Olav Kooij conquista caótica etapa 4 do Tirreno-Adriatico!

O neerlandês Olav Kooij (Team Visma | Lease a Bike) venceu a quarta etapa do Tirreno-Adriatico, uma ligação de 190km entre Norcia e Trasacco, batendo ao sprint os seus compatriotas Rick Pluimers (Tudor Pro Cycling Team) e Mathieu Van der Poel (Alpecin – Deceuninck). Kooij parece estar de volta ao seu melhor nível e somou a sua terceira vitória da temporada. O italiano Filippo Ganna (Ineos Grenadiers) chegou no pelotão e segue o camisola azul.

Começo bastante ofensivo, mas fuga acaba por se formar

A quarta etapa do Tirreno-Adriatico começou com diversas tentativas de ataque, mas nenhuma delas teve sucesso. Ao km 12, Roger Adriá (Red Bull – Bora – hansgrohe) e Mark Donovan (Q36.5 Pro Cycling Team) conseguiram uma pequena vantagem. Adriá foi o primeiro a passar no alto da primeira contagem do dia. 16km depois, o duo da frente foi alcançado. Poucos kms depois, um grupo onde estavam os portugueses Rui Costa (EF Education – EasyPost) e Rui Oliveira (UAE Team Emirates – XRG) conseguiu isolar-se.

Ao km 47, o grupo da frente foi alcançado. Logo a seguir, Jonas Rutsch (Intermarché – Wanty), Jorge Arcas (Movistar Team), Gijs Leemreize (Team Picnic PostNL), Mirco Maestri (Team Polti VisitMalta) e William Blume Levy (Uno-X Mobility) atacaram e formaram a fuga do dia. Os cinco conseguiram uma vantagem de cerca de 5:00 sobre o pelotão.

Echelons acontecem no pelotão

Ao km 92, os ciclistas entraram na última subida do dia, o Valico La Crocetta, com 12.4km a 5.7%. Jonathan Milan (Lidl – Trek) estava marcado pela queda da etapa 3 e acabou por ceder. A UAE Team Emirates – XRG comandava o pelotão e mais sprinters começavam a ceder. 12km depois, na segunda contagem do dia, Maestri foi o primeiro a passar no topo.

A 80km do fim, echelons aconteceram no pelotão. Olav Kooij (Team Visma | Lease a Bike), Paul Magnier e Mikel Landa (Soudal Quick-Step) e Derek Gee (Israel – Premier Tech) ficaram cortados. 11km depois, o grupo onde estava Landa conseguiu reentrar no pelotão. Poucos kms depois, Rutsch conquistou a pontuação máxima no sprint intermédio do dia. A fuga tinha 1:40 de vantagem sobre o pelotão e 2:15 sobre o grupo de Kooij, Magnier e Gee. A chuva também estava mais forte e dificultava ainda mais a etapa.

Novos echelons, mas tudo acaba por se juntar

A 43km do fim, novos echelons aconteceram no pelotão. Um grupo composto por Quentin Pacher (Groupama – FDJ), Filippo Ganna e Laurens De Plus (Ineos Grenadiers) e Isaac Del Toro, Juan Ayuso e Felix Grosschartner (UAE Team Emirates – XRG) ficou em posição intermédia e tentava juntar-se aos cinco da frente. 7km depois, o grupo de Ayuso e Ganna foi alcançado pelo pelotão. Simon Yates (Team Visma | Lease a Bike) acabou por ceder e foi alcançado pelo grupo de Gee.

A 25km do fim, Rutsch sofreu uma queda e foi alcançado pelo pelotão. 2km depois, Mikel Landa sofreu um furo e descaiu para o grupo de Gee e Simon Yates. A Soudal Quick-Step descaiu alguns ciclistas que tinham no pelotão para o grupo que estava o espanhol e tentava fechar o espaço para o pelotão. A 15km da meta, o grupo de Landa conseguiu reentrar no pelotão. O quarteto da frente continuava a cooperar e tinha apenas uma vantagem de 15s.

Final bastante ofensivo, mas etapa acaba por ser decidida ao sprint

A 5km da meta, numa pequena colina explosiva, Arcas acelerou e foi seguido por Maestri e Blume Levy. No pelotão, Ben Healy (EF Education – EasyPost) acelerou, mas Mathieu Van der Poel (Alpecin – Deceuninck) respondeu de imediato e passou direto pelo irlandês. Poucos metros depois, Filippo Ganna fechou o espaço para Van der Poel. A 4km da meta, Healy acelerou e fez a ponte para o grupo da frente. O irlandês manteve o forte ritmo e Arcas acabou por ceder.

A 2km da meta, Mattia Cattaneo (Soudal Quick-Step) tentou fazer a ponte para o grupo da frente, mas não teve sucesso. Maestri e Blume Levy não cooperavam com Healy, mas o irlandês mantinha um ritmo alto. 1.5km depois, o trio da frente acabou por ser alcançado. Nos metros finais, ainda foi Maestri a lançar o sprint final, mas o italiano acabou por ser ultrapassado por Olav Kooij que não deu hipótese e conquistou assim a etapa 4 do Tirreno-Adriatico. Rick Pluimers conseguiu ser mais forte que Van der Poel para ser 2º. Paul Magnier não tinha as melhores pernas para o sprint, mas ainda passou Maestri para ser 4º.

Rui Costa foi 77º a 2:22 e Rui Oliveira 104º a 10:01. Afonso Eulálio (Bahrain Victorious) foi 136º a 13:40.

Filippo Ganna manteve a liderança da classificação geral do Tirreno-Adriatico. Juan Ayuso segue líder da montanha e Jonathan Milan dos pontos. Manuele Tarozzi (VF Group – Bardiani CSF – Faizanè) manteve a liderança da montaha.

Filippo Ganna segue o camisola azul do Tirreno-Adriatico
Filippo Ganna segue o camisola azul do Tirreno-Adriatico

Classificações

Results powered by FirstCycling.com

Fotos: Tirreno-Adriatico

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Releated

Please turn AdBlock off  | Por favor desative o AdBlock