CX: Eli Iserbyt e Lucinda Brand vencem na Taça do Mundo em Besancon!

O belga Eli Iserbyt (Pauwels Sauzen – Bingoal) e a neerlandesa Lucinda Brand (Baloise Trek Lions) venceram esta tarde a oitava prova da Taça do Mundo de Ciclocrosse, disputada no circuito de Besancon na França; primeira vez que este circuito aparece na Taça do Mundo.

Prova Masculina

A prova começou a todo gás com Toon Aerts (Baloise Trek Lions) a ter um excelente arranque e a ganhar uma boa vantagem. Na parte inicial, Iserbyt ficou fechado pelos adversários, mas quando teve oportunidade o belga acelerou e conseguiu chegar a Aerts. Michael Vanthourenhout (Pauwels Sauzen – Bingoal) e Pim Ronhaar (Pauwels Sauzen – Bingoal) perseguiam o duo da frente.

A cada volta o duo da frente aumentava a sua vantagem. Na quarta volta, Iserbyt e Aerts tinham 1:30 de vantagem sobre Vanthourenhout e Ronhaar. Laurens Sweeck (Pauwels Sauzen – Bingoal) e Toon Vandebosch (Pauwels Sauzen – Bingoal) estavam perto de alcançar o grupo perseguidor, mas os dois sofreram com problemas na bicicleta e quedas e ambos perderam as suas chances de lutar pelo pódio.

Aerts atacava Iserbyt nas zonas com mais lama, mas o líder da Taça do Mundo resistia. Nas zonas subidas era Iserbyt que tentava largar Aerts, mas o belga resistia. A luta pelo terceiro lugar também estava muito intensa com Ronhaar e Vanthourenhout a atacarem-se um ao outro.

Na nona volta, Aerts acelerou e Iserbyt começava a ceder, mas conseguia recuperar um pouco de tempo nas zonas técnicas. Aerts voltava a aumentar o ritmo e Iserbyt via a vitória a fugir. Mas o inesperado aconteceu e Aerts cometeu um erro numa descida e caiu, com Iserbyt a aproveitar e passar para a liderança.

No início da última volta, o belga tinha uma vantagem de 5s sobre Aerts, mas Aerts voltou a cometer um erro na zona técnica que lhe custou uns bons segundos. Iserbyt também escorregou numa subida, mas conseguiu recompor-se e continuar, aguentando o forte ritmo de Aerts na perseguição para vencer a oitava prova da Taça do Mundo. Aerts foi segundo a 10s. Ronhaar foi terceiro a 1:44 após conseguir largar Vanthourenhout na última volta.

Eli Iserbyt venceu pela quinta vez na Taça do Mundo de 2021/2022

Resultados Masculinos

Prova Feminina

Na corrida feminina, a neerlandesa Lucinda Brand voltou a mostrar por que razão é a melhor do momento ao vencer a oitava prova da Taça do Mundo de CX, batendo Maghalie Rochette (Canada National Team) e Danise Betsema (Pauwels Sauzen – Bingoal).

A prova começou a um ritmo bastante alto com Brand a ter uma excelente arranque com Betsema mesmo atrás. Desde muito cedo que Brand impôs um ritmo aniquilador do qual Betsema teve de largar o pé. Na segunda volta, Brand tinha uma vantagem de 10s sobre Betsema, Fem Van Empel (Pauwels Sauzen – Bingoal) e Puck Pieterse (Alpecin – Fenix). No final da segunda volta, Brand tinha 15s sobre Betsema. Pieterse e Van Empel estavam muito perto de Betsema.

Na início da terceira volta, Rochette vinha a fazer uma excelente recuperação e alcançou Pieterse e Van Empel, passando direta por elas. A meio da terceira volta, Rochette alcançou Betsema e com uma pequena aceleração na parte final conseguiu com que a neerlandesa cedesse.

Na última volta, Pieterse vinha em recuperação e alcançou Betsema só que numa subida caiu e perdeu as suas chances de lutar pelo pódio. O ritmo de Brand foi suficiente para segurar o forte ritmo de Rochette e a campeã europeia venceu a oitava prova da Taça do Mundo. Rochette foi segunda a 24s e Betsema terceira a 34s após aguentar uma excelente fase final de Van Empel.

Resultados Femininos

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Releated

Please turn AdBlock off  | Por favor desative o AdBlock