Mathieu Van der Poel domina em Besançon! Puck Pieterse vence na última ronda da Taça do Mundo!

Os neerlandeses Mathieu Van der Poel e Puck Pieterse (Alpecin-Deceuninck) venceram na tarde de hoje a última prova da Taça do Mundo de Ciclocrosse 2022/2023, disputada no circuito de Besançon, na França. Laurens Sweeck (Crelan – Fristads) e Fem Van Empel (Jumbo – Visma) são os grandes vencedores da Taça do Mundo de Ciclocrosse 2022/2023.

Prova Masculina

A prova masculina foi a última a arrancar e contou com uma vitória dominante de Mathieu Van der Poel que conquistou a sua sexta vitória da temporada. O neerlandês bateu o belga Laurens Sweeck por 49s e o neerlandês Joris Nieuwenhuis (Baloise Trek Lions).

A prova começou com um grande arranque de Van der Poel mas o neerlandês decidiu não impor um ritmo alto e vários ciclistas conseguiram segui-lo. Na segunda volta, um grupo composto por Van der Poel Niels Vandeputte e Toon Vandebosch (Alpecin-Deceuninck); Sweeck e Mees Hendrikx (Crelan – Fristads); Nieuwenhuis; Eli Iserbyt e Ryan Kamp (Pauwels Sauzen – Bingoal); Kevin Kuhn (Tormans Cyclo Cross Team); Corné Van Kessel (Deschacht – Hens – Maes), Clément Venturini (France National Team) e Michael Boros (Czech Republic National Team) estava na frente da corrida.

Na quarta volta, Van der Poel atacou e ficou isolado na frente da corrida. Van der Poel continuou com o seu forte ritmo e o neerlandês conquistou assim a sua sexta vitória da temporada. Sweeck foi segundo a 49s. Nieuwenhuis foi terceiro a 52s após bater ao sprint Venturini, Vandeputte e Kamp. Iserbyt acelerou na última volta e estava a lutar pelo pódio mas o belga acabou por ceder imenso e acabou na décima posição.

Laurens Sweeck aumentou a sua vantagem na geral, mas o belga já tinha os pontos suficientes para se sagrar o grande vencedor da Taça do Mundo de Ciclocrosse 2022/2023. Sweeck fez 385 pontos. Michael Vanthourenhout (Pauwels Sauzen – Bingoal) não participou na prova de hoje mas o Campeão da Europa conseguiu manter o seu segundo lugar na geral com 309 pontos. Eli Iserbyt foi terceiro com 290 pontos mas o belga já tinha o terceiro lugar na geral garantido.

Pódio Final em Besançon

Pódio Final com Laurens Sweeck – Mathieu Vaun der Poel – Joris Nieuwenhuis (da esquerda para a direita)

Classificações

Results powered by FirstCycling.com

Prova Feminina

Puck Pieterse conquistou a sua nona vitória da temporada

A prova feminina foi a primeira a arrancar e terminou com uma vitória de Puck Pieterse que conquistou a sua nona vitória da temporada. A neerlandesa bateu as suas compatriotas Annemarie Worst e Inge Van der Heijden (777) por 37s e 43s, respetivamente.

A prova começou com um grande arranque de Marie Schreiber (Tormans Cyclo Cross Team) que foi seguida por Pieterse, Van der Heijden, Worst, Blanka Vas (Team SD Worx), Zoe Backstedt (EF Education-TIBCO-SVB), Helene Clauzel (AS Bike Racing) e Denise Betsema (Pauwels Sauzen – Bingoal). Pieterse teve um problema mecânico, na primeira volta, e a neerlandesa desceu para a décima seta posição. No final da primeira volta, Pieterse reentrou no grupo da frente.

Na terceira volta, Pieterse atacou e ficou isolada na frente da corrida. A neerlandesa era perseguida por Van der Heijden e Worst. Pieterse continuou com o seu forte ritmo e a campeã neerlandesa conquistou a sua terceira vitória em 2023. Worst foi mais forte que Van der Heijden, na última volta, e foi segunda a 37s. Backstedt foi mais forte que Vas, nas últimas voltas, e a jovem britânica foi quarta a 1:02.

Fem Van Empel não participou na prova mas a neerlandesa já tinha pontos suficientes para se sagrar a grande vencedora da Taça do Mundo de Ciclocrosse 2022/2023. Van Empel fez 395 pontos e bateu Pieterse por apenas 5 pontos. Shirin Van Anrooij (Baloise Trek Lions) também não participou na prova mas a neerlandesa manteve o seu terceiro lugar na classificação geral após marcar 264 pontos.

Pódio Final em Besançon

Pódio Final com Annemarie Worst – Puck Pieterse – Inge Van der Heijden (da esquerda para a direita)

Classificações

Results powered by FirstCycling.com

Foto principal e foto de Puck Pieterse: Alpecin-Deceuninck Cycling Team

Fotos dos pódios: UCI Cyclocross- Twitter

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Releated

Please turn AdBlock off  | Por favor desative o AdBlock