Lavreysen domina 1ª ronda da Track Champions League! Hashimoto e Propster surpreendem!

Começou no final da tarde de hoje a terceira temporada da Track Champions League, com Maiorca a receber a primeira ronda de cinco, de uma competição que promete um grande espetáculo e bastantes emoções como nas duas primeiras temporadas. Portugal não tem qualquer atleta em competição, mas é sabido que vários têm nível para lá estar. Ainda assim, a competição promete ser espetacular, e o primeiro dia já nos trouxe algumas surpresas e batalhas que prometem continuar nas próximas rondas.

O Scratch, uma das disciplinas de Endurance, foi o que abriu o programa de competição da primeira ronda e começamos logo com uma surpresa no lado masculino. Um grupo de sete ciclistas acabou por conseguir dar uma volta de avanço e o japonês Eiya Hashimoto acabou por ser o mais forte no sprint final dos sete e a começar da melhor forma a temporada da Track Champions League. O britânico Mark Stewart foi segundo e o belga Tuur Dens terceiro. Um dos principais favoritos, o canadiano Dylan Bibic foi apenas 11º.

Lily Williams foi a mais forte no Scratch Feminino (Foto: UCI Track Champions League)

No lado feminino, a americana Lily Williams e a britânica Kate Richardson protagonizaram uma excelente movimentação que as deixou isoladas. Williams acabou largar Richardson, que acabou por ser alcançada pelo grupo principal, e a americana acabou por aguentar a forte aceleração das perseguidoras para sair assim com a vitória no Scratch. A britânica Katie Archibald foi a mais forte no sprint pelo segundo lugar. A canadiana Maggie Coles-Lyster foi 3ª e a norueguesa Anita Stenberg 4ª.

O sprint abriu as contas da velocidade, e na corrida masculina, o neerlandês, Campeão do Mundo, Harrie Lavreysen não deu hipótese e mostrou o porquê de ser o Melhor do Mundo. Na final, o neerlandês bateu o francês Tom Derache e nas meias-finais conseguiu eliminar o seu principal rival, o australiano Matthew Richardson.

Alessa-Catriona Propster venceu o sprint feminino (Foto: UCI Track Champions League)

Na corrida feminina, tivemos uma surpresa com a alemã Alessa-Catrionta Propster a aparecer na melhor forma da sua carreira e a conseguir bater, na final, a britânica, Campeã do Mundo, Emma Finucane. A colombiana Martha Bayona foi terceira. A neozelandesa Ellesse Andrews foi apenas 6ª.

Após o Sprint, tivemos a última prova de Endurance, a Eliminação. A corrida masculina foi a primeira a sair para a pista, mas acabou por ser adiada por causa de uma queda que envolveu 11 corredores. A corrida acabou por ser reiniciada e o canadiano Dylan Bibic acabou por levar a vitória. Bibic acabou por ser mais forte que o britânico William Tidball. O belga Jules Hesters completou o pódio. Eiya Hashimoto foi 5º e Tuur Dens 7º. Mark Stewart foi apenas 12º.

Katie Archibald mostrou a sua enorme qualidade na Eliminação Feminina (Foto: British Cycling)

Na Eliminação Feminina, a britânica Katie Archibald acabou por não dar hipótese e conquistou assim a corrida. Archibald bateu a norueguesa Anita Stenberg e a americana Lily Williams. A canadiana Maggie Coles-Lyster foi 4ª, as quatro primeiras acabaram por mostrar que são as mais fortes e prometem grande espetáculo para as próximas rondas da Track Champions League.

O Keirin foi o que fechou a primeira ronda da Track Champions League. Na corrida masculina, Harrie Lavreysen voltou a mostrar a sua potência e bateu o Campeão do Mundo, o colombiano Kevin Quintero. Matthew Richardson marcou Lavreysen e seguiu-o na sua movimentação, mas não teve capacidade para passar o neerlandês e Quintero, acabando por ser terceiro.

Ellesse Andrews fez o arco-íris brilhar no Keirin Feminino (Foto: UCI Track Champions League)

No Keirin Feminino, a neozelandesa Ellesse Andrews mostrou o porquê de ser Campeã do Mundo e protagonizou uma grande aceleração para vencer assim a corrida. Martha Bayona bem tentou, mas não conseguiu passar Andrews e acabou por ser segunda. Alessa-Catrionta Propster completou o pódio. Emma Finucane foi apenas 9ª.

Classificações gerais

Katie Archibald, Harrie Lavreysen, Alessa-Catrionta Propster e Eiya Hashimoto são os líderes da Track Champions League (Foto: UCI Track Champions League)

Na geral do evento, Lavreysen lidera na velocidade com 40pts, perante os 30 de Derache e os 26 de Richardson. Quintero é 5º com 20pts. No feminino, Propster lidera com 35pts e tem 3pts de vantagem sobre Bayona e 5pts com Andrews. Finucane é quarta com 24pts.

No Endurance, Hashimoto é líder destacado com 31pts. Bibic é segundo com 25pts e Dens terceiro com 24. Stewart é 5º com 21pts e tem que recuperar após uma Eliminação não bem sucedida. Tidball não teve um bom Scratch e é 6º com 20pts. No feminino, Katie Archibald é líder com 37pts e tem apenas 2pts de vantagem sobre Williams. Stenberg é 3ª com 30pts e Coles-Lyster 4ª com 28.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Releated

Please turn AdBlock off  | Por favor desative o AdBlock