Narciso de Prata num Scratch que fez sonhar ao segundo dia de Europeus de Pista em Anadia!

Disputou-se esta quarta o segundo dia dos Campeonatos da Europa de Pista para Juniores e Sub-23 no Velódromo Nacional de Sangalhos, Anadia, com Portugal a voltar a subir à pista e a protagonizar grandes exibições, que nos deixaram no top10 em praticamente todas as disciplinas! Diogo Narciso foi a grande figura lusa do dia, ficando muito próximo do Título Europeu de Scratch, que apenas fugiu nos últimos 10m de corrida de forma dramática.

Scratch Sub-23 Masculinos

Pódio do Scratch Sub-23 com Diogo Narciso, Philippe Mathiesen e Elmar Abma (da esquerda para a direita)

O Scratch para os Sub-23 foi a corrida que mais emoção trouxe ao Velódromo Nacional, com Diogo Narciso a ser protagonista em vários momentos! O português atacou por várias vezes, até se isolar já nas seis voltas finais. Durante intermináveis voltas, os 20m de vantagem sobre o dinamarquês Philippe Mathiesen pareciam suficientes para vencer, mas não foram. Embalado na última volta, Mathiesen passou Narciso nos últimos 10m e conquistou o Título Europeu de forma dramática, com o português a não ter nada mais para dar após uma grande prestação, que viu ainda o neerlandês Elmar Abma ser terceiro.

Sprint Coletivo Sub-23 Masculinos

Pódio do Sprint Coletivo Sub-23 com Países Baixos, Itália e Alemanha (da esquerda para a direita)

No Sprint Coletivo dos Sub-23 foram os já experientes italianos com Matteo Bianchi, Mattia Preodmo e Matteo Tugnolo a levarem a melhor e a sagrarem-se Campeões da Europa, com o registo de 43:990 a permitir-lhes bater a formação dos Países Baixos já na última volta da corrida. A Alemanha venceu a final pelo Bronze e completou o pódio.

Scratch Sub-23 Femininas

Pódio do Scratch Sub-23 com Flora Perkins, Maja Tracka e Constance Marchand (da esquerda para a direita)

O Scratch das Sub-23 assistiu a uma emocionante corrida, com muitos ataques, e decidido sobre o risco de meta, após com o pelotão a conseguir alcançar a última ciclista escapada sobre o risco de meta. A polaca Maja Tracka voou para bater a britânica Flora Perkins, que se encontrava adiantada, e sagrar-se assim Campeã da Europa, com a francesa Constance Marchand a ser terceira.

Daniela Campos foi 10ª no Scratch das Sub-23!

Daniela Campos esteve muito ativa em competição, atacando e conseguindo distanciar-se a cerca de 22 voltas do fim, numa iniciativa a que a belga Katrijn De Clercq respondeu para evitar que Daniela desse uma volta sobre o pelotão. A ciclista portuguesa manteve-se na luta até final, finalizando na 10ª posição.

Sprint Coletivo Sub-23 Femininas

Pódio do Sprint Coletivo Sub-23 com Chéquia, Grã-Bretanha e Polónia (da esquerda para a direita)

No Sprint Coletivo das Sub-23 foram as britânicas Rhian Edmunds, Margaret Iona Moir e Rhianna Parris-Smith a conquistarem o Título Europeu com o registo de 49:028, batendo a formação da Chéquia por mais de meio segundo. O pódio foi completo pela seleção da Polónia, com um tempo que poderia dar a Prata, não estivessem a disputar a final pelo Bronze.

Eliminação Juniores Masculinos

Pódio da Eliminação Júnior com Zak Erzen, Davide Stella e Collin Westbroek (da esquerda para a direita)

Na Eliminação para os Juniores, voltamos a assistir uma excelente corrida, mas algo nervosa e com algumas quedas que obrigaram à neutralização da contenda. O italiano Davide Stella conquistou mais um Título Europeu, num emocionante final em que bateu o esloveno Campeão Mundial Zak Erzen, após um grande mano-a-mano até à meta! O neerlandês Collin Westbroek foi terceiro e completou o pódio.

Gabriel Baptista foi sétimo na Eliminação Júnior!

Gabriel Baptista representou Portugal com uma grande exibição, sofrendo uma queda, mas terminando num honroso sétimo lugar, após uma jornada bastante consistente.

1km TT Juniores Masculinos

Pódio do 1km TT Júnior com Nolan Huysmans, Davide Stella e Jakob Vogt (da esquerda para a direita)

No contrarrelógio individual de 1 km, assistimos a nova vitória do italiano Davide Stella, batendo o belga Nolan Huysmans por apenas 1 milésimo de segundo, para vencer novo Título Europeu! O pódio foi completo pelo alemão Jakob Vogt, que foi terceiro a apenas 13 milésimos de segundo do vencedor, apesar de liderar largamento no penúltimo parcial!

Paulo Fernandes foi 18º na prova do 1km!

Paulo Fernandes representou Portugal nesta disciplina em que ainda não temos grande tradição, e finalizou em 18º, a pouco menos de 7s do vencedor.

Perseguição Coletiva Juniores Masculinos

Pódio da Perseguição Coletiva Júnior com Grã-Bretanha, Itália e Dinamarca (da esquerda para a direita)

Na Perseguição Coletiva dos Juniores, a Itália voltou a fazer cair o Recorde Mundial, que já haviam batido na qualificação, agora por 4.5s, e sagrou-se assim Campeã Europeia, num quarteto com Renato Favero, Matteo Fiorin, Luca Giaimi e Juan David Sierra, que estabeleceu a nova marca em 3:53.980! Os britânicos terminaram na segunda posição, gastando mais de 4min. Na disputa pelo bronze, a França liderou todos os intermédios mas acabou por perder o Bronze para a Dinamarca no km final!

Eliminação Juniores Femininas

Pódio da Eliminação Júnior com Anita Baima, Helene Hesters e Sina Temmen (da esquerda para a direita)

Na Eliminação das Juniores, a belga Helene Hesters sagrou-se a nova Campeã Europeia, realizando uma grande exibição que lhe permitiu bater todas as ciclistas do top4 na força! A italiana Anita Baima ficou na posição de Prata, após ter tentado surpreender com um ataque à entrada para a volta final, e a alemã Sina Temmen foi terceira e garantiu o Bronze.

Marta Carvalho foi 9ª na Eliminação Júnior!

Marta Carvalho cumpriu mais uma excelente prestação de Portugal e terminou em 9ª.

Perseguição Coletiva Juniores Femininas

Pódio da Perseguição Coletiva Júnior com França, Itália e Grã-Bretanha (da esquerda para a direita)

nNa perseguição coletiva das Juniores, a Itália de Irma Siri, Alice Toniolli, Silvia Milesi e a já conhecida Francesca Venturelli conquistou o Ouro numa apertada disputa com a formação de França, com as duas seleções separadas por menos de três décimos de segundo! Na disputa pelo Bronze, as britânicas superiorizaram-se às alemãs e completaram o pódio.

Fotos: UEC

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Releated

Please turn AdBlock off  | Por favor desative o AdBlock