Neerlandeses em busca do triunfo na “Corrida da Cerveja”!

Numa altura um pouco improvável do calendário, a Amstel Gold Race surge este domingo, uma semana após Tour de Flandres e outra antes da Paris – Roubaix. Habitualmente, a “Corrida da Cerveja” neerlandesa surge após os dois Monumentos do paralelo, mas desta vez, devido às Eleições Presidenciais francesas, terá lugar antes da corrida de Roubaix. A corrida voltará a arrancar de Maastricht, e percorrerá diversos muros até terminar em Valkenburg, no Berg en Terblijt.

Do lado masculino, a 56ª Amstel Gold Race terá 250.5km com 33 subidas curtas e explosivas pelo caminho, prontas para partirem por completo o pelotão. Algumas delas aparecerão repetidas, e por duas vezes será também cruzada a linha de chegada antes de uma terceira para decidir o vencedor. A mítica subida do Cauberg, onde Philippe Gilbert se sagrou Campeão Mundial em 2012, aparecerá por três vezes ao longo do percurso, a última das quais a 17.5km do fim, devendo ser talvez o momento onde maiores diferenças se poderão fazer entre os candidatos, e onde vários deles irão procurar atacar a corrida.

Perfil da corrida masculina

Do lado feminino, a 8ª edição da Amstel Gold Race terá 124km e 19 subidas ao longo do percurso. O pelotão cruzará pela primeira vez a meta ao km 70.5, e cumprirá depois três voltas a um circuito de 18km, que inclui as subidas ao Geulemerberg, ao Bemelerberg e, por fim, ao Cauberg, a apenas 2km da linha de chegada, e que aqui será subido por quatro vezes! Se tudo correr como esperado, será aí que a corrida se irá decidir, e espera-se um grande duelo entre as ciclistas mais explosivas do pelotão.

Perfil da corrida feminina

Favoritos

A Amstel é mais uma corrida em que só a presença de Mathieu van der Poel (Alpecin – Fenix) na startlist o torna o maior favorito à vitória. Depois da exibição de força e vitória na Flandres, o neerlandês surge aqui como o principal candidato ao triunfo, e pode voltar a escrever o seu nome na história, já que da única vez que aqui competiu, em 2019, conquistou o triunfo.

Como principais adversários, van der Poel terá pela frente um Tom Pidcock (Ineos Grenadiers) em ascenção, que aqui foi segundo no ano passado, e que certamente quererá desta vez que o triunfo não lhe fuja milimetricamente na meta. Michael Matthews (BikeExchange – Jayco) aparece também num bom momento numa das suas corridas favoritas, e o australiano pode muito bem aspirar a voltar a terminar no pódio!

A UAE Team Emirates traz em Marc Hirschi o seu líder, e esta pode ser, finalmente, a oportunidade de o ciclista suíço liderar a equipa dos Emirados nas Ardenas, naquele que é definitivamente o seu terreno! Poderá ele chegar ao triunfo e conquistar uma importante vitória? Benoit Cosnefroy (AG2R Citroen) é o líder entre os franceses e tem qualidade para fechar entre os melhores da jornada, mas terá uma equipa à sua altura? A Jumbo – Visma volta a trazer Christophe Laporte e Tiesj Benoot como os seus líderes e eles serão também duas flechas apontadas aos primeiros lugares! Sem azares pelo caminho, serão capazes de conquistar o triunfo?

Em grande forma surgem também Matej Mohoric (Bahrain Victorious), Valentin Madouas (Groupama – FDJ) e Warren Barguil (Arkea Samsic). Todos eles têm vitórias ou pódios importantes recentemente, e aqui irão apresentar-se também em busca de fechar nas primeiras posições. O jovem irreverente Juan Ayuso (UAE Team Emirates) poderá também ter um papel a dizer, mas não poderemos descartar os nomes de Soren Kragh Andersen (Team DSM), Dylan Teuns (Bahrain Victorious), Alex Aranburu (Movistar) e Jakob Fuglsang (Israel – Premier Tech).

Favoritos Ciclismo Mundial

⭐⭐⭐⭐⭐ Mathieu van der Poel
⭐⭐⭐⭐ Tom Pidcock e Michael Matthews
⭐⭐⭐ Marc Hirschi, Benoit Cosnefroy e Christophe Laporte
⭐⭐ Tisej Benoot, Matej Mohoric, Valentin Madouas e Warren Barguil
⭐ Juan Ayuso, Soren Kragh Andersen, Dylan Teuns, Alex Aranburu e Jakob Fuglsang

Favoritas

No lado feminino, a Team SD Worx é a equipa que mais se destaca com um conjunto à volta da sua líder, Demi Vollering (Team SD Worx), que se apresenta em excelente forma esta temporada. A última vencedora da Liege – Bastogne – Liege tem um grande bloco ao seu serviço, do qual se destacam Ashleigh Moolman – Pasio, Marlen Reusser e Chantal van den Broek-Blaak. As jovens Blanka Vas e Niamh Fisher-Black também deverão se apresentar em grande forma ao serviço de Vollering.

