa 5 e conseguiu conquistar 6s de bonificações, que foram decisivos para que tenha conquistado a geral. Pello Bilbao fechou o pódio da geral a 11s. Tim Merlier (Soudal Quick-Step) venceu a classificação por pontos e Mark Stewart venceu a classificação dos sprints intermédios. Van Eetvelt também venceu a juventude e a Lidl – Trek foi a melhor equipa.

Pódio do UAE Tour com Ben O'Connor, Lennert Van Eetvelt e Pello Bilbao (Foto: Luca Bettini/SprintCyclingAgency©2024)
Pódio do UAE Tour com Ben O’Connor, Lennert Van Eetvelt e Pello Bilbao (Foto: Luca Bettini/SprintCyclingAgency©2024)

Classificações

Results powered by FirstCycling.com

Foto de Capa: PhotoNews

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Releated

Please turn AdBlock off  | Por favor desative o AdBlock