Iúri Leitão brilha no Troféu Sunlive a pouco mais de uma semana do Campeonato da Europa!
Decorreu este sábado o Troféu Sunlive, com o Velódromo Nacional de Sangalhos, em Anadia, a receber mais uma ronda de corridas, na antecâmara do Campeonato da Europa de Pista, que decorrerá na Suíça de 8 a 12 de fevereiro! Numa corrida de classe C2, alguns dos corredores que irão estar nessa mesma competição marcaram presença para finalizar a sua preparação para o grande objetivo deste início de época!
Iúri Leitão foi a grande figura do dia, vencendo o Omnium e o Madison, este na companhia de Diogo Narciso, e ganhou força e motivação para o Campeonato da Europa. O ciclista de Viana do Castelo, apesar de ter apenas 24 anos, é um dos mais experientes na Pista em Portugal, e leva já dois títulos europeus no currículo, ambos em Scratch, conquistados em 2020 e 2022, e deverá ser, por isso, uma das escolhas do selecionador nacional, Gabriel Mendes, para a edição de 2023 dos Campeonatos da Europa.
Omnium Elite Masculino
O Omnium dos Elites Masculinos foi dominado por Iúri Leitão (Seleção de Portugal), com o português a ter uma corrida de grande nível em todas as provas, e a terminar com 174pts para conquistar uma vitória folgada! Num pódio repleto de portugueses, Rodrigo Caixas (Credibom – LA Alumínios – MarcosCar) foi segundo, com 140pts, e Diogo Narciso (Seleção de Portugal) foi terceiro, com 126pts.
A prova de Scratch começou por ser ganha por Rodrigo Caixas, com Iúri Leitão a ser segundo e Narciso terceiro, entrando assim os três nas primeiras posições. Na Tempo Race, Iúri dominou por completo, vencendo 10 sprints e conquistando 1 volta de avanço sobre o pelotão, para terminar com 30pts e conquistar a vitória. O jovem João Martins (Rádio Popular – Paredes – Boavista), no seu primeiro ano de Sub-23, foi segundo, com 25pts, enquanto Daniel Dias (Credibom – LA Alumínios – MarcosCar) foi terceiro, com 22pts.
Na corrida de Eliminação, Iúri voltou a conquistar a vitória, batendo Diogo Narciso nas últimas voltas, enquanto o uzbeque Vladislav Troman (Uzbekistan National Team) foi terceiro. Na Corrida por Pontos final, Iúri Leitão e Rodrigo Caixas foram as grandes figuras! Iúri conquistou 2 voltas de avanço sobre o pelotão e venceu 1 sprint intermédio, para vencer a corrida, enquanto Rodrigo fez a mesma façanha, mas para subir ao segundo posto da geral e terminar a corrida na posição de prata. Diogo Narciso venceu 2 sprints, mas completou apenas 1 volta de avanço, e por isso terminou na terceira posição.
Omnium Elite Feminino
No Omnium das Elites Femininas, que não contou com qualquer ciclista portuguesa, foi a grega Argiro Milaki (Greece National Team) a conquistar a vitória, com 134pts, numa disputa que se tornou muito apertada com a uzbeque Margarita Misyurina (Uzbekistan National Team), que foi segunda com 131pts, e a espanhola Isabel Ferreres (Spain National Team), terceira com 126pts.
Na corrida de Scratch inicial, a austríaca Kathrin Schweinberger (Doltcinivan Eyck Sport) levou a melhor e conquistou a vitória, sendo assim a primeira líder da corrida, com Ferreres a ser segunda e Misyurina terceira. Na Tempo Race, a espanhola Ainara Albert (Spain National Team) esteve a um nível irrepreensível e venceu 17 dos 26 sprints para conquistar a vitória, enquanto Milaki foi segunda e Ferreres terceira.
