Célia Gery é a nova Campeã do Mundo de fundo em Sub-23!

Célia Gery venceu a prova de fundo das sub-23 femininas nos Campeonatos do Mundo, em Kigali, no Ruanda! Num percurso de 119.3km, a francesa bateu ao sprint a eslovaca Viktória Chladonová para se sagrar Campeã do Mundo em Sub-23! A espanhola Paula Blasi bateu ao sprint a italiana Eleonora Ciabocco e a francesa Marion Bunel para completar o pódio a 12s.

Forte ritmo desde os kms iniciais

A prova de fundo das Sub-23 femininas nos Campeonatos do Mundo começou com um ritmo alto. Ao km 20, o ritmo da corrida aumentou e várias ciclistas começaram a ceder. Logo a seguir, Julie Bego (Seleção da França) tentou isolar-se na frente da corrida, mas não teve sucesso. Por volta do km 45, o pelotão acelerou novamente e mais ciclistas acabaram por ceder. 5km depois, Fariba Hashimi (Seleção do Afeganistão) atacou, mas Bego fechou de imediato o espaço.

A 60km do fim, Cat Ferguson (Seleção da Grã-Bretanha) estava a passar dificuldades. A britânica chegou a ceder, mas conseguiu reentrar no pelotão. 13km depois, o pelotão ficou reduzido a cerca de 25 ciclistas. Ferguson acabou por perder o contacto com o pelotão. Logo a seguir, Viktoria Chladonová ficou envolvida numa queda, mas rapidamente reentrou no pelotão. Julie Bego atacou mais uma vez, mas Linda Riedmann (Seleção da Alemanha) não a deixou ganhar um espaço importante.

Alguns ataques e a corrida começa a partir

A 29km do fim, Julie Bego atacou e foi seguida por Justyna Czapla (Seleção da Alemanha) e Anina Hutter (Seleção da Suíça). 1km depois, Paula Blasi juntou-se ao grupo da frente, mas o pelotão rapidamente fechou o espaço. Logo a seguir, Malwina Mul (Seleção da Polónia) saltou do pelotão e conseguiu isolar-se na frente da corrida.

A 22km do fim, em nova passagem no Côte de Kigali, com 0.8km a 8.1%, Viktoria Chladonová atacou e foi seguida por Célia Gery. As duas rapidamente se juntaram a Mul no grupo da frente. 5km depois, na penúltima passagem no Côte de Kimihurura, com 1.3km em pavê a 6.3%, o grupo da frente acabou por ser alcançado. Poucos kms depois, várias ciclistas conseguiram reentrar na frente da corrida

Célia Gery mostra a sua força em Kigali

A 12km da meta, Stina Kagevi (Seleção da Suécia) aproveitou a marcação no grupo principal para atacar e conseguiu isolar-se. A sueca conseguiu uma vantagem de cerca de 1:00 sobre as perseguidoras. 6km depois, na última passagem no Côte de Kigali, Viktoria Chladonová atacou e foi seguida por Célia Gery, Paula Blasi e Isabella Holmgren (Seleção do Canadá). Logo a seguir, Kagevi foi alcançada pelas quatro perseguidoras.

A 3km da meta, Marion Bunel, Eleonora Ciabocco, Alena Ivanchenko, Lore De Schepper (Seleção da Bélgica), Linda Riedmann (Seleção da Alemanha) e Talia Appleton (Seleção da Austrália) juntaram-se ao grupo da frente. 1.2km depois, já na última passagem no Côte de Kimihurura, Bunel atacou e foi apenas seguida por Viktoria Chladonová e Célia Gery.

Marion Bunel manteve um forte ritmo em prol de Célia Gery e tudo estava para se decidir na dura rampa final em Kigali. A 300 metros da meta, Viktoria Chladonová atacou, mas Gery rapidamente agarrou a sua roda. Nos metros finais, a eslovaca não teve capacidade para responder ao sprint da francesa, que se sagrou assim Campeã do Mundo de fundo em Sub-23! Mesmo nos últimos metros, Paula Blasi e Eleonora Ciabocco chegaram a Bunel. A espanhola conseguiu bater ao sprint a italiana e a francesa para fechar o pódio a 12s. Isabella Holmgren foi apenas sexta a 17s.

O pódio da prova de fundo das Sub-23 Femininas nos Campeonatos do Mundo de Kigali com Viktória Chladonová, Célia Gery e Paula Blasi (Foto: Getty Images)
O pódio da prova de fundo das Sub-23 Femininas nos Campeonatos do Mundo de Kigali com Viktória Chladonová, Célia Gery e Paula Blasi (Foto: Getty Images)

Classificações

Results powered by FirstCycling.com

Foto de Capa: Luca Bettini/Cor Vos

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Releated

Please turn AdBlock off  | Por favor desative o AdBlock