Magnus Cort faz o hat-trick na etapa final d’O Gran Camiño! Derek Gee conquista geral!
O dinamarquês Magnus Cort (Uno-X Mobility) venceu a última etapa d’O Gran Camiño, uma ligação de 166.5km entre Betanzos e Santiago de Compostela, batendo ao sprint o espanhol Carlos Canal (Movistar Team) e o italiano Giovanni Lonardi (Team Polti VisitMalta). O canadiano Derek Gee (Israel – Premier Tech) chegou seguro no pelotão e venceu pela primeira vez como elite uma prova por etapas.
Começo bastante ofensivo, mas fuga consegue formar-se
A última etapa d’O Gran Camiño começou com Martin Marcellusi (VF Group – Bardiani CSF – Faizanè) e Iker Mintegi (Euskaltel – Euskadi) a saírem do pelotão e a conseguiram um pequeno espaço. Ao km 5, um grupo juntou-se aos dois da frente, mas o pelotão rapidamente fechou o espaço. 6km depois, Mauri Vansevenant (Soudal Quick-Step) atacou e foi seguido por Sinuhé Fernandez (Caja Rural – Seguros RGA) e Josh Burnett (Burgos Burpellet BH).
Por volta do km 15, o trio da frente foi alcançado. Rémy Rochas (Groupama – FDJ) e Jokin Murguialday (Euskaltel – Euskadi) atacaram, poucos metros depois, e conseguiram uma pequena vantagem. Ao km 21, os dois foram alcançados. Logo a seguir, Clément Braz Afonso (Groupama – FDJ), Fredrik Dversnes (Uno-X Mobility) e Rafael Reis (Anicolor – Tien21) atacaram e formaram a fuga do dia. Ao km 28, Burnett, Marcellusi, Mats Wenzel (Equipo Kern Pharma), Pedro Pinto (Efapel Cycling), Nicolas Alustiza (Euskaltel – Euskadi) e Asier Gonzalez (Illes Balears Arabay Cycling) juntaram-se à fuga do dia.
Ao km 78, no primeiro sprint intermédio do dia, Wenzel conquistou a pontuação máxima. A Israel – Premier Tech comandava o pelotão e dava à fuga uma vantagem de 3:00. A 81km do fim, Marcellusi atacou e conseguiu isolar-se. 5km depois, o italiano foi o primeiro a passar no alto da primeira contagem do dia. Marcellusi conseguiu uma vantagem de 55s sobre os perseguidores e 2:40 sobre o pelotão. A 68km do fim, o italiano acabou por ser alcançado. Poucos kms depois, Pedro Pinto cedeu e foi alcançado.
Vários ataques no Alto de Lampai
A 26km do fim, os ciclistas entraram na última subida do dia, o Alto de Lampai, com 5.2km a 5.4%. A fuga tinha 18s de vantagem sobre o pelotão. Dversnes, Marcellusi, Braz Afonso e Burnett conseguiram de imediato um pequeno espaço. James Knox (Soudal Quick-Step), Remy Rochas e Sinuhe Fernandez saltaram do pelotão e conseguiram juntar-se ao quarteto da frente. Poucos metros depois, Rochas atacou e foi apenas seguido por Sinuhe Fernandez.
A 23km do fim, Sinuhe cedeu e recebeu a companhia de Dversnes, Braz Afonso e Burnett. 3km depois, Rochas foi o primeiro a passar no alto da última contagem do dia. Luca Paletti (VF Group – Bardiani CSF – Faizanè), Daniel Cavia (Burgos Burpellet BH) e Alvaro Sagrado (Illes Balears Arabay Cycling) fizeram a ponte para o grupo perseguidor. A 14km da meta, o grupo perseguidor acabou por ser alcançado. 2km depois, Rochas foi também alcançado.
Mais ataques, mas etapa é decidida ao sprint
A 9km da meta, Paletti atacou e conseguiu um ligeiro espaço. 2km depois, o italiano foi alcançado. Logo a seguir, num pequeno muro, Viktor Soenens (Soudal Quick-Step) atacou e foi seguido por Derek Gee. O canadiano não cooperava com o jovem belga e os dois foram rapidamente alcançados. A 4km da meta, Davide Piganzoli (Team Polti VisitMalta) conquistou a bonificação máxima no último sprint intermédio do dia.
Nos últimos kms, o ritmo era elevado e várias equipas lutavam pela frente do pelotão. Nos metros finais, Magnus Cort lançou o sprint final. O dinamarquês acabou por não dar hipótese e fez assim o hat-trick na etapa final d’O Gran Camiño. Carlos Canal foi mais forte que Giovanni Lonardi e Cesar Macias (Petrolike) para ser segundo.
Xavier Cañellas (Anicolor – Tien21) também esteve envolvido no sprint final e terminou em 6º. Jesus David Peña (AP Hotels & Resorts – Tavira – SC Farense) e Ruben Fernandez (Anicolor – Tien21) chegaram também no pelotão e foram 13º e 19º, respetivamente. Na geral, Peña foi 11º a 2:51 e Ruben 16º a 3:37. Nelson Oliveira (Movistar Team) foi o melhor português, na geral, e foi 28º a 9:27.
Derek Gee é assim o grande vencedor d’O Gran Camiño, batendo Davide Piganzoli por 35s e Magnus Cort por 38s. Gee venceu a montanha e Cort os pontos. Viktor Soenens foi a melhor jovem e a Burgos Burpellet BH a melhor equipa.

Classificações
Results powered by FirstCycling.com
Fotos: Sprint Cycling Agency
