Noah Hobbs triunfa em Moura e é o primeiro líder da Volta ao Alentejo!
O britânico Noah Hobbs (EF Education – Aevolo) venceu a primeira etapa da Volta ao Alentejo, uma ligação de 166.6km entre Beja e Moura, batendo ao sprint o argentino Nicolas Tivani (Aviludo – Louletano – Loulé Concelho) e o eslovaco Matthias Schwarzbacher (UAE Team Emirates Gen Z). Hobbs estreou-se a vencer com as cores da EF Education – Aevolo e é assim o primeiro camisola amarela.
Aventura da fuga do dia
A primeira etapa da Volta ao Alentejo começou com um ritmo alto. Ao km 18, Fábio Costa (Anicolor – Tien21), Samuel Boardman (Project Echelon Racing) e Bryon Munton (Feirense – Beeceler) saíram do pelotão e conseguiram uma pequena vantagem. 5km depois, os três acabaram por ser alcançados. Ao km 27, na meta volante na Vidigueira, Nicolas Tivani conquistou 3s de bonificação. Pau Marti (Israel – Premier Tech Academy) conquistou 2s e Xabier Berasategi (Euskaltel – Euskadi) 1s. 8km depois, na contagem na Serra do Mendro, David Dominguez (Aviludo – Louletano – Loulé Concelho) foi o primeiro a passar no alto.
Ao km 45, Jenthe Verstraete (EF Education – Aevolo) atacou e formou a fuga do dia. 2km depois, Alexis Guerin (Anicolor – Tien21) juntou-se ao jovem belga. Ao km 50, na meta volante em Portel, Verstraete somou a pontuação máxima. Txomin Juaristi (Euskaltel – Euskadi) ainda conseguiu conquistar 1s de bonificação. O duo da frente conseguiu uma vantagem de quase 5:00 sobre o pelotão.
A 82km do fim, na meta volante em Reguengos de Monsaraz, Verstraete conquistou a pontuação máxima. 17km depois, na contagem em Monsaraz, Guerin foi o primeiro a passar no topo. A 40km da meta, o duo da frente tinha uma vantagem de 2:40. O pelotão começava a aumentar o ritmo e conseguiu alcançar a fuga do dia, 25km depois.
Sprint imperial de Noah Hobbs em Moura
Nos últimos kms, o ritmo era elevado. Várias equipas lutavam pela frente do pelotão, pois o posicionamento era essencial para os sprinters lutarem pela vitória na rampa final. No sprint final, Noah Hobbs confirmou o favoritismo e não deu hipótese à concorrência para conquistar assim a sua primeira vitória da temporada na etapa 1 da Volta ao Alentejo. Nicolas Tivani confirmou o seu bom momento de forma ao ser segundo. Matthias Schwarzbacher fechou o pódio, após conseguir ser mais forte que Scott Mcgill (Project Echelon Racing).
Fábio Costa foi o melhor português e terminou em 8º com o mesmo tempo do vencedor.
Noah Hobbs é assim o primeiro líder da classificação geral, dos pontos e da juventude da Volta ao Alentejo. David Dominguez é o primeiro líder da montanha e a Caja Rural – Alea lidera por equipas.

Classificações
Results powered by FirstCycling.com
Fotos: Podium Events / Matias Novo