CX: Eli Iserbyt e Fem Van Empel vencem a primeira prova da Taça do Mundo em Waterloo!
O belga Eli Iserbyt (Pauwels Sauzen – Bingoal) e a neerlandesa Fem Van Empel (Pauwels Sauzen – Bingoal) venceram esta tarde a primeira prova da Taça do Mundo de Ciclocrosse 2022/2023, disputada no circuito de Waterloo, nos Estados Unidos da América.
Prova Masculina
A prova começou com um ritmo alto com Lars Van der Haar (Baloise Trek Lions) a ter o melhor arranque e a conseguir uma pequena vantagem sobre o pelotão. Iserbyt perdeu alguns posições na parte inicial da prova mas, no fim da primeira volta o belga conseguiu recuperar essas posições e colocou-se na frente do pelotão.
No final da segunda volta, Iserbyt acelerou e conseguiu ficar isolado na frente da corrida. O belga era perseguido por Thibau Nys (Baloise Trek Lions), Michael Vanthourenhout (Pauwels Sauzen – Bingoal), Laurens Sweeck (Crelan – Fristads) e Van der Haar. Uns metros depois, Sweeck atacou e o belga tentavam alcançar o seu compatriota que liderava a corrida.
Iserbyt tinha 10s de vantagem sobre Sweeck e mais de 1:00 sobre Van der Haar, Vanthourenhout e Nys. Iserbyt conseguiu aguentar o forte ritmo de Sweeck e, volta após volta, o belga foi aumentado a sua vantagem, gradualmente, sobre os seus adversários para vencer a primeira prova da Taça do Mundo de Ciclocrosse de 2022/2023. Sweeck foi segundo a 32s. Van der Haar foi mais forte que Vanthourenhout e Nys, na última volta, e foi terceiro a 1:18.
O Pódio Masculino

Resultados Masculinos
Results powered by FirstCycling.com
Prova feminina

Na prova feminina, a jovem neerlandesa Fem Van Empel venceu a primeira prova da Taça do Mundo de Ciclocrosse de 2022/2023, batendo ao sprint a neerlandesa Ceylin Alvarado (Alpecin-Deceuninck). A campeã da Europa Lucinda Brand (Baloise Trek Lions) foi terceira.
A prova feminina começou Inge van der Heijden (777) a impor um ritmo elevado e a neerlandesa foi seguida por Annemarie Worst (777), Denise Betsema (Pauwels Sauzen – Bingoal), Van Empel e Alvarado. O ritmo inicial foi muito alto para Brand mas a neerlandesa conseguiu juntar-se ao grupo da frente na segunda volta.
Na quarta volta, Alvarado acelerou e a neerlandesa conseguiu uma vantagem de cerca de 3s sobre Brand e Van Empel e 8s sobre Worst e Betsema. Van der Heijden não teve capacidade para seguir o ritmo das suas adversárias. No final da quarta volta, Brand e Van Empel juntaram-se a Alvarado, na frente da corrida. No início da quinta volta, Betsema e Worst alcançaram as três da frente. Van der Heijden estava a cerca de 6s do grupo da frente.
Na parte inicial da sexta e última volta, Brand aumentou o ritmo do grupo da frente e Van Empel e Alvarado foram as únicas que conseguiram seguir o ritmo da Campeã da Europa. Na parte final da últiam volta, Van Empel acelerou e Alvarado foi a única que a conseguiu seguir. No sprint final, Alvarado não teve capacidade para bater Van Empel que venceu assim a primeira prova da Taça do Mundo de Ciclocrosse de 2022/2023. Brand foi terceira a 9s.
O Pódio Feminino

Resultados Femininos
Results powered by FirstCycling.com
Foto principal: Bike Forever Twitter
Foto de Fem Van Empel e fotos do pódios: UCI Cyclocross Twitter