Uma oportunidade para os sprinters num domingo solarengo e, quiçá, ventoso!

Depois de quatro jornadas bastante complicadas nos últimos cinco dias de Tour de France, o segundo domingo de corrida traz-nos uma jornada aparentemente mais tranquila, num percurso particularmente menos ondulado, com apenas duas terceiras categorias, mas que poderá ser dificultado pelo vento até chegar a Carcassonne, lugar onde Mark Cavendish venceu em 2021 pela 34ª vez.

O início da etapa, a partir de Rodez, apresenta-se algo ondulado, e só depois da terceira categoria do Côte d’Ambialet é que o percurso se torna mais plano, onde o pelotão e os homens rápidos poderão finalmente descansar e preparar a fase final. O sprint intermédio chega em Saint-Ferréol, a 55km do fim, e em ligeira subida, o que pode uma vez mais beneficiar as qualidades de Wout van Aert. A subida ao Côte de Cammazes suceder-se-á no percurso, e cruzado o topo o traçado volta a ondular, até se entrar numa fase de maior descida até ao km 190, em Villegailhenc. Daí até Carcassonne, ao km 202.5, o percurso é sempre plano, mas espera-se que o vento possa aparecer e fazer diferenças, já que uma boa parte da corrida é passada ao lado de terrenos descampados. O desgaste dos últimos dias pode também fazer diferenças e por isso será difícil alguma equipa controlar o pelotão, pelo que uma fuga de sucesso pode também ser uma realidade.

Perfil da 15ª etapa do Tour de France

Favoritos

A Alpecin – Deceuninck tem aqui uma grande oportunidade para Jasper Philipsen poder chegar finalmente ao triunfo, e ninguém mais do que o próprio belga o deverá querer fazer em grande estilo! Depois de já ter batido na trave e celebrado uma vitória que não era sua, Philipsen tem aqui a hipótese de se vingar do erro e levantar os braços para celebrar efetivamente uma conquista. A grande questão é se a formação da Alpecin tem capacidade para trabalhar para si durante todo o dia.

Wout van Aert (Jumbo – Visma) tem aqui uma nova oportunidade para triunfar neste Tour de France, e quiçá fechar ainda mais a vitória na classificação por pontos, que lidera com bastante vantagem sobre Tadej Pogacar e Fabio Jakobsen! Mads Pedersen (Trek – Segafredo) tem a vantagem de já ter vencido nesta segunda semana de corrida, e hoje o dia volta a adaptar-se às suas características, pelo que na fuga ou em pelotão, o dinamarquês pode voltar a levantar os braços!

Fabio Jakobsen (Quick-Step Alpha Vinyl) tem passado uma segunda semana de pesadelo, mas este pode ser o dia em que o neerlandês brilhará, naquela que é a jornada mais de encontro às suas características. Poderá a Quick-Step ter a força necessária para o levar até à meta? Alberto Dainese (Team DSM) tem sido um dos sprinters que melhor passa nas colinas e que menos desgastado se tem apresentado. Hoje o italiano pode intrometer-se na discussão da vitória e fazer o que já conseguiu no último Giro d’Italia, levantar os braços e celebrar o triunfo! Dylan Groenewegen (BikeExhange – Jayco) tem estado a passar melhor estas colinas do que aparentou no Dauphine, e se a equipa hoje conseguir controlar o pelotão tem aqui também uma chance para voltar a vencer, depois de já o ter feito logo na terceira etapa.

Peter Sagan (TotalEnergies) e Alexander Kristoff (Intermarche – Wanty – Gobert) são dois dos sprinters com mais endurance na história do Tour de France e hoje podem também eles aparecer com força suficiente para discutir a vitória. Terão eles a ponta de velocidade necessária? Hugo Hofstetter (Arkea – Samsic) e Danny van Poppel (Bora – Hansgrohe) têm também aqui uma jornada ao seu estilo, e poderão aproveitar o pelotão mais reduzido para procurar um lugar nos cinco melhores do dia.

Nota ainda para Caleb Ewan (Lotto Soudal), apesar de estar bastante magoado no seu joelho esquerdo, para Luca Mozzato (B&B Hotels – KTM), que também se adapta muito bem a este percurso, e ainda para Christophe Laporte (Jumbo – Visma), Jasper Stuyven (Trek – Segafredo) e Michael Matthews (BikeExchange – Jayco), que tanto ao sprint como na fuga, deverão ser capazes de lutar pelas primeiras posições!

Favoritos Ciclismo Mundial

⭐⭐⭐⭐⭐ Jasper Philipsen
⭐⭐⭐⭐ Wout van Aert e Mads Pedersen
⭐⭐⭐ Fabio Jakobsen, Alberto Dainese e Dylan Groenewegen
⭐⭐ Peter Sagan, Alexander Kristoff, Hugo Hofstetter e Danny van Poppel
⭐ Caleb Ewan, Christophe Laporte, Luca Mozzato, Jasper Stuyven e Michael Matthews

Presença Portuguesa

Nelson Oliveira (Movistar), com o dorsal #66, é o único português ainda em prova.

Transmissão em Direto

Podes acompanhar a etapa em direto na Eurosport 1, a partir das 12h00, e na RTP2, a partir das 14h10!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Releated

Please turn AdBlock off  | Por favor desative o AdBlock