Final ao estilo de Gaudu e amarela à espreita na terceira etapa da Itzulia Basque Country!
Disputa-se hoje a terceira etapa da Itzulia Basque Country que nos promete um fantástico espetáculo na luta pela a etapa e pela a geral. A Jumbo – Visma, a Movistar Team, a EF Education-EasyPost e a Groupama-FDJ poderão controlar o ritmo da etapa e a vantagem da fuga do dia para conseguirem disputar a etapa com os seus ciclistas.
Perfil
A terceira etapa da Itzulia Basque Country apresenta um percurso de 162.8km entre Errenteria e Amasa-Villabona, e contará com seis contagens de terceira categoria e dois sprints intermédios. A etapa deverá começar com um ritmo baixo e não deverá ser difícil a formação da fuga do dia. Na segunda metade da prova, o pelotão deverá aumentar o ritmo e a fuga deverá ser alcançada antes dos últimos 15kms. Nos últimos kms, várias equipas deverão lutar pela frente do pelotão com o objetivo de colocar o seu líder na melhor posição possível para a subida final, a Villabona, 1.1km a 9.4%.
Favoritos
David Gaudu (Groupama-FDJ) parte como principal favorito para a etapa de hoje. Gaudu está em boa forma; o francês dá-se bem neste finais e terá aqui uma boa oportunidade para conquistar a sua primeira vitória da temporada. Enric Mas (Movistar Team) e Sergio Higuita (Bora-Hansgrohe) são os maiores adversários de Gaudu. Mas tem estado cada vez melhor neste tipo de finais e o espanhol tem aqui uma oportunidade para recuperar alguns dos segundos que perdeu na última etapa. Higuita está em boa forma e o colombiano pode muito bem estrear-se a vencer em 2023 na etapa de hoje.
Jonas Vingegaard (Jumbo – Visma) está em boa forma e o dinamarquês parece estar com capacidade para lutar pela vitória na etapa de hoje. Ion Izagirre (Cofidis) está num bom momento de forma e o espanhol de certeza que estará na luta pela a etapa no dia de hoje. Mattias Skjelmose Jensen (Trek – Segafredo) está em boa forma; jovem dinamarquês dá-se bem neste tipos de finais e poderá estrear-se a vencer no World Tour no dia de hoje.
Daniel Martinez (Ineos Grenadiers) e Richard Carapaz (EF Education-EasyPost) parecem estar a subir de forma e ambos poderão estar com capacidade para lutar pela a etapa no dia de hoje. Simon Yates (Team Jayco-Alula) e Mikel Landa (Bahrain Victorious) têm aqui uma etapa que não é ao estilo de ambos, mas mesmo assim não podem ser descartados da luta pelo pódio.
Nota ainda para Brandon McNulty (UAE Team Emirates), Rúben Guerreiro (Movistar Team), Felix Gall (AG2R Citroen Team), Esteban Chaves (EF Education-EasyPost) e Attila Valter (Jumbo – Visma) que podem terminar nos 10 primeiros.
Favoritos Ciclismo Mundial
⭐⭐⭐⭐⭐ David Gaudu
⭐⭐⭐⭐ Enric Mas e Sergio Higuita
⭐⭐⭐ Jonas Vingegaard, Ion Izagirre e Mattias Skjelmose Jensen
⭐⭐ Daniel Martinez, Richard Carapaz, Simon Yates e Mikel Landa
⭐ Brandon McNulty, Rúben Guerreiro, Felix Gall, Esteban Chaves e Attila Valter
Portugueses em prova
Rui Costa (Intermarché-Circus-Wanty), com o dorsal #101, Rúben Guerreiro, com o dorsal #122 e Nelson Oliveira (Movistar Team), com o dorsal #125, são os portugueses presentes.
Transmissão em direto
Podes acompanhar a corrida em direto na Eurosport 1 a partir das 12:30!