Paul Double estreia-se a vencer como profissional na etapa 2 da Coppi e Bartali!

O britânico Paul Double (Team Jayco-AlUla) venceu a segunda etapa da Coppi e Bartali, uma ligação de 163.6km entre Riccione e Sogliano, após isolar-se a cerca de 2.3km da meta. O belga Jarno Widar (Lotto Development Team) e o italiano Diego Ulissi (XDS Astana Team) ainda fecharam o espaço para o britânico, nos últimos metros, para serem 2º e 3º, respetivamente. Double estreou-se a vencer com as cores da Team Jayco-AlUla e é assim o novo líder da geral.

Aventura da fuga do dia

A segunda etapa da Coppi e Bartali começou com um ritmo alto. Ao km 10, Mathieu Burgaudeau (TotalEnergies), Carlos Samudio (Team Solution Tech – Vini Fantini), Marc Cabedo (JCL Team Ukyo) e Dominik Amann (Team Vorarlberg) saltaram do pelotão e formaram a fuga do dia. Os quatro da frente conseguiram uma vantagem de 4:30 sobre o pelotão. 20km depois, Amann perdeu o contacto com a dianteira. Samudio sofreu uma queda, mas conseguiu reentrar no grupo da frente.

Ao km 46, na primeira contagem do dia, Cabedo foi o primeiro a passar no alto. A vantagem da fuga caiu para 1:50 sobre o pelotão. Ivo Oliveira (UAE Team Emirates – XRG) era um dos ciclistas que comandava o pelotão. A 71km do fim, na segunda contagem do dia, Cabedo foi novamente o primeiro a passar no topo. 4km depois, Samudio deixou de ter capacidade para seguir o ritmo do grupo da frente e foi alcançado. A cerca de 51km do fim, Cabedo e Burgaudeau foram alcançados. Logo a seguir, Walter Calzoni (Q36.5 Pro Cycling Team) e Leander Van Hautegem (Wagner Bazin WB) conseguiram uma pequena vantagem.

Vários ataques acontecem no pelotão

A 47km do fim, Calzoni foi o primeiro a passar no topo da terceira contagem do dia. 3km depois, os dois da frente foram alcançados. A 36km do fim, Kim Heiduk (Ineos Grenadiers), Pascal Eenkhoorn e Thomas Pesenti (Soudal Quick-Step) e Rafal Majka (UAE Team Emirates – XRG) saltaram do pelotão e conseguiram uma ligeira vantagem. 5km depois, os quatro acabaram por ser alcançados.

A 23km da meta, na última contagem do dia, Paul Double foi o primeiro a passar no topo. Logo a seguir, ataques começaram a acontecer no pelotão, mas nenhum ciclista conseguiu ganhar um espaço importante. A 15km da meta, Lennart Jasch (Red Bull – Bora – hansgrohe Rookies) atacou e conseguiu uma vantagem de 50s. 7km depois, Pierre Latour (Team TotalEnergies) saiu do pelotão e tentava fazer a ponte para o jovem alemão. A cerca de 4km da meta, o francês acabou por ser alcançado.

Excelente ataque de Paul Double na subida final

A 3.2km da meta, os ciclistas entraram na subida final, a Sogliano Al Rubicone, que tem uma pendente média de 6.5%. Cerca de 800 metros depois, Paul Double saltou do pelotão e passou direto por Jasch, que foi alcançado pelo pelotão. A cooperação no pelotão não era a ideal e Double conseguiu uma vantagem de cerca de 15s.

Paul Double manteve o seu ritmo e, nos últimos metros, aguentou o forte sprint de Jarno Widar para conquistar assim a sua primeira vitória como profissional na etapa 2 da Coppi e Bartali. Diego Ulissi e Ben Tulett (Team Visma | Lease a Bike) também conseguiram chegar com o tempo do vencedor. Magnus Sheffield (Ineos Grenadiers) acabou por perder 3s.

Depois de um dia de trabalho no pelotão, Ivo Oliveira (UAE Team Emirates – XRG) foi 117º a 13:16.

Paul Double é o novo líder da classificação geral e dos pontos da Coppi e Bartali. Jarno Widar é o novo líder da juventude e Marc Cabedo da montanha.

Paul Double é o novo líder da geral da Coppi e Bartali
Paul Double é o novo líder da geral da Coppi e Bartali

Classificações

Results powered by FirstCycling.com

Fotos: Sprint Cycling Agency

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Releated

Please turn AdBlock off  | Por favor desative o AdBlock