Venham as montanhas e as ameaças para a Jumbo!

O Paris – Nice entra hoje na sua segunda metade de prova, decisiva para as contas da classificação geral, com quatro jornadas de montanha que prometem revolucionar as contas na luta pela tão desejada camisola amarela desta corrida para o sol. A Jumbo sai com larga vantagem sobre os rivais, mas tudo está em aberto e os ataques podem acontecer à distância, havendo mais liberdade para nomes que já estão mais longe de van Aert e de Roglic.

A quinta etapa da corrida traz-nos um percurso de 188.8km entre Saint-Just-Saint-Rambert e Saint-Sauver-de-Montagut, com cinco contagens de montanha e um final plano, que prometem ataques e disputas de qualidade entre os principais candidatos. A última subida categorizada está situada a 33km da meta, mas após a descida teremos nova subida, com um sprint intermédio bonificado, a 12km do fim, que poderá originar novas movimentações a caminho da chegada. Com este traçado, a classificação da montanha pode também mudar, já que estão mais pontos em jogo do que os previamente conquistados por todos os ciclistas.

Favoritos

Apesar de à Jumbo lhes interessar a vitória de uma fuga na etapa de hoje, para eliminar também as bonificações para os seus adversários, Wout van Aert (Jumbo – Visma) volta a perfilar-se como o maior candidato! O belga tem grande capacidade para ultrapassar este tipo de subidas e um final ao sprint dá-lhe clara vantagem sobre a concorrência! Primoz Roglic (Jumbo – Visma) é também ele um grande candidato, mas a equipa neerlandesa não deverá ter interesse em ter já o seu líder de amarelo, ficando à mercê de vários ataques e movimentações nos três dias finais.

A principal concorrência da Jumbo poderá vir do português João Almeida (UAE Team Emirates), que tem aqui uma etapa que lhe assenta bastante bem, ou até do neerlandês Bauke Mollema (Trek – Segafredo). Entre os que jogam em casa, Clement Champoussin (AG2R Citroen Team) é claramente o trepador que melhor finaliza, e por isso quem mais possibilidades tem de um melhor resultado. Os principais trepadores presentes têm claras lacunas nessa área, e por isso mesmo terão de atacar em subida se quiserem ter hipótese de discutir a etapa.

Se a jornada cair para a fuga, é provável que lá tenhamos nomes como David Gaudu (Groupama – FDJ) ou Brandon McNulty (UAE Team Emirates), dois candidatos à geral que já levam bastante tempo acumulado, resultado de quedas e cortes devido ao vento, e que por isso deverão ter mais liberdade para se movimentarem e escaparem ao pelotão.

Favoritos Ciclismo Mundial

⭐⭐⭐⭐⭐ Primoz Roglic
⭐⭐⭐⭐ Wout van Aert e João Almeida
⭐⭐⭐ Bauke Mollema, Clement Champoussin e Jack Haig
⭐⭐ Aleksandr Vlasov, Adam Yates, Simon Yates e Pierre Latour
⭐ David Gaudu, Brandon McNulty, Thomas de Gendt, Valentin Madouas e Matteo Jorgenson

Portugueses em Prova

João Almeida (UAE Team Emirates) será o o português em prova, com o dorsal #84.

Transmissão em Direto

A prova contará com transmissão em direto na Eurosport 1 a partir das 13:10 (PT).

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Releated

Please turn AdBlock off  | Por favor desative o AdBlock