Angliru para definir a Vuelta! Qual o Jumbo que sairá de vermelho?
Disputa-se hoje a décima sétima etapa da La Vuelta a España que nos promete uma fantástica batalha pela etapa e pela classificação geral. A Jumbo – Visma, a Movistar Team, a UAE Team Emirates e a Bahrain Victorious poderão controlar o ritmo da etapa e a vantagem da fuga do dia para conseguirem disputar a etapa com os seus líderes.
Perfil
A décima sétima etapa da La Vuelta a España apresenta um percurso de 124.4km entre Ribadesella e Altu de l’Angliru, e contará com um sprint intermédio com bonificações, duas contagens de primeira categoria e uma contagem de categoria especial. A etapa deverá começar com vários ataques e poderemos ver diversos ciclistas a tentar integrar a fuga do dia. A primeira contagem do dia, o Alto de la Colladiella, 7.8km a 7.1%, promete um ritmo elevado e o grupo da frente e o pelotão deverão começar a partir.
A segunda contagem do dia, o Alto del Cordal, 5.4km a 9.2%, também promete um ritmo elevado e o grupo deverá partir ainda mais. Mas o principal espetáculo, deverá acontecer na subida final, o mítico Altu de l’Angliru, 12.4km a 9.8% que é perfeito para ciclistas leves. Os primeiros 3.5kms são duros, mas depois a subida tranquiliza durante dois kms. Nestes 5kms, não deverão acontecer ataques pois os ciclistas terão de guardar energias para os últimos 7kms que apresentam uma pendente média superior a 10%. Quem ceder muito cedo, vai perder muito tempo na etapa de hoje. Poderemos ter um ciclista a cruzar a meta em solitário ou uma chegada ao sprint num grupo reduzido.

Favoritos
Jonas Vingegaard (Jumbo – Visma) parte como principal favorito para a etapa de hoje. Vingegaard está a andar muito bem, o dinamarquês tem aqui uma subida boa para as suas características e pode muito bem ser o mais forte na etapa de hoje. Sepp Kuss (Jumbo – Visma) e Enric Mas (Movistar Team) também pode muito bem vencer a etapa de hoje. Kuss tem aqui uma excelente subida para as suas características e poderá ser o mais forte na etapa de hoje, mas ainda assim, o americano poderá quebrar pois já fez duas grandes voltas e está quase a completar a terceira. Mas também se dá muito bem em subidas deste e o espanhol até poderá mexer na corrida para tentar subir posições na geral.
Primoz Roglic (Jumbo – Visma) está a andar bem, o esloveno em 2020 mostrou alguma fraqueza no Angliru, pois a subida não é muito ao seu estilo, mas mesmo assim não pode ser descartado da luta pela etapa. Juan Ayuso (UAE Team Emirates) também não é um ciclista muito leve, mas o espanhol diz que a etapa é boa para as suas características e poderá muito bem estar na luta pela etapa. João Almeida (UAE Team Emirates) está aos poucos a ganhar forma, o português poderá estar ao serviço de Ayuso, mas mesmo assim, a subida é ao seu estilo onde poderá impor um ritmo para conseguir um belo resultado.
Cian Uijtedebroeks (Bora-Hansgrohe) parece dar-se muito bem em subidas deste tipo e o belga é bem capaz de conseguir mais um bom resultado. Mikel Landa (Bahrain Victorious) parece estar a subir de forma e o espanhol pretende manter-se no top10 da geral na etapa de hoje. Aleksandr Vlasov (Bora-Hansgrohe) também parece estar a subir de nível e o russo é bem capaz de estar entre os melhores na etapa de hoje. Remco Evenepoel (Soudal Quick-Step) deverá ir para a fuga para aumentar a sua vantagem na classificação da montanha e o belga ainda assim pode terminar nos 10 primeiros da etapa.
Nota ainda para Marc Soler (UAE Team Emirates), Santiago Buitrago e Wout Poels (Bahrain Victorious), Steff Cras (TotalEnergies) e Lenny Martinez (Groupama-FDJ) que poderão terminar nos 10 primeiros.
Favoritos Ciclismo Mundial
⭐⭐⭐⭐⭐ Jonas Vingegaard
⭐⭐⭐⭐ Sepp Kuss e Enric Mas
⭐⭐⭐ Primoz Roglic, Juan Ayuso e João Almeida
⭐⭐ Cian Uijtedebroeks, Mikel Landa, Aleksandr Vlasov e Remco Evenepoel
⭐ Marc Soler, Santiago Buitrago, Wout Poels, Steff Cras e Lenny Martinez
Presença Portuguesa
João Almeida e Rui Oliveira (UAE Team Emirates), Rui Costa (Intermarché-Circus-Wanty), Nelson Oliveira (Movistar Team) e André Carvalho (Cofidis) #12, #13, #131, #147 e #154, respetivamente.
Transmissão em Direto
Podes acompanhar a etapa em direto na Eurosport 1, a partir das 13:30h!
Foto de capa :Sprint Cycling Agency