8 pódios depois, Jasper Philipsen vence finalmente no Tour de France!

O belga Jasper Philipsen (Alpecin – Deceuninck) venceu a 15ª etapa do Tour de France, uma ligação de 202.5km entre Rodez e Carcassonne, um local histórico do Tour de France, batendo ao sprint o compatriota Wout van Aert (Jumbo – Visma) e o dinamarquês Mads Pedersen (Trek – Segafredo), para vencer assim pela primeira vez no Tour de France!

A etapa 15 do Tour de France marcou o final da segunda semana da corrida, com o pelotão a percorrer a jornada mais plana dos últimos dias antes de entrar no último dia de descanso em véspera de chegada aos Pireneus! Os ataques começaram desde cedo e foi Wout van Aert a estar mais uma vez nas mexidas do dia. Com ele seguiram Nils Politt (Bora – Hansgrohe) e Mikkel Honore (Quick-Step Alpha Vinyl), e o trio estabeleceu-se na fuga, apesar de os ataques continuarem no pelotão.

Com as equipas dos sprinters a estarem no controlo do pelotão, nunca deixando que o trio ganhasse mais do que 2:00, a Jumbo ordenou que van Aert recuasse, e o camisola verde regressou ao pelotão, já que a etapa iria, à partida, ser discutida ao sprint, onde o belga certamente quereria estar para reforçar a sua liderança na classificação da regularidade. A jornada seguiu tranquilamente, com a dupla de escapados a manter uma vantagem curta sobre o pelotão, estabelecida entre 1 e 2 minutos, perante uma média de corrida bastante elevada para o dia.

A 64km do fim, com a fuga já bem próxima do pelotão, Steven Kruijswijk e Wout van Aert (Jumbo – Visma) caíram, e o neerlandês foi forçado a abandonar, com uma previsível fratura no ombro direito. Com a não partida de Primoz Roglic (Jumbo – Visma), a equipa do camisola amarela ficava reduzida a 6, e a 57km da meta era o próprio Jonas Vingegaard a cair, com o seu colega de equipa Tiesj Benoot. Foi um momento de grande sufoco para a equipa das abelhas, mas o camisola amarela conseguiu reentrar, muito graças à ajuda de Christophe Laporte.

O sprint intermédio estava já pela frente, e com Mikkel Honore a vencer na fuga, Wout van Aert passou na terceira posição, com Tadej Pogacar (UAE Team Emirates) na sua roda, aumentando assim a liderança para a concorrência na classificação por pontos. A Trek – Segafredo apareceu na segunda e última subida categorizada do dia, e conseguiu fazer a diferença, eliminando Fabio Jakobsen (Quick-Step Alpha Vinyl), Caleb Ewan (Lotto Soudal), Dylan Groenewegen (BikeExchange – Jayco) e Hugo Hofstetter (Arkea – Samsic).

Com o alto pela frente, Benjamin Thomas (Cofidis) atacou com Alexis Gougeard (B&B Hotels – KTM) para defender a liderança da montanha de Simon Geschke (Cofidis), e os dois ganharam cerca de 30s ao pelotão, que era comandado pela Trek e pela DSM. O grupo de Groenewegen estava já a 1min, e parecia complicado conseguir reentrar para discutir a chegada. Após muito trabalho, e um ritmo um pouco mais calmo no pelotão, o grupo de Groenewegen conseguiu reentrar, a 26km do fim, com o neerlandês a recolocar-se na luta pela vitória.

As equipas com intenções a discutir a vitória foram-se organizando na frente do pelotão, e rapidamente se entrou nos 15km finais com o pelotão a grande ritmo para preparar o sprint final. A 6km do fim, a dupla ainda tinha 20s de vantagem, e Thomas conseguiu isolar-se, deixando Gougeard, que seria alcançado pelo pelotão. O francês aguentou-se durante bastante tempo na frente, e foi alcançado de forma inglória já dentro dos últimos 500m, com Jasper Stuyven a lançar o sprint. Foi Jasper Philipsen quem surgiu por dentro na última curva, lançando-se para um grande triunfo, num apertado final em que van Aert foi segundo e Pedersen fechou o pódio.

Jonas Vingegaard chegou integrado no pelotão e mantém a liderança da geral, com 2:22 sobre Tadej Pogacar, o líder da juventude. Wout van Aert é cada vez mais líder dos pontos e Simon Geschke lidera na montanha. A Ineos é a melhor equipa.

Nelson Oliveira (Movistar) foi 59º a 24s.

Classificações

Results powered by FirstCycling.com

Classificações do Passatempo

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Releated

Please turn AdBlock off  | Por favor desative o AdBlock