Narciso de Prata num Scratch que fez sonhar ao segundo dia de Europeus de Pista em Anadia!
Disputou-se esta quarta o segundo dia dos Campeonatos da Europa de Pista para Juniores e Sub-23 no Velódromo Nacional de Sangalhos, Anadia, com Portugal a voltar a subir à pista e a protagonizar grandes exibições, que nos deixaram no top10 em praticamente todas as disciplinas! Diogo Narciso foi a grande figura lusa do dia, ficando muito próximo do Título Europeu de Scratch, que apenas fugiu nos últimos 10m de corrida de forma dramática.
Scratch Sub-23 Masculinos
O Scratch para os Sub-23 foi a corrida que mais emoção trouxe ao Velódromo Nacional, com Diogo Narciso a ser protagonista em vários momentos! O português atacou por várias vezes, até se isolar já nas seis voltas finais. Durante intermináveis voltas, os 20m de vantagem sobre o dinamarquês Philippe Mathiesen pareciam suficientes para vencer, mas não foram. Embalado na última volta, Mathiesen passou Narciso nos últimos 10m e conquistou o Título Europeu de forma dramática, com o português a não ter nada mais para dar após uma grande prestação, que viu ainda o neerlandês Elmar Abma ser terceiro.
Sprint Coletivo Sub-23 Masculinos
No Sprint Coletivo dos Sub-23 foram os já experientes italianos com Matteo Bianchi, Mattia Preodmo e Matteo Tugnolo a levarem a melhor e a sagrarem-se Campeões da Europa, com o registo de 43:990 a permitir-lhes bater a formação dos Países Baixos já na última volta da corrida. A Alemanha venceu a final pelo Bronze e completou o pódio.
Scratch Sub-23 Femininas
O Scratch das Sub-23 assistiu a uma emocionante corrida, com muitos ataques, e decidido sobre o risco de meta, após com o pelotão a conseguir alcançar a última ciclista escapada sobre o risco de meta. A polaca Maja Tracka voou para bater a britânica Flora Perkins, que se encontrava adiantada, e sagrar-se assim Campeã da Europa, com a francesa Constance Marchand a ser terceira.
Daniela Campos esteve muito ativa em competição, atacando e conseguindo distanciar-se a cerca de 22 voltas do fim, numa iniciativa a que a belga Katrijn De Clercq respondeu para evitar que Daniela desse uma volta sobre o pelotão. A ciclista portuguesa manteve-se na luta até final, finalizando na 10ª posição.
Sprint Coletivo Sub-23 Femininas
No Sprint Coletivo das Sub-23 foram as britânicas Rhian Edmunds, Margaret Iona Moir e Rhianna Parris-Smith a conquistarem o Título Europeu com o registo de 49:028, batendo a formação da Chéquia por mais de meio segundo. O pódio foi completo pela seleção da Polónia, com um tempo que poderia dar a Prata, não estivessem a disputar a final pelo Bronze.
Eliminação Juniores Masculinos
Na Eliminação para os Juniores, voltamos a assistir uma excelente corrida, mas algo nervosa e com algumas quedas que obrigaram à neutralização da contenda. O italiano Davide Stella conquistou mais um Título Europeu, num emocionante final em que bateu o esloveno Campeão Mundial Zak Erzen, após um grande mano-a-mano até à meta! O neerlandês Collin Westbroek foi terceiro e completou o pódio.
Gabriel Baptista representou Portugal com uma grande exibição, sofrendo uma queda, mas terminando num honroso sétimo lugar, após uma jornada bastante consistente.
1km TT Juniores Masculinos
No contrarrelógio individual de 1 km, assistimos a nova vitória do italiano Davide Stella, batendo o belga Nolan Huysmans por apenas 1 milésimo de segundo, para vencer novo Título Europeu! O pódio foi completo pelo alemão Jakob Vogt, que foi terceiro a apenas 13 milésimos de segundo do vencedor, apesar de liderar largamento no penúltimo parcial!
Paulo Fernandes representou Portugal nesta disciplina em que ainda não temos grande tradição, e finalizou em 18º, a pouco menos de 7s do vencedor.
Perseguição Coletiva Juniores Masculinos
Na Perseguição Coletiva dos Juniores, a Itália voltou a fazer cair o Recorde Mundial, que já haviam batido na qualificação, agora por 4.5s, e sagrou-se assim Campeã Europeia, num quarteto com Renato Favero, Matteo Fiorin, Luca Giaimi e Juan David Sierra, que estabeleceu a nova marca em 3:53.980! Os britânicos terminaram na segunda posição, gastando mais de 4min. Na disputa pelo bronze, a França liderou todos os intermédios mas acabou por perder o Bronze para a Dinamarca no km final!
Eliminação Juniores Femininas
Na Eliminação das Juniores, a belga Helene Hesters sagrou-se a nova Campeã Europeia, realizando uma grande exibição que lhe permitiu bater todas as ciclistas do top4 na força! A italiana Anita Baima ficou na posição de Prata, após ter tentado surpreender com um ataque à entrada para a volta final, e a alemã Sina Temmen foi terceira e garantiu o Bronze.
Marta Carvalho cumpriu mais uma excelente prestação de Portugal e terminou em 9ª.
Perseguição Coletiva Juniores Femininas
nNa perseguição coletiva das Juniores, a Itália de Irma Siri, Alice Toniolli, Silvia Milesi e a já conhecida Francesca Venturelli conquistou o Ouro numa apertada disputa com a formação de França, com as duas seleções separadas por menos de três décimos de segundo! Na disputa pelo Bronze, as britânicas superiorizaram-se às alemãs e completaram o pódio.
Fotos: UEC