Irá Elisa Balsamo voltar a bater Lorena Wiebes em De Panne?
Depois da Minerva Classic Brugge – De Panne ontem, para os homens, desta vez é dia da Exterioo Classic Brugge – De Panne para as senhoras, a qual contará com 163.1km a ligar Brugge a De Panne. Apesar de o vento poder apresentar alguma dificuldade ao pelotão, o final deverá contar com as melhores sprinters aqui presentes a discutir a vitória final. Depois de 67km, as ciclistas entrarão no circuito final em De Panne, e completarão duas voltas de 48.5km ao redor da cidade que recebe a chegada, com a terceira passagem pela meta a ditar a vencedora do dia.
Favoritas
Num dia em terreno plano, sem causar muitas dificuldades para o pelotão, apesar do vento, a campeã europeia Lorena Wiebes (Team SD Worx) é claramente a favorita a ganhar por terras belgas. Depois de já ter vencido a Ronde Van Drenthe e a Omloop Van Het Hageland e ter sido segunda na Omloop Het Nieuwsblad e na Nokere Koerse, sempre em dobradinhas da sua equipa, a neerlandesa quererá provar aqui que é a melhor sprinter do pelotão e fechar com uma vitória, tal como foi em 2020.
As principais adversárias da neerlandesa serão as italianas Elisa Balsamo (Trek – Segafredo) e Marta Bastianelli (UAE Team ADQ). A dupla italiana vem em boa forma e são claramente das favoritas a bater ao sprint a campeã europeia. Elisa Balsamo quererá repetir a vitória que obteve aqui no ano passado. Charlotte Kool (Team DSM) também poderá apontar à vitória, mas o facto de ter apanhado Covid recentemente poderá significar que não vai estar a 100% para voltar a bater Lorena Wiebes, tal como o fez em duas etapas no UAE Tour.
Fora deste grupo surgem vários nomes para apontar a um top5 na Brugge – De Panne, algumas com pequenas diferenças devido a resultados recentes. Maike van der Duin (Canyon//SRAM Racing) e Chiara Consonni (UAE Team ADQ) são talvez as mais candidatas a terminarem nas cinco primeiras do dia, mas Clara Copponi (FDJ – SUEZ), Daria Pikulik (Human Powered Health), Maria Martins (Fenix – Deceuninck) e Shari Bossuyt (Canyon//SRAM Racing) são também elas bastante capazes e quererão cumprir entre as melhores da jornada.
Para estarem na luta pelo top 10 poderão estar ciclistas como Pfeiffer Georgi (Team DSM), Julie De Wilde (Fenix – Deceuninck), Rachele Barbieri (Liv Racing TeqFind), Letizia Partenoster (Team Jayco – AlUla) e
Marjolein van ‘t Geloof (Human Powered Health).
Favoritas Ciclismo Mundial
⭐️⭐️⭐️⭐️⭐️ Lorena Wiebes
⭐️⭐️⭐️⭐️ Elisa Balsamo e Marta Bastianelli
⭐️⭐️⭐️ Charlotte Kool, Maike van der Duin, e Chiara Consonni
⭐️⭐️ Clara Copponi, Daria Pikulik, Maria Martins e Shari Bossuyt
⭐️ Pfeiffer Georgi, Julie De Wilde, Rachele Barbieri, Letizia Partenoster e Marjolein van ‘t Geloof
Presença Portuguesa
Maria Martins, com o dorsal #62, é a única portuguesa presente.
Transmissão em direto
A corrida contará com transmissão em direto na Eurosport 2, a partir das 13:45.
Foto de Capa: Brugge – De Panne 2022