Fem Van Empel conquista X2O Badkamers Trofee de Herentals pelo segundo ano consecutivo!
A neerlandesa, Campeã da Europa e do Mundo, Fem Van Empel (Team Visma | Lease a Bike) venceu a quarta ronda do X2O Badkamers Trofee, disputada no circuito de Herentals, na Bélgica. Van Empel isolou-se na penúltima volta para somar o seu sexto triunfo esta temporada. As neerlandesas Lucinda Brand (Baloise Trek Lions) e Ceylin Alvarado (Fenix – Deceuninck) foram ambas vítimas de quedas, mas ainda conseguiram ser segunda e terceira, respetivamente.
Quatro ciclistas destacam-se, após um forte começo de corrida
A quarta ronda das elites femininas no X2O Badkamers Trofee começou com um excelente arranque de Fem Van Empel. A Campeã do Mundo impôs de imediato um ritmo elevado e, numa das zonas mais técnicas do circuito, conseguiu partir a corrida. Ceylin Alvarado foi a única que agarrou a roda de Van Empel. Lucinda Brand ficou cortada, mas a ritmo com Annemarie Worst (Cyclocross Reds) na sua roda, começava a fechar o espaço para as duas da frente. No final da volta inicial, Brand largou Worst e fez a ponte para Van Empel e Alvarado.
Na segunda volta, houve várias acelerações no grupo da frente, mas ninguém conseguiu ganhar um espaço importante. Nenhuma ciclista estava a querer pegar na corrida e isso fez com que Worst se juntasse ao grupo da frente.
Fem Van Empel isola-se, após azares das suas adversárias
No início da terceira volta, Brand acelerou e conseguiu isolar-se. Van Empel decidiu não ir ao choque e, a ritmo, conseguiu fazer a ponte para a sua compatriota. Na zona das boxes, ao trocar de bicicleta, Alvarado acabou por sofrer uma queda. A neerlandesa da Fenix – Deceuninck ainda teve de colocar a corrente novamente no sítio e acabou por perder o contacto com Worst. Brand e Van Empel terminaram a volta com uma vantagem de 12s sobre Worst e 27s sobre Alvarado.
Brand e Van Empel começaram a marcar-se, no início da quarta volta, e Worst acabou por fechar bastante espaço para a frente da corrida. Numa das zonas mais técnicas do circuito, Brand cometeu um erro que a fez ir ao chão. Isto fez com que Van Empel se isolasse na frente da corrida e com que Worst ficasse sozinha em posição intermédia. Brand acabou por receber a companhia de Alvarado e as duas tentavam reentrar na luta pelo segundo posto. Van Empel terminou a volta com uma vantagem de 9s sobre Worst e de 23s sobre Alvarado e Brand.
Fem Van Empel não comete erros e brilha em Herentals
Na última volta, Worst cometeu um erro que a fez desmontar da bicicleta. A neerlandesa perdeu bastante tempo para Van Empel e acabou por ser alcançada por Brand e Alvarado. Brand rapidamente aumentou o ritmo e Worst entrou de imediato em dificuldades. Logo a seguir, Alvarado tentou largar Brand, mas não teve sucesso. Mesmo assim, esta aceleração da neerlandesa Fenix – Deceuninck fez com que Worst perdesse o contacto.
Fem Van Empel seguiu com um ritmo seguro e acabou por conquistar assim a sua sexta vitória esta temporada no X2O Badkamers Trofee de Herentals. No sprint final, Lucinda Brand conseguiu impor-se frente a Ceylin Alvarado para ser assim 2ª a 19s. Annemarie Worst mostrou estar a subir de nível ao conseguir ser 4ª a 24s. A veterana, campeã belga, Sanne Cant (Crelan – Corendon) fez uma bela corrida a ritmo e conseguiu ser 5ª a 2:15. A jovem britânica Cat Ferguson (Movistar Team) regressou à competição e foi 23ª a 8:13.
Lucinda Brand manteve a liderança da classificação geral do X2O Badkamers Trofee. A campeã neerlandesa tem agora 4:40 de vantagem sobre Annemarie Worst e 5:25 sobre Ceylin Alvarado.
Classificações
Results powered by FirstCycling.com
Foto de Capa: Cor Vos