Roglic e Almeida com as setas apontadas a Thomas na última etapa de alta montanha do Giro!
Disputa-se hoje a décima nona etapa do Giro d’Italia, a última etapa de alta montanha do Giro, que nos promete uma fantástica batalha pela etapa e pela classificação geral. A Ineos Grenadiers, a Jumbo – Visma e a UAE Team Emirates poderão controlar o ritmo da etapa e a vantagem da fuga do dia para conseguirem disputar a etapa com os seus líderes.
Perfil
A décima nona etapa do Giro d’Italia apresenta um percurso de 183km entre Longarone e Tre Cime di Lavaredo, e contará com dois sprints intermédios, duas contagens de segunda categoria e três contagens de primeira categoria. A etapa deverá começar com um ritmo alto e deverá ser difícil a formação da fuga do dia. O ritmo do pelotão na primeira contagem do dia, o Passo Campolongo, 4km a 7.0%, poderá ser alto e o grupo poderá começar a partir. Nas duas próximas contagens de primeira categoria, o Passo Valparola, 13.9km a 5.7%, e o Passo Giau, 9.8km a 9.3%, o ritmo do pelotão também deverá ser o alto e poderemos ver o grupo reduzir para 25 unidades ou menos.
Logo a seguir, na quarta contagem do dia, o Passo Tre Croci, 8km a 7.2%, o ritmo do grupo dos favoritos deverá aumentar e o grupo irá ficar ainda mais pequeno. Após esta contagem, temos uma pequena descida que nos leva à subida final, o Tre Cime di Lavaredo, 7.1km a 7.8%, o ritmo do pelotão deverá ser elevadíssimo e vários ataques poderão acontecer. Poderemos ter um ciclista a cruzar a meta em solitário ou uma chegada ao sprint entre dois ou três ciclistas.
Favoritos
Geraint Thomas (Ineos Grenadiers) parte como principal favorito para a etapa de hoje. Thomas está em grande forma e o britânico tem aqui uma boa oportunidade para se estrear a vencer no Giro e para aumentar a sua vantagem na geral. Primoz Roglic (Jumbo – Visma) e João Almeida (UAE Team Emirates) são os maiores adversários de Thomas. Roglic e Almeida também estão em grande forma e os dois terão de mexer na corrida para tentarem ganhar segundos na geral aos seus adversários mais próximos e precisão que as equipas de ambos estejam o mais forte possível.
Edward Dunbar (Team Jayco-Alula) está num momento de forma e o irlandês tem capacidade para lutar por um lugar do top5 da etapa e para manter o seu quarto lugar na geral. Sepp Kuss (Jumbo – Visma) está em boa forma e o americano vai ser importantíssimo para Roglic na etapa de hoje, podendo terminar no top5. Damiano Caruso (Bahrain Victorious) está em boa forma e o italiano pretende fazer uma boa etapa para segurar o seu quinto lugar na geral.
Thymen Arensman (Ineos Grenadiers) está a subir de forma e o neerlandês deverá ser uma peça importante para Thomas na etapa e mesmo assim poderá lutar por um lugar do top5 da etapa. Lennard Kamna (Bora-Hansgrohe) está em boa forma e o alemão tem capacidade para terminar no top10 da etapa e para manter o seu lugar na geral. Ilan Van Wilder (Soudal Quick-Step) está em boa forma e o belga poderá ir para a fuga para tentar vencer a etapa. Einer Rubio (Movistar Team) está em boa forma e o colombiano poderá ir para a fuga para tentar vencer a etapa e para tentar subir à liderança da classificação da montanha.
Nota ainda para Andreas Leknessund (Team DSM), Laurens De Plus (Ineos Grenadiers), Jay Vine (UAE Team Emirates), Filippo Zana (Team Jayco-Alula) e Thibaut Pinot (Groupama-FDJ) que podem terminar nos 10 primeiros.
Favoritos Ciclismo Mundial
⭐⭐⭐⭐⭐ Geraint Thomas
⭐⭐⭐⭐ Primoz Roglic e João Almeida
⭐⭐⭐ Edward Dunbar, Sepp Kuss e Damiano Caruso
⭐⭐ Thymen Arensman, Lennard Kamna, Ilan Van Wilder e Einer Rubio
⭐ Andreas Leknessund, Laurens De Plus, Jay Vine, Filippo Zana e Thibaut Pinot
Presença Portuguesa
João Almeida (UAE Team Emirates) é o único português presente e estará com o dorsal #211.
Transmissão em Direto
Podes acompanhar a etapa em direto na Eurosport 1 a partir das 11h00.