Samara Maxwell e Charlie Aldridge são os novos Campeões do Mundo de XCO de Sub23! Ana Santos fecha no top16!
A neozelandesa Samara Maxwell e o britânico Charlie Aldridge sagraram-se Campeões do Mundo de XCO de Sub23, num dia que contou com uma prova dominadora, na vertente feminina, e com uma grande batalha pelo Ouro, na vertente masculina. Os portugueses Ana Santos e Diogo Neves estiveram presentes nos Mundiais de XCO de Sub23. Ana Santos esteve muito bem e terminou na 16ª posição, enquanto Diogo Neves terminou em 43º.
Sub23 Femininas
Nas Sub23 Femininas, a neozelandesa Samara Maxwell (New Zealand National Team) dominou o circuito de Glasgow e conquistou o Título Mundial de XCO. Maxwell bateu as suíças Ginia Caluori e Ronja Blochlinger (Switzerland National Team) por 1:01 e 1:27, respetivamente.
Maxwelll teve um bom arranque e logo na primeira volta, a neozelandesa conseguiu uma boa vantagem sobre as suas adversárias. Blochlinger era quem estava mais próxima de Maxwell, mas não era nada fácil fechar a vantagem da neozelandesa. Blochlinger não conseguiu fechar o espaço para a Maxwell e acabou por receber a companhia da sua compatriota Caluori.
Maxwell continuou com o seu ritmo e a neozelandesa sagrou-se assim Campeã do Mundo de XCO nas Sub23. Caluori acabou por largar Blochlinger e ficou assim com a medalha de Prata. Blanka Vas (Hungary National Team) fez uma grande prova, a húngara partiu das últimas linhas de partida e acabou para fazer uma grande recuperação para ser quinta a 2:18. A exibição de Vas mostrou que se tivesse uma melhor posição de partida, podia ter lutado pelas medalhas ou até mesmo pela vitória.
A portuguesa Ana Santos fez uma bela prova e terminou na 16ª posição a 6:01 da vencedora.
Classificações
Results powered by FirstCycling.com
Sub23 Masculinos
Nos Sub23 Masculinos, o britânico Charlie Aldridge (Great Britain National Team) foi o mais forte numa grande batalha pelo Ouro para conquistar assim o tão desejado Título Mundial em casa. O britânico bateu o francês Adrien Boichis (France National Team) por 13s e o suíço Dario Lillo (Switzerland National Team) por 29s.
A prova começou com um ritmo elevado e logo nas duas primeiras voltas Aldridge, Boichis, Lillo e Riley Amos (USA National Team) conseguiram ganhar uma boa vantagem sobre o pelotão e ficaram isolados na frente da corrida. Por volta da quarta volta de sete, Amos acabou por perder o contacto com o grupo da frente que mantinha um ritmo elevado.
Aldridge, Boichis e Lillo seguiram juntos e acabaram a lutar pelo Ouro na última volta. Nas primeiras acelerações de Aldridge e Boichis na última volta, Lillo acabou por ceder. A luta pelo Ouro foi reduzida a dois e na fase final, o britânico conseguiu largar o francês para conquistar o tão desejado Título Mundial de Sub23 em casa. Boichis bem tentou mas acabou por deixar de ter capacidade para seguir Aldridge e ficou com a Prata.
O português Diogo Neves acabou em 43º a 6:58 do vencedor.
Classificações
Results powered by FirstCycling.com
Fotos: UCI