Dia 2, oportunidade 2 para as sprinters na Vuelta a Burgos Féminas!
A primeira etapa da Vuelta a Burgos Féminas assistiu a um intenso final ao sprint, tal como já esperado, onde a Campeã da Europa, Lorena Wiebes (Team SD Worx), conquistou mais um grande triunfo na especialidade que domina como ninguém! Hoje o dia segue com uma jornada semelhante e espera-se um novo final com novo duelo entre Wiebes e várias adversárias que a querem destronar!
O Perfil
A segunda etapa da Vuelta a Burgos Féminas começa em Sotresgudo e termina em Lerma, após se percorrerem 118.9km. A jornada é maioritariamente plana, mas terá algumas colinas e rampas, e é no alto de la Herradura, que surge a primeira subida categorizada, com uma contagem de terceira categoria ao km 36.1. O terreno seguirá algo ondulante até à segunda e última subida categorizada, o Alto Coto Gallo, com uma pendente média de 5.9%, durante 1.3km, e o seu topo situado ao km 72.8
Após a passagem por Santa María del Campo, as corredores terão a oportunidade de bonificar no sprint intermédio em Mahamud, ao km 91. A partir daí faltarão 28km para o fim, e o terreno seguirá num longo falso plano, até aos últimos 7km, onde teremos uma rápida descida, que levará o pelotão para os últimos 5km planos, num final que terá uma curta inclinação que pode fazer algumas diferenças!
As Favoritas
Após o duelo na primeira etapa, hoje será, à partida, mais um dia de duelo entre Lorena Wiebes e Elisa Balsamo (Trek Segafredo). As outras adversárias poderão surpreender, e quem sabe até Chloe Dygert (Canyon // SRAM Racing) não tente um ataque de longe, mas tudo parece reservado às duas ciclistas com mais potência neste pelotão. Bálsamo ainda não foi capaz de bater Wiebes no mano-a-mano esta temporada, e quererá certamente mudar a história entre hoje e amanhã.
Chiara Consonni (UAE Team ADQ) será também uma ciclista a ter em conta, e ontem poderá até ter perdido alguns pontos importantes devido à queda que sofreu a mais de 40km do fim. A italiana terá ciclistas para a lançar, e poderá fechar nas primeiras posições do dia sem grande surpresa, mostrando que continua numa evolução bastante positiva ano após ano. Tamara Dronova (Israel – Premier Tech Roland) esteve bem na primeira etapa e será por isso um nome a ter hoje debaixo de olho, ao passo que Clara Copponi (FDJ – SUEZ) acabou por quebrar nos metros finais na etapa de ontem, e por isso quererá deixar hoje outra imagem.
Lotta Henttala (AG Insurance – Soudal Quick-Step) não foi capaz de discutir o sprint de ontem, e por isso quererá certamente estar na luta no dia de hoje. Tereza Neumanova (Liv Racing TeqFind) e Alba Teruel (Laboral Kutxa – Fundacion Euskadi) tiveram ontem uma excelente prestação que lhes valeu um lugar no top10, e hoje quererão certamente repeti-lo. Alison Jackson (EF Education – TIBCO – SVB) será um nome a ter em conta, e a pequena inclinação nos últimos metros deverá beneficiá-la!
Nota ainda para Letizia Paternoster (Team Jayco – AlUla), April Tacey (Lifeplus Wahoo), Susanne Andersen (Uno-X Pro Cycling Team), Michaela Drummond (Farto – BTC Women’s Cycling Team) e Silvia Zanardi (BePink), todas elas com uma excelente prestação no dia de ontem e que hoje podem voltar a repetir, fechando no top10 ou no top15!
Favoritas Ciclismo Mundial
⭐⭐⭐⭐⭐ Lorena Wiebes
⭐⭐⭐⭐ Elisa Bálsamo e Chloe Dygert
⭐⭐⭐ Chiara Consonni, Tamara Dronova e Clara Copponi
⭐⭐ Lotta Henttala, Tereza Neumanova, Alba Teruel e Alison Jackson
⭐ Letizia Paternoster, April Tacey, Susanne Andersen, Michaela Drummond e Silvia Zanardi
Portuguesas em Prova
Vera Vilaça (Massi – Tactic) é a única portuguesa em prova, e estará com o dorsal #186.
Transmissão em Direto
Podes acompanhar a corrida em direto no Tiz-Cycling a partir das 13:30.