Rainha dos Sprints procura começar 2024 com o pé direito no UAE Tour!
Começa hoje o UAE Tour Women, a terceira prova do calendário World Tour Feminino. A corrida integra, pelo segundo ano consecutivo, o calendário World Tour. A segunda edição da prova apresenta um pelotão de luxo e promete-nos um grande espetáculo nos possíveis echelons e na subida ao Jebel Hafeet. Em 2023, a vitória sorriu à italiana Elisa Longo Borghini (Lidl – Trek), que estará presente para defender o seu título.
As duas primeiras etapas são totalmente planas e deverão ser disputadas pelas sprinters, mas existe possibilidade de haver echelons. A terceira etapa é a etapa rainha. O pelotão acabará a etapa no duríssimo Jebel Hafeet, mas, mais uma vez, o vento poderá ser decisivo ainda antes da subida. A última etapa volta a ser toda plana e promete mais uma chegada ao sprint.
Perfil
A primeira etapa do UAE Tour apresenta um percurso de 122,5km entre Dubai e Dubai Harbour. A corrida contará com dois sprints intermédios. A etapa deverá começar com um ritmo alto e não deverá ser fácil a formação da fuga do dia. A probabilidade de se formarem echelons é grande, e poderemos ver a Team SD Worx e a Lidl – Trek no centro das atenções nesta fase. No final da etapa, o ritmo deverá ser elevado e as sprinters presentes no pelotão irão tentar colocar-se na melhor posição possível para o sprint final.
Favoritas
Lorena Wiebes (Team SD Worx – Protime) parte como principal favorita para a etapa de hoje. Wiebes mostrou nos últimos dois anos o porquê de ser a melhor sprinter do mundo. A neerlandesa continua a evoluir e tem aqui uma etapa perfeita para as suas características para começar o ano.
Chiara Consonni (UAE Team ADQ) e Clara Copponi (Lidl – Trek) são as maiores adversárias de Wiebes. Consonni começou a temporada num bom nível. A italiana vem da melhor temporada da sua carreira e nada melhor do que estrear-se a vencer em 2024 na casa da sua equipa. Copponi decidiu mudar de ares esta temporada. A francesa integra agora os quadros da Lidl – Trek, e pretende voltar às vitórias no World Tour.
Lotte Kopecky (Team SD Worx – Protime) deverá ser a lançadora de Wiebes, mas mesmo assim pode terminar entre as 3 primeiras. Daria Pikulik (Human Powered Health) também teve a sua melhor temporada em 2023. A polaca é capaz de estar na luta por um lugar do pódio, e certamente quererá fazê-lo. Rachele Barbieri (Team dsm-firmenich PostNL) também mudou de equipa para esta temporada. A italiana pretende regressar aos bons resultados em chegadas ao sprint.
Anniina Ahtosalo (Uno-X Mobility), Martina Fidanza (Ceratizit – WNT Pro Cycling) e Valentine Fortin (Cofidis) mostraram ter um excelente potencial e qualquer uma das três é capaz estar na luta pelo top5 do dia. Georgia Baker (Liv AlUla – Jayco) começou a temporada em boa forma. A australiana quererá também conseguir mais um ótimo resultado, e quiçá até tentar um lugar no pódio.
Nota ainda para Maggie Coles-Lyster (Roland), Martina Alzini (Cofidis), Emma Norsgaard (Movistar Team), Vittoria Guazzini (FDJ – Suez) e Roxane Fournier (St Michel – Mavic – Auber 93), que podem terminar nas 10 primeiras.
Favoritas Ciclismo Mundial
⭐⭐⭐⭐⭐ Lorena Wiebes
⭐⭐⭐⭐ Chiara Consonni e Clara Copponi
⭐⭐⭐ Lotte Kopecky, Daria Pikulik e Rachele Barbieri
⭐⭐ Anniina Ahtosalo, Martina Fidanza, Valentine Fortin e Georgia Baker
⭐ Maggie Coles-Lyster, Martina Alzini, Emma Norsgaard, Vittoria Guazzini e Roxane Fournier
Portuguesas em Prova
Nenhuma ciclista portuguesa estará presente na corrida.
Transmissão em Direto
Podes acompanhar a etapa 1 do UAE Tour na Eurosport 2 a partir das 10:50h.
Foto de Capa: Getty Images