Bem-vindos ao fim de semana de abertura e à Omloop Het Nieuwsblad!

O dia mais esperado deste início de ano para os fanáticos de ciclismo chegou! A temporada de clássicas começa hoje com a Omloop Het Nieuwsblad, o primeiro dia de pavê de 2024. A prova belga costuma ser bastante competitiva e atacada e promete-nos uma grande espetáculo com alguns dos principais nomes do pelotão internacional na sua 77ª edição. Em 2023, a vitória sorriu a Dylan Van Baarle (Team Visma | Lease a Bike) que estará presente para defender o seu título.

Perfil

A 77ª edição da Omloop Het Nieuwsblad apresenta um percurso de 202km entre Gent e Ninove. O dia contará com 13 setores de pavê e 12 muros. A fuga do dia não deverá muito tempo a formar-se, mas as principais equipas presentes deverão controlar o ritmo da etapa.

O primeiro setor de pavê surge ao km 37, o Haaghoek, sendo que o último está reservado para o km 189, o Bosberg, com 0.8km a 6.5%. A maior dificuldade do dia está reservada para a penúltima subida em empedrado, o Muur – Kapelmuur, com 1.2km a 7.0%. Contudo, a corrida deverá já estar partida antes disso, devido às diversas colinas e setores de pavê, que surgirão de forma consecutiva, serem bastante propícios a ataques. Poderemos ter um ciclista a cruzar a meta em solitário ou uma chegada ao sprint num grupo reduzido.

Perfil da 77ª Omloop Het Nieuwsblad
Perfil da 77ª Omloop Het Nieuwsblad

Favoritos

Wout Van Aert (Team Visma | Lease a Bike) parte como principal favorito para a Omloop Het Nieuwsblad. Van Aert começou a temporada num bom nível e testou a sua forma na Volta ao Algarve. O belga já venceu a corrida em 2022 e a tem uma grande equipa a seu dispor para tentar vencer novamente.

Arnaud De Lie (Lotto Dstny) e Tom Pidcock (Ineos Grenadiers) são os maiores adversários de Van Aert. De Lie mostrou-se num grande nível em 2023 ao conseguir ser segundo. O jovem belga tem evoluído temporada após temporada e de certeza que estará na luta pela etapa. Pidcock diz que sente em forma para este arranque de 2024. O britânico é bem capaz de mexer na corrida para tentar conseguir a tão desejada vitória.

Jasper Philipsen (Alpecin Deceuninck) teve o seu melhor ano em 2023. O belga tem mostrado que não é apenas um sprinter e pode muito bem aguentar o ritmo dos favoritos para conseguir lutar pela corrida ao sprint. Tim Wellens (UAE Team Emirates) e Matej Mohoric (Bahrain Victorious) começaram o ano em forma. Ambos são ciclistas que gostam de mexer na corrida e poderão fazê-lo para tentarem vencer a primeira clássica de paralelo do ano.

Dylan Van Baarle e Christophe Laporte (Team Visma | Lease a Bike) são mais duas armas da Visma para vencer a Omloop Het Nieuwsblad. Van Baarle é um ciclista que pode mexer de longe para vencer a corrida. O neerlandês fez isso o ano passado e pode fazê-lo novamente para obrigar outras equipas a trabalhar. Laporte teve um excelente ano de 2023. O Campeão da Europa já mostrou várias vezes que é mais forte do que parece e pode muito surpreender os adversários com um ataque.

Biniam Girmay (Intermarché – Wanty) não teve a temporada de clássicas que gostaria o ano passado. O eritreu entrou bem este ano e pretende começar as clássicas de pavê com um excelente resultado. Stefan Kung (Groupama – FDJ) esteve num bom nível na Volta ao Algarve. O suíço tem evoluído muito bem no pavê e pode usar as suas qualidades no contrarrelógio para mexer de longe e tentar chegar a solo à linha de meta.

Nota ainda para Jan Tratnik e Matteo Jorgenson (Team Visma | Lease a Bike), Oier Lazkano (Movistar Team), Jasper Stuyven (Lidl – Trek), Matteo Trentin (Tudor Pro Cycling Team), Julian Alaphilippe e Kasper Asgreen (Soudal Quick – Step) e Alberto Bettiol (EF Education – EasyPost) que poderão lutar por um lugar do pódio.

Favoritos Ciclismo Mundial

⭐⭐⭐⭐⭐ Wout Van Aert
⭐⭐⭐⭐ Arnaud De Lie e Tom Pidcock
⭐⭐⭐ Jasper Philipsen, Tim Wellens e Matej Mohoric
⭐⭐ Dylan Van Baarle, Christophe Laporte, Biniam Girmay e Stefan Kung
⭐ Jan Tratnik, Matteo Jorgenson, Oier Lazkano, Jasper Stuyven, Matteo Trentin Julian Alaphilippe, Kasper Asgreen e Alberto Bettiol

Portugueses em Prova

António Morgado e Rui Oliveira (UAE Team Emirates) são os portugueses presentes e estarão com os dorsais #174 e #177, respetivamente.

Transmissão em Direto

Podes acompanhar a Omloop Het Nieuwsblad em direto no Tiz Cycling – https://tiz-cycling-live.io/livestream.php – a partir das 12h30.

Foto de Capa: Getty Images

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Releated

Please turn AdBlock off  | Por favor desative o AdBlock