Pode Marijn van den Berg ser o primeiro vencedor da Figueira Champions Classic?

A Figueira da Foz está preparada para o arranque da primeira edição da Figueira Champions Classic e um pelotão com várias estrelas internacionais aguarda as estradas desta região portuguesa! Com Rui Costa (Intermarche – Circus – Wanty) a ser a figura de cartaz, num ano em que começou em grande nível e já conta com 3 vitórias em 8 dias de corrida, a corrida promete espetáculo, com a tripla passagem pela parede do Parque Florestal a prometer partir a corrida e fragmentar o pelotão.

Perfil da Corrida

Ao longo de 189km, o pelotão irá percorer a maior clássica do ciclismo português neste século, com a entrada no circuito final, ao km 101, a ser o momento decisivo para as decisões da corrida. A tripla passagem na subida do Parque Florestal e na rampa de Enforca-Cães irão destruir o pelotão, mas o vento frontal em direção à meta poderá evitar que algum ciclista chegue sozinho. Será difícil que os sprinters consigam discutir a vitória, mas alguns homens rápidos poderão chegar e triunfar.

Perfil da 1ª Figueira Champions Classic

Favoritos

A grande aposta do Ciclismo Mundial para esta corrida é o neerlandês Marijn van den Berg (EF Education – EasyPost), que já se estreou a vencer esta temporada no Trofeo Alcudia. As subidas serão difíceis, mas van den Berg já mostrou no passado que é capaz de cruzar estes muros e discutir vitórias. Numa temporada que começou tão bem como esta, van den Berg deverá ter aqui uma grande chance, e quiçá até será Magnus Cort o seu grande apoio durante o dia.

O maior adversário de van den Berg deverá ser o eritreu Natnael Tesfazion (Trek – Segafredo), ele que tem também aqui uma corrida que vai ao encontro das suas características, e a Trek até poderá jogar em seu favor, aumentando o ritmo da corrida para eliminar a concorrência. Rui Costa (Intermarche – Circus – Wanty) será a grande esperança dos portugueses para uma vitória caseira, apesar de estas subidas serem talvez demasiado explosivas para as suas características. Apesar disso, o grande momento do português deverá permitir-lhe aparecer em grande e discutir as primeiras posições.

Na Soudal – Quick-Step, Kasper Asgreen deverá ser o grande candidato para o dia, numa corrida que trará a explosividade suficiente para ele se testar para as clássicas, como a Strade Bianche, onde foi terceiro em 2022. A vitória poderá cair para o dinamarquês, e não será uma surpresa se tal acontecer. Na DSM, o britânico Oscar Onley é uma das grandes revelações de 2022, e as subidas da Figueira são ao seu estilo. Onley é talvez o mais explosivo para partir o pelotão, e quiçá se essa habilidade não o levará à vitória. Na Alpecin – Deceuninck, Quinten Hermans é o homem que melhor encaixa nesta corrida, e também um dos candidatos a vencer. Após uma temporada de ciclocrosse menos bem conseguida, o belga tem uma corrida onde pode retomar aos bons resultados e alcançar a primeira vitória do ano.

Magnus Cort poderá também ser um dos líderes da EF, mas a desvantagem para os restantes é que não fez o reconhecimento das subidas, e, apesar da experiência, poderá sofrer um pouco mais pelo desconhecimento inicial. Nicola Conci (Alpecin – Deceuninck) é também um homem de grande qualidade e que assenta muito bem num percurso destes, pelo que os primeiros lugares serão certamente o seu foco. Madis Mikhels tem uma corrida onde pode começar a mostrar-se pela Intermarche – Circus – Wanty, e quem sabe se Portugal não lhe dá a primeira vitória na nova equipa. Casper Pedersen (Soudal – Quick-Step) deverá também ser uma das cartas da Quick-Step, e surpreender alguns dos presentes com um lugar nos primeiros.

Nota ainda para Kobe Goosens (Intermarche – Circus – Wanty), uma das surpresas neste início de temporada, Ilan van Wilder (Soudal – Quick-Step), Xandro Meurisse (Alpecin – Deceuninck), e também para os portugueses Luís Gomes (Kelly – Simoldes – UDO) e Tiago Antunes (Efapel Cycling).

Favoritas Ciclismo Mundial

⭐⭐⭐⭐⭐ Marijn van den Berg
⭐⭐⭐⭐ Natnael Tesfazion e Rui Costa
⭐⭐⭐ Kasper Asgreen, Oscar Onley e Quinten Hermans
⭐⭐ Magnus Cort, Nicola Conci, Madis Mikhels e Casper Pedersen
⭐ Kobe Goosens, Ilan van Wilder, Xandro Meurisse, Luís Gomes e Tiago Antunes

Transmissão em Direto

A corrida contará com transmissão na Eurosport 2 a partir das 13:00.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Releated

Please turn AdBlock off  | Por favor desative o AdBlock