Etapa rainha com chegada na Senhora da Graça para definir a geral da Volta a Portugal!
A Volta a Portugal chega hoje à sua etapa rainha, com a jornada da Senhora da Graça a contar com três primeiras categorias que irão fazer mossa no pelotão e permitir que os principais candidatos à geral possam batalhar uma última vez pelas montanhas de Portugal para definir a classificação geral da edição 83 da corrida. Em Fafe venceu Victor Langellotti (Burgos – BH), com um ataque nos últimos 5km, mas hoje espera-se que as equipas portuguesas dominem a jornada.
Perfil
A etapa 9 da Volta a Portugal irá ligar Paredes à Senhora da Graça, num total de 174.5km com muita montanha pela frente. Poucos serão os kms planos, com uma quarta categoria a surgir logo ao km 11.6, com 1.4km a 6.3% de pendente média. O terreno ondulante vai levar os ciclistas a disputarem os prémios de montanha de Paredes, ao km 31.2, e de Amarante, ao km 66.8, para se entrar de segunda na primeira categoria da Serra do Marão, com 21.5km a 3.5% de pendente média.
Após o topo do Marão, uma curta descida levará o pelotão à quarta categoria de Velão, com 5.5km a 3.6% de pendente média. Uma longa descida levará o pelotão à primeira categoria do Barreiro, com 10.3km a 6.2% de pendente média e o seu topo ao km 133.4. Após a descida e consequente chegada a Mondim de Basto, com o tradicional sprint intermédio local, o pelotão iniciará então a subida final à Senhora da Graça, com 8.4km a 7.5% de pendente média, onde à partida tudo se irá decidir.
Favoritos
Com tanta subida pela frente e estando ele de amarelo, Frederico Figueiredo (Glassdrive / Q8 / Anicolor) parte como o grande favorito para o dia, ainda mais tendo já vencido da forma que venceu na etapa 5 da corrida. Não será fácil alguém estar ao nível do melhor trepador do pelotão português, e certamente que ninguém mais do que o próprio quererá vencer com a camisola amarela vestida, apesar de a equipa afirmar que o líder é Maurício Moreira.
O próprio Maurício Moreira (Glassdrive / Q8 / Anicolor) é também um dos grandes favoritos para o dia, mas veremos se a subida final não será muito para si, ou se as descidas não o farão passar por dificuldades como no ano passado. Luís Fernandes (Rádio Popular – Paredes – Boavista) é o maior adversário da Glassdrive, e na forma em que está, terá certamente de atacar em busca de confirmar uma inédita presença no pódio final!
António Carvalho (Glassdrive / Q8 / Anicolor) deverá estar ao serviço da Glassdrive, mas ainda assim não é nada descabido que feche nas primeiras cinco posições. Depois de uma jornada azarada na subida para Miranda do Corvo, Alejandro Marque (Atum General – Tavira – AP Maria Nova Hotel) é bem capaz de tentar agitar com a corrida, e o galego irá querer voltar ao pódio para terminar a sua carreira. André Cardoso (ABTF Betão – Feirense) será também outro homem a ter em conta e poderá muito bem atacar em busca de fazer as diferenças o permitam defender-se no contrarrelógio.
Délio Fernandez (Atum General – Tavira – AP Maria Nova Hotel) deverá também jogar a sua cartada para fechar num top10 final, mas não parece estar ao nível de Marque, enquanto Henrique Casimiro (Efapel Cycling) terá carta branca para ir em busca da etapa e do top10 da geral. Jesus del Pino (Aviludo – Louletano – Loulé Concelho) quer colocar a equipa de Loulé no top10 da geral e Emanuel Duarte (Atum General – Tavira – AP Maria Nova Hotel) será também outro homem a ter em conta com os principais trepadores.
Jokin Murguialday (Caja Rural – Seguros RGA) e Hélder Gonçalves (Kelly – Simoldes – UDO) deverão animar a luta pela camisola da juventude, enquanto Barry Miller (BAI Sicasal Petro de Luanda), Yesid Pira (Caja Rural – Seguros RGA) e Angel Sanchez (Tavfer – Mortágua – Ovos Matinados) podem passar sob o radar em busca do triunfo na etapa.
Favoritos Ciclismo Mundial
⭐⭐⭐⭐⭐ Frederico Figueiredo
⭐⭐⭐⭐ Maurício Moreira e Luís Fernandes
⭐⭐⭐ António Carvalho, Alejandro Marque e André Cardoso
⭐⭐ Délio Fernandez, Henrique Casimiro, Jesus del Pino e Emanuel Duarte
⭐ Jokin Murguialday, Helder Gonçalves, Barry Miller, Yesid Pira e Angel Sanchez
Transmissão em Direto
Podes acompanhar a etapa em direto na RTP1, a partir das 15h!