Conseguirá Demi Vollering a tripleta e a classificação geral na Itzulia Women?
Disputa-se hoje a última etapa da Itzulia Women que nos promete um grande espetáculo onde as principais favoritas lutarão pela vitória ou por um lugar no pódio final da Itzulia. A Canyon // SRAM Racing, a FDJ – Nouvelle Aquitaine – Futuroscope e a Team DSM deverão estar no centro das atenções onde tentarão mexer na corrida para deixar a Team SD Worx com o menor número de ciclistas possível ao redor de Demi Vollering (Team DSM).
Perfil
A última etapa da Itzulia Women apresenta um percurso de 140.5km. A prova sairá de Donostia-San Sebastian e deverá ter um ritmo alto desde início, mas não deverá demorar muito tempo a formar-se a fuga do dia devido aos 18km iniciais serem maioritariamente planos. A segunda metade da prova é a que mais promete com três contagens que deverão ser passadas a um ritmo elevado. A maior dificuldade do dia está ao km 132, o Murgil-Tontorra, com 2km a 10.1%, que poderá ser um momento decisivo para se descobrir a vencedora da etapa e a vencedora da geral.

Favoritas
Após vencer as duas primeiras etapas, Demi Vollering está mais motivada do que nunca e a neerlandesa irá em busca da última etapa, mas terá de estar atenta às suas principais adversárias na classificação geral. Ashleigh Moolman-Pasio, Niamh Fisher-Black e Anna Shackley de certeza que estarão ao serviço de Vollering para que esta consiga vencer a Itzulia Women.
Marta Cavalli (FDJ – Nouvelle Aquitaine – Futuroscope) e Olivia Baril (Valcar – Travel & Service) são as maiores adversárias de Vollering na luta pela última etapa. Cavalli e Baril mostraram-se em grande nível na segunda etapa da Itzulia e ambas as ciclistas não estão muito longe do pódio da geral, pelo que de certeza farão de tudo para o conseguir.
Pauliena Rooijakkers (Canyon // SRAM Racing), Juliette Labous (Team DSM) e Lucinda Brand (Trek – Segafredo) são nomes que não podemos descartar. Rooijakkers tem surpreendido após aparecer em alto nível nas duas primeiras etapas e a neerlandesa deverá fazer de tudo para manter o seu segundo lugar na geral ou até mesmo atacar para tentar vencer a geral. Labous também se mostrou em boa forma na segunda etapa e a francesa deverá atacar para tentar terminar no pódio da Itzulia. Brand teve um dia mau na segunda etapa, mas a neerlandesa poderá ter mais liberdade no pelotão e poderá atacar para tentar vencer a última etapa.
Elise Chabbey (Canyon // SRAM Racing), Niamh Fisher-Black (Team SD Worx), Ashleigh Moolma-Pasio (Team SD Worx) e Kristen Faulkner (Team BikeExchange – Jayco) são nomes que não podemos esquecer. Chabbey deverá mexer na corrida para obrigar as outras equipas a trabalhar e para conseguir garantir a sua camisola da montanha. Fisher-Black e Moolman-Pasio deverão ser muito ofensivas na corrida, para obrigar as equipas das principais adversárias de Vollering a trabalhar para que estas fiquem com menos elementos no pelotão. Faulkner tem se mostrado em boa forma na Itzulia e a norte-americana deverá fazer de tudo para conseguir aguentar o terceiro lugar da geral.
Veronica Ewers (EF Education-TIBCO-SVB), Krista Doebel-Hickok (EF Education-TIBCO-SVB), Paula Patino (Movistar Team), Liane Lippert (Team DSM), Floortje Mackaij (Team DSM), Anna Shackley (Team SD Worx) e Nadine Gill (Sopela Women’s Team) são nomes que podem surpreender. Ewers, Doebel-Hickok, Patino e Gill são ciclistas com capacidade de se apresentar entre as melhores e que poderão mexer na corrida para tentar vencer a última etapa. Lippert e Mackaij são ciclistas com capacidade de se apresentar entre as melhores, mas deverão ser ciclistas importantes na tática utilizada pela Team DSM. Shackley poderá ser uma ciclista muito ofensiva para obrigar as outras equipas a trabalhar enquanto que a Team SD Worx poupa as suas ciclistas para as partes mais importantes da etapa.
Favoritas Ciclismo Mundial
⭐⭐⭐⭐⭐ Demi Vollering
⭐⭐⭐⭐ Marta Cavalli e Olivia Baril
⭐⭐⭐ Pauliena Rooijakkers, Juliette Labous e Lucinda Brand
⭐⭐ Elise Chabbey, Niamh Fisher-Black, Ashleigh Moolman-Pasio e Kristen Faulkner
⭐ Veronica Ewers, Krista Doebel-Hickok, Paula Patino, Liane Lippert, Floortje Mackaij, Anna Shackley e Nadine Gill
Portuguesas em prova
A prova contará com as portuguesa Sofia Gomes (Massi Tactic Women’s Team), Daniela Campos (Bizkaia – Durango) e Melissa Maia (Bizkaia – Durango) que terão os dorsais 136, 151 e 153, respetivamente.
Transmissão em direto
Podem acompanhar a prova no Tiz Cycling (https://tiz-cycling-live.io/live.php) a partir das 11:30.