Greta Marturano triunfa na etapa 2 da Vuelta Extremadura Féminas! Ellen Van Dijk segue líder!
A italiana Greta Marturano (UAE Team ADQ) venceu a segunda etapa da Vuelta Extremadura Féminas, uma ligação de 81.5km entre Mérida e Cáceres, batendo ao sprint a norueguesa Sigrid Haugset (Team Coop – Repsol). A jovem britânica Carys Lloyd (Movistar Team) impôs-se ao sprint no pelotão e fechou o pódio a 25s. A neerlandesa Ellen Van Dijk (Lidl – Trek) chegou no pelotão e segue a camisola amarela.
Começo com ritmo alto, mas fuga acaba por se formar
A segunda etapa da Vuelta Extremadura Féminas começou com um ritmo alto. Algumas ciclistas tentaram formar a fuga do dia, mas não tiveram sucesso. Por volta do km 25, Katherine Sheridan (Tenerife – Bike Point – Gsport) e Andrea Alzate (Eneicat – CM Team) saíram do pelotão e conseguiram uma pequena vantagem. Cerca de 5km depois, as duas acabaram por ser alcançadas. Logo a seguir, no sprint intermédio do dia, Maeva Squiban (UAE Team ADQ) assegurou a bonificação máxima. Paula Blasi (UAE Team ADQ) ainda conseguiu conquistar 2s de bonificação.
Ao km 39, na única contagem do dia, Maeva Squiban foi a primeira a passar no topo. 1km depois, Sigrid Haugset e Greta Marturano atacaram e formaram a fuga do dia. As duas perceberam que tinham aqui uma excelente oportunidade para ganhar segundos importantes na geral e estavam a colaborar muito bem. Inicialmente no pelotão, nenhuma equipa queria assumir a perseguição e as fugitivas do dia conseguiram uma vantagem de 2:00.
Greta Marturano vinga a fuga em Cáceres
A 10km da meta, as duas da frente ainda tinham uma vantagem de 1:15 sobre o pelotão. 5km depois, a Lidl – Trek aumentou o ritmo do pelotão, mas Greta Marturano e Sigrid Haugset ainda tinham uma vantagem de 1:00. As duas conseguiram resistir e acabaram por disputar a etapa ao sprint. Marturano lançou o sprint e Haugset não teve capacidade para responder à italiana que se estreou assim a vencer como profissional na etapa 2 da Vuelta Extremadura Féminas.
A britânica de 18 anos Carys Llyod surpreendeu ao conseguir ser mais forte que Clara Copponi (Lidl – Trek) para ser terceira a 25s. Nos metros finais, ainda aconteceu uma queda feia no pelotão. Claire Steels (Movistar Team), uma das principais candidatas à geral, ficou envolvida e foi obrigada a abandonar a prova.
Raquel Queirós (Atum General – Tavira – SC Farense) foi a melhor portuguesa e terminou na 46ª posição a 25s. Beatriz Roxo (Cantabria Rio Miera) e Ana Caramelo (Matos Mobility – Flexaco IHS) também chegaram no pelotão e foram 74ª e 81ª, respetivamente. Raquel Dias (Team Farto – Kiroot) foi 96ª e Patricia Duarte (Atum General – Tavira – SC Farense) 97ª, ambas a 13:40. Daniela Campos (Eneicat – CM Team) e Maria Leão (Atum General – Tavira – SC Farense) não terminaram a etapa.
Ellen Van Dijk segue líder da classificação geral da Vuelta Extremadura Féminas. Maeva Squiban é a primeira líder da montanha e dos sprints intermédios. Greta Marturano é a nova líder dos pontos e Felicity Wilson-Haffenden (Lidl – Trek) segue a melhor jovem.

Classificações
Results powered by FirstCycling.com
Fotos: Sprint Cycling Agency