Poderá alguém parar a Team SD Worx na Omloop Het Nieuwsblad?
O dia mais esperado deste início de ano para o pelotão feminino chegou! Hoje é dia de Omloop Het Nieuwsblad, a primeira clássica de paralelo do ano e da temporada de clássicas. A 19ª edição da clássica belga apresenta um pelotão de luxo que mesmo ainda não estando no seu melhor, promete uma corrida bastante competitiva e com diversos ataques. Em 2023, a vitória sorriu à Campeã do Mundo, Lotte Kopecky (Team SD Worx-Protime) que estará presente para defender o seu título.
Perfil
A Omloop Het Nieuwsblad apresenta um percurso de 127km entre Gent e Ninove. A 19ª edição da clássica belga contará com 8 setores de pavê e 8 muros. A corrida deverá começar com um ritmo alto e não deverá ser fácil a formação da fuga do dia. Ao km 29, surge o primeiro setor de pavê, o Lange Munte e ao km 114, surge o último, o Bosberg, com 0.9km a 6%.
Ao km 110, as ciclistas passam pela subida empedrado mais dura do dia, o Muur – Kapelmur, com 1.2km a 6.7%. O Muur – Kapelmur promete vários ataques, mas poderemos ver a corrida partida, devido à passagem em vários setores, que surgirão de forma consecutiva. Poderemos ter uma ciclista a cruzar a meta em solitário ou uma chegada ao sprint num grupo reduzido.

Favoritas
Lotte Kopecky (Team SD Worx-Protime) parte como principal favorita para a Omloop Het Nieuwsblad. Kopecky começou a temporada num excelente nível ao vencer o UAE Tour Women. A Campeã do Mundo pretende começar a temporada de clássicas com um bom resultado e tanto pode vencer ao sprint como isolada.
Lorena Wiebes e Demi Vollering (Team SD Worx-Protime) também são das principais favoritas a vencerem a corrida. A SD Worx é a equipa a abater. Para além de Kopecky, a equipa neerlandesa também pode vencer com Wiebes ao sprint num grupo reduzido e também pode mexer com Vollering para que esta vença isolada.
Marianne Vos (Team Visma | Lease a Bike) começou a temporada num bom nível. A neerlandesa ainda não está no seu melhor, mas mesmo assim tem capacidade para seguir vários ataques e para lutar pela vitória ao sprint. Pfeiffer Georgi (Team DSM-Firmenich PostNL) tem mostrado uma grande evolução ano após ano. A jovem britânica é uma ciclista que sabe atacar de longe e que pode surpreender ao sprint num grupo reduzido. Elisa Balsamo (Lidl – Trek) começou 2024 com duas vitórias. A italiana também já mostrou ser capaz de aguentar o forte ritmo do pelotão e de lutar pela corrida ao sprint.
Christina Schweinberger (Fenix – Deceuninck) mostrou uma grande evolução em 2023. A austríaca ainda tem muito que melhor, mas é uma ciclista que tem capacidade para seguir as principais movimentações e para conseguir um excelente resultado ao sprint. Katarzyna Niewiadoma (Canyon//SRAM Racing) começou bem o ano. A polaca é uma ciclista que gosta de mexer na corrida e de certeza que o irá fazer para tentar conseguir a vitória ou um grande resultado.
Lizzie Deignan (Lidl – Trek) não teve o ano de 2023 que gostaria. A britânica disse que pretendia entrar com tudo este ano e pode muito bem partir a corrida para tentar vencer pela segunda vez na carreira a Omloop Het Nieuwsblad. Puck Pieterse (Fenix – Deceuninck) não corre muito na estrada, mas a neerlandesa mostrou o seu talento ao ser 5ª na Strade Bianche em 2023. A neerlandesa pode surpreender as suas adversárias ao conseguir seguir os ataques e ao estar na luta pelo pódio.
Nota ainda para Cecilie Uttrup Ludwig (FDJ-Suez), Elisa Longo Borghini e Shirin Van Anrooij (Lidl – Trek) e Silvia Persico e Chiara Consonni (UAE Team ADQ) que podem terminar no top5.
Favoritas Ciclismo Mundial
⭐⭐⭐⭐⭐ Lotte Kopecky
⭐⭐⭐⭐ Lorena Wiebes e Demi Vollering
⭐⭐⭐ Marianne Vos, Pfeiffer Georgi e Elisa Balsamo
⭐⭐ Christina Schweinberger, Katarzyna Niewiadoma, Lizzie Deignan e Puck Pieterse
⭐ Cecilie Uttrup Ludwig, Elisa Longo Borghini, Shirin Van Anrooij, Silvia Persico e Chiara Consonni
Portugueses em Prova
Nenhuma ciclista portuguesa estará presente.
Transmissão em Direto
Podes acompanhar a corrida em direto no Tiz Cycling – https://tiz-cycling-live.io/livestream.php.
Foto de Capa: Getty Images