Na corrida de Eliminação, Milaki dominou e conquistou a vitória, batendo nas últimas voltas a austríaca Verena Eberhardt (RSC Sdburgenland). No terceiro posto terminou a espanhola Saoia Orgambide (Vipeq). Na Corrida por Pontos final, foi Misyurina a brilhar, e a dar 1 volta de avanço sobre o pelotão, conquistando 4 sprints, incluindo o final, para terminar com 131pts! O esforço que lhe valeu 49pts nesta corrida não chegou para a vitória, já quei Milaki conquistou 1 sprint, pontuando em 7, para entrar nas últimas voltas com a corrida matematicamente ganha e terminar com 134pts. Isabel Ferreres conseguiu vencer 2 sprints, e somar 18pts que lhe permitiram somar 126pts no total da prova para terminar na terceira posição.
Madison Elite Masculino
No Madison dos Elites Masculinos, a dupla mais experiente, com Iúri Leitão e Diogo Narciso conquistou a vitória, graças a terem conseguido conquistar 3 voltas de avanço sobre o pelotão, que se revelaram decisivas para o desfecho final, com 97pts conquistados, nos quais se incluem ainda 4 sprints ganhos! Na segunda posição, Rodrigo Caixas e Daniel Dias conquistaram 45pts, com 1 volta de avanço e 3 sprints ganhos, superando assim os italianos Samuele Quaranta e Niccolo Galli, que com 40pts, de 1 volta de avanço e 1 sprint ganho foram terceiros.
Madison Elite Feminino
No Madison das Elites Femininas, foram as espanholas Isabel Ferreres e Ainara Albert a conquistar a vitória, com os 39pts de 1 volta de avanço e 1 sprint ganho a darem-lhes a vitória, tendo pontuado em 7 dos 8 sprints. As uzbeques Margarita Misyurina e Nafosat Kozieva conquistaram a vitória nos primeiros 6 sprints, mas a reta final das espanholas fê-las cair para a segunda posição, com 38pts! As austríacas Verena Eberhard e Kathrin Schweinberger foram terceiras, com 29pts, tendo pontuado em todos os sprints e ganho o último.
Keirin Elite Masculino
No Keirin dos Elites Masculinos, os italianos dominaram, e mesmo tendo de passar por uma repescagem, foi Mattia Predomo (Italy National Team) a dominar e a conquistar a vitória, batendo o grego Sotirios Bretas (Greece National Team), e o compatriota Stefano Moro (Italy National Team).
Sprint Elite Masculino
No Sprint Elite Masculino, foi também o italiano Mattia Predomo a vencer, após bater na final o super favorito, o israelita Mikhail Yakovlev (IPT Track Trade Team), em dois sprints, enquanto na luta pelo bronze foi o sul-africano Jean Spies (Gig / South Africa / Rule) a levar a melhor, batendo o espanhol José Moreno Sanchez (Spain National Team) em dois sprints.
Scratch Júnior Masculino
Os Juniores Masculinos começaram por disputar a prova de Scratch, que foi dominada pelos atletas romenos, com Norbert Nyulas-Petres (Romania National Team) a vencer, e Edmond Novak (Romania National Team) a ser segundo, dando assim a dobradinha ao seu país. No terceiro posto terminou o Campeão Nacional, Gabriel Baptista (Landeiro | KTM | Matias&Araújo | Frulact).
Scratch Júnior Feminino
Nas Juniores Femininas, foi a Campeã Nacional, Marta Carvalho (Seleção Nacional de Portugal), a conquistar a vitória, superando Raquel Dias (Seleção Nacional de Portugal), que é sua colega de equipa, e também Lara Fernandes (Seleção Nacional de Portugal).
Eliminação Júnior Masculina
Na Eliminação dos Juniores Masculinos, Gabriel Baptista (Landeiro | KTM | Matias&Araújo | Frulact) vingou a vitória não conseguida no Scratch e levou a melhor sobre o seu colega de equipa e Campeão Nacional desta especialidade, Paulo Fernandes (Landeiro | KTM | Matias&Araújo | Frulact)! No terceiro posto terminou José Teixeira (Paredes / Fortunna).
Eliminação Júnior Feminina
Na corrida de Eliminação para as Juniores Femininas, a vitória sorriu a Raquel Dias, que bateu, desta feita, as compatriotas Patrícia Duarte (Seleção Nacional de Portugal) e Ana Marques (Seleção Nacional de Portugal), enquanto a Campeã Nacional, Marta Carvalho, ficou na quarta posição
Fotos: UVP/FPC