Remontada final dá Cape Epic a Beers e Blevins! Steinburg e Calderon vencem etapa de consagração para Looser e Le Court!
Chegou ao fim este domingo mais uma edição da Absa Cape Epic, com uma jornada final que trouxe remontada na geral masculina, e uma merecida consagração para a dupla vencedora do lado feminino. Ao longo de 80km, com 2400m de desnível positivo acumulado entre Lourensford Wine Estate e Val de Vie Estate, a jornada final foi a que mais metros de subida apresentou por km percorrido, e fez as esperadas diferenças num último dia de corrida em que já todos sentiam as pernas bem pesadas.

Nos Elites Masculinos, a dupla de Georg Egger e Lukas Baum (ORBEA x Leatt x Speed Company) conquistou a vitória na etapa final, depois de ter perdido a amarela no dia anterior. Foi, de certa forma, um final em que mostraram superioridade sobre a concorrência depois de um dia em que tudo saiu ao lado. Os alemães bateram a dupla de Matt Beers e Christopher Blevins (Toyota – Specialized – NinetyOne) por 10s, que assim conseguiram dar a remontada e conquistar a geral! No terceiro posto terminaram os alemães Simon Stiebjahn e Martin Frey (Singer Racing), a 56s.

A vitória de Beers e Blevins na geral foi mesmo o grande destaque do dia e talvez de toda a corrida! Os dois venceram 5 de 8 etapas, e partiram para o último dia com um défice de 1:32 sobre Nino Schurter e Andri Frischknecht (SCOTT – SRAM MTB Racing), mas os suíços tiveram um dia menos bom, passaram por dificuldades, e chegaram apenas na quinta posição, a 5:54 dos vencedores. O resultado fê-los cair para a terceira posição da geral, a 4:11 de Beers e Blevins, enquanto Egger e Baur ainda conseguiram recuperar a segunda posição da geral, a 3:49 dos vencedores.

O português José Dias e a sua dupla Hans Becking (BUFF Megamo) terminaram a etapa na 12ª posição, a 13:31, fechando assim a geral no 9º lugar, a 1:25:06 dos vencedores, após toda uma corrida em que o português se viu afetado por um vírus.

Do lado feminino, a vitória na etapa foi para as surpreendentes Greete Steinburg, da Estónia, e Monica Calderon, da Colômbia (Cannondale Vas Arabay), que fecharam assim com chave de ouro depois de toda uma corrida na sombra. As líderes Kim Le Court e Vera Looser (Efficient Infiniti Insure) chegaram logo atrás, 18s depois, e confirmaram assim uma vitória destacada na geral com mais uma exibição dominadora, já que as adversárias mais diretas, Candice Lill e Amy Wakefield (e-FORT.net : SeattleCoffeeCo) foram terceiras a 7:30.

Na geral, Le Court e Looser conquistaram o triunfo com 32:24 sobre Lill e Wakefield, elas que foram as grandes azaradas desta edição na corrida quando na etapa anterior sofreram avarias mecânicas que lhes custaram quase 40min de atraso para as vencedoras. No terceiro posto da geral, Sofia Villafane e Katerina Nash (NinetyOne – Songo – Specialized) terminaram a 43:17 e fecharam assim o pódio.
A destacar ainda as presenças dos amadores portugueses Carlos Lobo e Ricardo Ramos, pela equipa Binas & Birras. O primeiro fechou na 109ª posição da geral com o angolano Ricardo Henriques, a 17:59:59 dos vencedores da categoria, enquanto o segundo fechou na 117ª com o espanhol Francisco Vera, a 20:20:59. Nas duplas mistas, Pedro Carvalho, pela Moz MTB Mixed, foi 44º, a 18:19:17, com a sua companheira moçambicana Tatiana Fonseca.
Foto de Capa: Nick Muzic / Cape Epic