Duelo Vingegaard vs Pogacar continua! Qual deles levará a melhor no contrarrelógio?
Disputa-se hoje a décima sexta etapa do Tour de France, a primeira da última semana do Tour, que nos promete uma grande batalha pela etapa e pela classificação geral. A etapa de hoje poderá ser decisiva para a classificação geral e poderemos ver Jonas Vingegaard a manter a camisola amarela ou Tadej Pogacar a conquistar a liderança do Tour de France.
Perfil
A décima sexta etapa do Tour de France é um contrarrelógio de 22.4km entre Passy e Combloux, e contará com uma contagem de segunda categoria. O contrarrelógio começa com uma zona plana de cerca de 2.2km que nos leva a uma colina de 1.3km a 8.5%. Após esta ligeira colina, temos uma zona maioritariamente plana de cerca de 12.6km que nos leva à subida final de 6.3km a 6.6%. Os primeiros 2.5km da subida final têm 9.4% de inclinação média e os quatro ciclistas com melhor tempo nesses 2.5kms vão receber pontos para a classificação da montanha. Os últimos 3.5kms são mais calmos e não tem inclinação superior a 6%.
Favoritos
Jonas Vingegaard (Jumbo – Visma) parte como principal favorito para a etapa de hoje. Vingegaard está em grande forma, o dinamarquês já mostrou que se dá bem em contrarrelógios deste estilo, mas não será fácil ser o mais forte na etapa de hoje. Tadej Pogacar (UAE Team Emirates) e Wout Van Aert (Jumbo – Visma) são os maiores adversários de Vingegaard. Pogacar está em grande form, o esloveno também se dá nestes contrarrelógios e terá marcado este dia como uma grande oportunidade para tentar ganhar tempo a Vingegaard. Wout Van Aert está em boa forma, o belga ainda não conquistou a tão desejada vitória no Tour, mas terá uma boa oportunidade para o fazer.
Carlos Rodriguez (Ineos Grenadiers) está em grande forma, o espanhol tem capacidade para lutar por um lugar do pódio, mas o seu principal objetivo é ganhar tempo aos seus adversários mais próximos na geral. Adam Yates (UAE Team Emirates) também está em grande forma e o britânico tem capacidade para terminar no top3 na etapa de hoje, mas o seu principal objetivo é ganhar tempo a Rodriguez. Simon Yates (Team Jayco-Alula) não está na sua melhor forma, mas mesmo assim, o britânico não deve ser descartado da luta pelo top5 na etapa de hoje.
Mattias Skjelmose Jensen (Trek – Segafredo) também não está na sua melhor forma, mas o dinamarquês dá-se bem em contrarrelógios deste tipo e poderá terminar no top5. Pello Bilbao (Bahrain Victorious) está a subir de forma e o espanhol tem capacidade para terminar no top5 em contrarrelógios deste estilo. Sepp Kuss (Jumbo – Visma) está em boa forma e o americano pode surpreender ao conseguir lutar por um lugar do top5 na etapa de hoje. Jai Hindley (Bora-Hansgrohe) não está na sua melhor forma por causa da queda que sofreu, mas mesmo assim, o australiano poderá terminar no top10 no contrarrelógio.
Nota ainda para Jonathan Castroviejo (Ineos Grenadiers), Nelson Oliveira (Movistar Team), Wilco Kelderman, Lawson Craddock (Team Jayco-Alula) e Felix Grosscharnter (UAE Team Emirates) que podem terminar nos 10 primeiros.
Favoritos Ciclismo Mundial
⭐⭐⭐⭐⭐ Jonas Vingegaard
⭐⭐⭐⭐ Tadej Pogacar e Wout Van Aert
⭐⭐⭐ Carlos Rodriguez, Adam Yates e Simon Yates
⭐⭐ Mattias Skjelmose Jensen, Pello Bilbao, Sepp Kuss e Jai Hindley
⭐ Jonathan Castroviejo, Nelson Oliveira, Wilco Kelderman, Lawson Craddock e Felix Grosscharnter
Presença Portuguesa
Rui Costa (Intermarché – Circus – Wanty) e Nelson Oliveira (Movistar Team) são os portugueses presentes e estarão com os dorsais #113 e #137, respetivamente. Rui Costa parte às 13:51 para o contrarrelógio e Nelson Oliveira parte às 14:36.
Transmissão em Direto
A etapa 16 do Tour de France contará com transmissão em direto na Eurosport 1 a partir das 11h45.
Foto de Capa: Getty Images