E chega o prato principal da autoria do Chef: Triplo Passo – Pordoi, San Pellegrino e Fedaia!
Os convidados já estão com a barriga bem cheia, mas ainda há espaço para mais um prato, e terminamos com um de autoria do Chef, que nos traz um Triplo Passo – Pordoi, San Pellegrino e Fedaia, naquela que é a jornada rainha deste Giro d’Italia. Os grandes favoritos irão mostrar-se e procurar mexer com a corrida, tendo para isso três duríssimas subidas em que diferenças poderão ser feitas e candidatos poderão ser eliminados.
Perfil
A 20ª etapa do Giro d’Italia apresenta um percurso de 168km entre Belluno e Marmolada. Os primeiros 17km são maioritariamente planos mas deverão ser passados a um ritmo elevado porque vários equipas tentarão pôr pela menos um ciclista na fuga do dia. A Bora – Hansgrohe deverá controlar o ritmo da fuga do dia pois será a última oportunidade de Hindley para conseguir ganhar tempo ao Maglia Rosa Carapaz.
A primeira contagem do dia começa no km 72 após o primeiro sprint intermédio do dia, o Passo San Pellegrino, com 9.6km a 8.0%, onde a Bora – Hansgrohe deverá comandar o pelotão. Após, a primeira contagem do dia, temos uma zona de descida e de falso plano que nos levam ao Passo Pordoi, com 11.9km a 6.6%, que deverá ser passado a um ritmo alto imposto pela Bora. Após, o Passo Pordoi temos uma zona de descida com uma pequenas ondulações pelo meio que nos levam ao Paso Fedaia, com 12.9km a 7.8%, onde se poderá decidir quem será o grande vencedor do Giro d’Italia.

Favoritos
Com o dia de hoje a ser decisivo para a classificação geral, Richard Carapaz (Ineos Grenadiers) parte como o principal favorito. Carapaz está em grande forma e irá fazer de tudo para segurar a Maglia Rosa. Mas o equatoriano deverá estar atento ao seu maior adversário, Jai Hindley (Bora – Hansgrohe). Hindley tem se mostrado num alto nível e o australiano irá fazer de tudo para ganhar o máximo de tempo possível a Carapaz antes do contrarrelógio final.
Mikel Landa (Bahrain Victorious) é um nome que não podemos descartar. Landa está apenas a 1:05 de Carapaz e o espanhol irá fazer de tudo para conseguir recuperar tempo ao equatoriano e para isso o espanhol tem Pello Bilbao (Bahrain Victorious) para o ajudar que parece estar a subir de forma, após ter estado envolvido numa queda, na primeira semana do Giro.
Vincenzo Nibali (Astana Qazaqstan Team), Jan Hirt (Intermaché – Wanty – Gobert), Hugh Carthy (EF Education – EasyPost) e Guillaume Martin (Cofidis) são nomes que não podemos esquecer. Nibali está a andar muito bem e o italiano irá fazer de tudo para manter o top5 no último Giro d’Italia da sua carreira. Hirt está a ter a melhor época da sua carreira e o checo irá atacar o quinto lugar de Bilbao que deverá trabalhar para Landa. Carthy e Martin estiveram muito bem na última etapa e os dois podem aproveitar este bom momento para tentar vencer a última etapa de alta montanha do Giro.
Lorenzo Fortunato (EOLO – Kometa) e Thymen Arensman (Team DSM) são ciclistas que irão tentar ganhar a última etapa de alta montanha e muito provavelmente estarão na fuga do dia. Fortunato está no top15 neste Giro mas o objetivo da Kometa é uma etapa e o italiano será o ciclista mais indicado para o fazer. Arensman já fez segundo numa etapa neste Giro e após se ter poupado na última etapa, o neerlandês irá fazer de tudo para conseguir a tão desejada vitória.
Nota ainda para Alejandro Valverde (Movistar Team), Emanuel Buchmann (Bora – Hansgrohe), Juan Pedro Lopez (Trek – Segafredo), Domenico Pozzovivo (Intermaché – Wanty – Gobert) e Lucas Hamilton (Team BikeExchange – Jayco) que poderão acabar nos 10 primeiros.
Favoritos Ciclismo Mundial
⭐⭐⭐⭐⭐ Richard Carapaz
⭐⭐⭐⭐ Jai HIndley e Mikel Landa
⭐⭐⭐ Vincenzo Nibali, Jan Hirt e Pello Bilbao
⭐⭐ Hugh Carthy, Guillaume Martin, Lorenzo Fortunato, Thymen Arensman
⭐ Alejandro Valverde, Emanuel Buchmann, Juan Pedro Lopez, Domenico Pozzovivo e Lucas Hamilton
Presença Portuguesa
Rui Oliveira e Rui Costa são os dois portugueses presentes, todos pela UAE Team Emirates, com os dorsais 212 e 213, respetivamente.
Transmissão em Direto
Podes acompanhar a etapa em direto na Eurosport 2 a partir das 12h00.
