Fem Van Empel e Eli Iserbyt vencem primeira ronda da Telenet Superprestige em Overijse!

Decorreu este domingo em Overijse, na Bélgica, a primeira ronda da aclamada série de corridas ciclocrosse Telenet SuperPrestige de 2023/24, com os triunfos a ficarem com Fem Van Empel e Eli Iserbyt. A Campeã do Mundo continua imparável e conquistou a sua terceira vitória da temporada, conseguida de forma dominadora sobre a concorrência, enquanto Iserbyt beneficiou de alguma sorte para conquistar o seu primeiro triunfo.

Prova Feminina

A corrida feminina foi a primeira a arrancar e terminou com uma grande vitória da neerlandesa, Campeã do Mundo, Fem Van Empel (Jumbo – Visma), que venceu todas as corridas que fez nesta temporada. As neerlandesas Ceylin Alvarado (Alpecin – Deceuninck) e Inge Van der Heijden (Crelan – Corendon) completaram o pódio.

A prova começou com um bom arranque de Marie Schreiber (Team SD Worx), mas a jovem luxemburguesa foi rapidamente ultrapassada por Van Empel, que se isolou na frente da corrida. Alvarado não teve dos melhores arranque, mas a neerlandesa conseguiu subir posições e isolou-se na perseguição a Van Empel. Van der Heijden e Annemarie Worst (Cyclocross Reds) tentavam chegar a Alvarado, mas também não estavam a conseguir.

Van Empel continuou com o seu ritmo e a Campeã do Mundo acabou por não dar hipótese, conquistando assim a sua terceira vitória da temporada. Alvarado fez mais uma excelente corrida e acabou por ser segunda a 54s. Van der Heijden foi mais forte que Worst nas últimas voltas e foi assim terceira a 1:14. Denise Betsema (Pauwels Sauzen – Bingoal) ainda está a tentar regressar à sua melhor forma e acabou por ser 6ª a 1:48. Destaca-se a boa corrida da neerlandesa de 19 anos Leonie Bentveld (Pauwels Sauzen – Bingoal) que foi 7ª a 1:57.

Pódio Final com Ceylin Alvarado – Fem Van Empel – Inge Van der Heijden

Classificações

Results powered by FirstCycling.com

Prova Masculina

Eli Iserbyt estreou-se a vencer nesta temporada

A corrida masculina, o belga Eli Iserbyt (Pauwels Sauzen – Bingoal) conquistou uma vitória bastante suada e com um pouco de sorte, após a prova ter ficado marcada pela queda do belga Thibau Nys (Baloise Trek Lions) na última volta. O belga, Campeão da Europa, Michael Vanthourenhout (Pauwels Sauzen – Bingoal) foi segundo a 2s e completou assim a dobradinha da Pauwels. O campeão neerlandês, Lars Van der Haar (Baloise Trek Lions) completou o pódio.

A prova começou com um ritmo elevado. Nenhum ciclista fez a diferença na volta inicial e os principais favoritos estavam todos juntos. Na segunda volta, Thibau Nys sofreu uma queda e ficou com um problema mecânico que o obrigou a trocar de bicicleta. Iserbyt aproveitou, aumentou o ritmo e isolou-se na frente da corrida. A corrida acabou por partir e no final da segunda volta, Iserbyt tinha 6s sobre Kevin Kuhn (Circus-ReUz-Technord) e 11s sobre Gerben Kuypers (Circus-ReUz-Technord), Witse Meeussen e Toon Vandesbosch (Crelan – Corendon), Van der Haar e Vanthourenhout. Nys estava a mais de 25s e tinha bastante terreno para recuperar.

Na terceira volta, Kuhn foi alcançado pelos perseguidores. Mais ciclistas entraram no grupo perseguidor, incluindo Nys que fez uma grande recuperação, mas a vantagem de Iserbyt já era de 22s. Na quarta volta, Nys atacou e foi seguido por Kuypers, Vanthourenhout e Van der Haar. Na quinta volta, Nys voltou a acelerar e Kuypers acabou por ceder. Os três perseguidores acabaram por conseguir fazer a ponte para Iserbyt. Na sexta volta, Van der Haar tentou fazer diferenças na fase inicial, mas acabou por não conseguir. Cameron Mason (Cyclocross Reds) estava a fazer uma grande corrida de trás para a frente e o britânico conseguiu juntou-se a Kuypers.

Na sétima volta, Vanthouerenhout e Iserbyt estavam a cooperar muito bem e o Campeão da Europa acabou por conseguir isolar-se na frente da corrida. Na última volta, Nys e Iserbyt acabaram por conseguir fazer a ponte para Vanthourenhout. Logo a seguir, Iserbyt acelerou e só Nys é que conseguiu fazer a ponte. Nys acabou por arriscar e tentou passar Iserbyt por dentro numa descida, só que Nys acabou por sofrer uma queda que o deixou com um problema mecânico na bicicleta. Iserbyt conseguiu continuar e impôs o seu ritmo para se estrear assim a vencer em 2023. Vanthourenhout quase chegou à roda do seu colega de equipa e acabou por ser 2º a 2s, completando assim a dobradinha da Pauwels. Van der Haar ainda passou Nys e acabou por ser terceiro a 15s.

Thibau Nys fez uma fantástica corrida, o belga mostrou que era o mais forte e mesmo com uma queda e problema mecânico na segunda volta e outra queda e problema mecânico na volta final, conseguiu ser 4º a 19. Mason e Kuypers fizeram uma grande corrida, mostrando que estão em bela forma neste início de temporada e foram 5º e 6º, respetivamente. Laurens Sweeck (Crelan – Corendon), o vencedor da Taça do Mundo de CX de 2022/23, não está o início da temporada que gostaria e foi apenas 8º a 1:06.

Pódio Final com Michael Vanthourenhout – Eli Iserbyt – Lars Van der Haar

Classificações

Results powered by FirstCycling.com

Fotos: Bart Hazen

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Releated

Please turn AdBlock off  | Por favor desative o AdBlock