Mie Ottestad impõe-se ao sprint e conquista etapa 3 da Vuelta Extremadura Féminas!
A campeã norueguesa Mie Ottestad (Uno-X Mobility) venceu a terceira etapa da Vuelta Extremadura Féminas, uma ligação de 113.5km entre Quintana de la Serena e Valdefuentes, batendo ao sprint a neerlandesa Ellen Van Dijk (Lidl – Trek) e a britânica Imogen Wolff (Team Visma | Lease a Bike). Ottestad estreou-se a vencer esta temporada e deu a segunda vitória do ano à Uno-X Mobility. Van Dijk segue a camisola amarela.
Echelons marcam etapa antes da única subida do dia
A terceira etapa da Vuelta Extremadura Féminas começou com um ritmo alto. Na primeira metade da etapa, várias ciclistas tentaram formar a fuga do dia, mas não tiveram sucesso. A 56km do fim, no primeiro sprint intermédio do dia, Maeva Squiban (UAE Team ADQ) assegurou a bonificação máxima. Ane Santesteban (Laboral Kutxa – Fundacion Euskadi) ainda conseguiu conquistar 1s de bonificação. Cerca de 10km depois, echelons aconteceram no pelotão, que ficava cada vez mais pequeno. Gaia Realini (Lidl – Trek) passou bastantes dificuldades, mas seguiu no pelotão.
A 36km do fim, no segundo sprint intermédio do dia, Sara Martin (Movistar Team) conquistou a bonificação máxima. Maeva Squiban somou mais 2s de bonificação e Imogen Wolff 1s. Poucos kms depois, Marion Bunel (Team Visma | Lease a Bike) conseguiu reentrar no pelotão, depois de ter perdido contacto nos echelons.
Corrida parte ainda mais e vitória acaba por ser decidida ao sprint
A 21km da meta, as ciclistas entraram na subida do dia, o Alto del Robledo, com 5.4km a 5%. A UAE Team ADQ aumentou o ritmo com Paula Blasi e o pelotão começava a perder bastantes elementos. Gaia Realini e Marion Bunel pagaram caro as energias que tiveram de gastar nos echelons e acabaram por ceder. 5km depois, Ane Santesteban tentou isolar-se, mas a UAE Team ADQ não deixou a espanhola ganhar um espaço importante. Poucos metros depois, Maeva Squiban foi a primeira a passar no topo da única contagem do dia.
A 8km da meta, Katrine Aalerud (Uno-X Mobility) atacou e conseguiu uma pequena vantagem. A Lidl – Trek assumiu a perseguição com Emma Norsgaard e fez com que a norueguesa fosse alcançada, 7km depois. Nos metros finais, Ellen Van Dijk lançou o sprint final com Mie Ottestad na sua roda. A campeã norueguesa conseguiu passar a neerlandesa, mesmo em cima do risco de meta, para vencer assim a etapa 3 da Vuelta Extremadura Féminas. A britânica de 18 anos, Imogen Wolff conseguiu fechar o pódio no sprint final.
Raquel Queirós (Atum General – Tavira – SC Farense) foi a melhor portuguesa e terminou na 25ª posição a 2:01. Ana Caramelo (Matos Mobility – Flexaco – IHS) foi 61ª a 7:15 e Beatriz Roxo (Cantabria Rio Miera) 73ª a 9:20. Raquel Dias (Team Farto – Kiroot) foi 88ª a 20:59. Patricia Duarte (Atum General – Tavira – SC Farense) não terminou a etapa.
Ellen Van Dijk segue líder da classificação geral da Vuelta Extremadura Féminas. Mie Ottestad é a nova líder dos pontos e Viktoria Chladonova (Team Visma | Lease a Bike) da juventude. Maeva Squiban segue líder da montanha e dos sprints intermédios.

Classificações
Results powered by FirstCycling.com
Fotos: Sprint Cycling Agency