Jornada inicial à imagem do King Kong!

Arranca hoje em La Voulte-Sur-Rhône e Beauchastel mais uma edição do Criterium du Dauphiné, em mais um ano em que a corrida integra o calendário World Tour. O pelotão é de luxo com as duas primeiras etapas a estarem debaixo de olho dos sprinters/puncheurs. Logo de seguida, teremos duas etapas que poderão fazer diferenças na classificação geral, uma a terminar num muro e um contrarrelógio. A quinta etapa e sexta são mais tranquilas e deverão ser disputadas entre sprinters e puncheurs novamente, e a batalha pela classificação geral será decidida nas duas últimas etapas onde surgirão os maiores desafios montanhosos.

Perfil

O perfil da primeira etapa do Criterium du Dauphiné apresenta um percurso de 191.8km entre La Voulte-Sur-Rhône e Beauchastel, com uma segunda categoria e três terceiras categorias. Várias equipas tentarão pôr um ciclista na fuga do dia, antes do início da segunda categoria, para tentarem disputar a classificação da montanha. A prova promete promete um ritmo alto de início ao fim, onde vários equipas tentarão eliminar os sprinters puros para conseguirem disputar ao sprint a primeira etapa do Dauphiné.

Perfil da 1ª etapa do Criterium du Dauphiné

Favoritos

O King Kong, Wout Van Aert (Jumbo – Visma) parte como principal favorito para o dia de hoje. O belga está em grande forma esta temporada onde já conta com três vitórias. O ciclista da Jumbo – Visma pretende ver a sua capacidade nas chegadas ao sprint porque tem como um dos seus principais objetivos esta temporada é a classificação por pontos da Volta a França.

Ethan Hayter (Ineos Grenadiers) é o maior adversário de Van Aert. O britânico está em grande forma esta temporada onde já conta com quatro vitórias e o ciclista da Ineos Grenadiers pretende vencer a classificação por pontos do Criterium du Dauphiné.

Simon Clarke (Israel – Premier Tech), Andrea Bagioli (Quick-Step Alpha Vinyl Team) e Christophe Laporte (Jumbo – Visma) são nomes que não podemos descartar. Clarke ainda não venceu esta temporada, apesar de estar em boa forma, mas o australiano irá fazer de tudo para conseguir pontos UCI para a Israel .Bagioli tem apenas uma vitória esta temporada mas o italiano é um ciclista com uma boa ponta final e por isso poderá disputar a etapa. Laporte está em grande forma esta temporada e o francês deverá ser o lançador de Van Aert ou até mesmo poderá ter a oportunidade de lutar pela vitória na primeira etapa.

Matis Louvel (Team Arkéa-Samsic), Jasper Stuyven (Trek – Segafredo), Nils Politt (Bora – Hansgrohe) e Luca Mozzato (B&B Hotels – KTM) são nomes que não podemos esquecer. Louvel está em boa forma esta temporada e o francês deverá ter aqui uma oportunidade onde irá tentar conseguir mais pontos UCI para a Arkea. Stuyven também está em boa forma esta temporada e o belga tem aqui uma oportunidade para conseguir um bom resultado. Politt parece estar a subir de forma e o alemão tem aqui mais uma oportunidade para conseguir mais um bom resultado. Mozzato também parece estar a subir de forma e o italiano tem aqui uma oportunidade para conseguir um excelente resultado que poderá ser importante para o seu resto de temporada.

Nota ainda para Rúben Guerreiro (EF Education – EasyPost), Dries Van Gestel (TotalEnergies), Greg Van Avermaet (AG2R Citroen Team), Benjamin Thomas (Cofidis) e Tobias Johannessen (Uno-X Pro Cycling Team) que poderão estar na luta por um lugar nos 10 primeiros. Se Dylan Groenewegen (Team BikeExchange – Jayco), Phil Bauhaus (Bahrain Victorious) e Sebastian Molano (UAE Team Emirates) conseguirem aguentar o forte ritmo do pelotão poderão lutar pela vitória da etapa.

Favoritos Ciclismo Mundial

⭐⭐⭐⭐⭐ Wout Van Aert
⭐⭐⭐⭐ Ethan Hayter e Simon Clarke
⭐⭐⭐ Andrea Bagioli, Christophe Laporte e Matis Louvel
⭐⭐ Jasper Stuyven, Nils Politt, Luca Mozzato e Rúben Guerreiro.
⭐ Dylan Groenewegen, Phil Bauhaus, Dries Van Gestel, Greg Van Avermaet, Sebastian Molano, Benjamin Thomas e Tobias Johannessen

Presença Portuguesa

Ivo Oliveira (UAE Team Emirates) e Rúben Guerreiro (EF Education – EasyPost) são os dois portugueses presentes, com os dorsais 112 e 152 respetivamente.

Transmissão em Direto

Podes acompanhar a etapa em direto na Eurosport 1 a partir das 12h30.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Releated

Please turn AdBlock off  | Por favor desative o AdBlock