Annemiek Van Vleuten (Movistar Team) e Katarzyna Niewiadoma (Canyon // SRAM Racing) são as maiores adversárias de Vollering. Vleuten está em excelente forma esta temporada, tendo já batido Vollering na Omloop het Nieuwsblad. A neerlandesa está motivada e pretende vencer pela primeira vez a Amstel Gold Race. Niewiadoma também está em boa forma esta temporada. A Amstel é uma prova que assenta muito bem nas características da polaca, que já venceu a corrida em 2019.

Marta Cavalli (FDJ – Nouvelle Aquitaine – Futuroscope), Ashleigh Moolman-Pasio (Team SD Worx) e Shirin Van Anrooij (Trek – Segafredo) são nomes que não podemos descartar. Cavalli mostrou-se em grande forma esta temporada ao serviço de Cecilie Uttrup Ludwig (FDJ – Nouvelle Aquitaine – Futuroscope), que não está presente nesta prova após ter testado positivo à Covid-19. Por isso, a italiana tem aqui uma oportunidade para fazer um bom resultado. Pasio também está em grande forma esta temporada e na Strade Bianche, onde estava ao serviço de Lotte Kopecky (Team SD Worx), a sul-africana acabou por ser terceira e por isso Pasio tem aqui mais uma prova para conseguir um bom resultado. Van Anrooij começou a temporada em excelente forma ao serviço das suas líderes, e sem Elisa Longo Borghini (Trek – Segafredo), a jovem neerlandesa tem aqui a oportunidade de fazer um bom resultado.

Demi Vollering é a principal favorita do lado feminino.

Elise Chabbey (Canyon // SRAM Racing), Floortje Mackaij (Team DSM), Mavi Garcia (UAE Team ADQ) e Sofia Bertizzolo (UAE Team ADQ) são nomes que não podemos esquecer. Chabbey está em excelente forma esta temporada e a suíça será uma ciclista chave para a tática utilizada pela Canyon durante a prova. Mackaij é uma ciclista com capacidade de passar entre as melhores e com uma boa ponta final, mas a tática utilizada pela DSM durante a prova é que ditará a sua prestação. Garcia e Bertizzolo são as líderes da UAE Team ADQ. Garcia é uma ciclista com capacidade de mexer na corrida e Bertizzolo uma ciclista com capacidade de passar entre as melhores e é uma das ciclistas presentes na prova mais forte ao sprint.

Lianne Lippert e Juliette Labous (Team DSM), Elisa Balsamo e Lucinda Brand (Trek – Segafredo), Soraya Paladin (Canyon // SRAM Racing), Niamh Fisher-Black (Team SD Worx) e Gladys Verhulst (Le Col Wahoo) são nomes que podem supreender. Lippert e Labous são ciclistas com capacidade de se apresentarem entre as melhores e ambas serão importantes na tática utilizada pela DSM durante a prova. Balsamo se conseguir passar entre as melhores é a ciclista presente com melhor ponta final. Brand é uma ciclista que também tem uma boa ponta final e que tem capacidade de mexer na corrida. Paladin e Fisher-Black são ciclistas com capacidade de se apresentar entre as melhores mas devem apresentar-se ao serviço das suas líderes. Verhulst é uma ciclista que está a evoluir muito bem temporada após temporada e a francesa tem aqui uma prova para conseguir um bom resultado.

Favoritas Ciclismo Mundial

⭐⭐⭐⭐⭐ Demi Vollering
⭐⭐⭐⭐ Annemiek van Vleuten e Kasia Niewiadoma
⭐⭐⭐ Marta Cavalli, Ashleigh Moolman-Pasio e Shirin van Anrooij
⭐⭐ Elise Chabbey, Floortje Mackaij, Mavi Garcia e Sofia Bertizzolo
⭐ Liane Lippert, Juliette Labous, Elisa Balsamo, Soraya Paladin e Lucinda Brand
Outsiders: Niamh Fisher-Black e Gladys Verhulst

Portugueses em Prova

Ivo Oliveira (UAE Team Emirates) é o único português presente, alinhando com o dorsal #155.

Transmissão em Direto

Podes acompanhar a corrida feminina em direto na Eurosport 1, a partir das 12h00, sendo que a masculina terá transmissão mal termine a feminina!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Releated

Please turn AdBlock off  | Por favor desative o AdBlock