Sam Welsford bisa na etapa 2 do Tour Down Under após final polémico!

O australiano Sam Welsford (Red Bull – Bora – hansgrohe) venceu a segunda etapa do Tour Down Under, uma ligação de 128.8km com partida e chegada em Tanunda, batendo ao sprint o belga Arne Marit (Intermarché – Wanty) e o francês Bryan Coquard (Cofidis). O final ficou marcado pela manobra perigosa de Danny Van Poppel (Red Bull – Bora – hansgrohe) que após lançar Welsford, foi, propositadamente, para cima de Tobias Lund Andresen (Team Picnic PostNL) e Phil Bauhaus (Bahrain Victorious), que estavam na roda do seu sprinter.

Fuga facilmente se forma, mas queda marca kms iniciais

A segunda etapa do Tour Down Under começou com Fergus Browning (Seleção da Austrália), Georg Zimmermann (Intermarché – Wanty) e Patrick Konrad (Lidl – Trek) a saltaram do pelotão e a formarem a fuga do dia. Por volta do km 3, uma queda aconteceu no pelotão. Sam Welsford (Red Bull – Bora – Hansgrohe) foi um dos envolvidos. O australiano ficou visivelmente marcado, mas conseguiu continuar em corrida e reentrou no pelotão.

Ao km 8, na primeira contagem do dia, Browning foi o primeiro a passar no topo. O pelotão impunha um bom ritmo e dava apenas 1:30 de vantagem ao trio da frente, que era bastante perigoso. 22km depois, Konrad assegurou 3s de bonificação no primeiro sprint intermédio do dia. Zimmermann conquistou 2s e Browning 1s.

Fuga alcançada e algumas acelerações na última subida do dia

Ao km 57, na segunda contagem do dia, Browning foi o primeiro a passar no alto. O pelotão começava a aumentar o ritmo e a vantagem da fuga ia diminuindo, gradualmente. 23km depois, no último sprint intermédio do dia, Zimmermann conquistou a bonificação máxima. Konrad somou mais 2s e Browning 1s. A 46km do fim, o trio da frente acabou por ser alcançado. O pelotão baixou o ritmo e os ciclistas começaram a lutar pelo posicionamento para a última subida do dia.

A 25km do fim, os ciclistas entraram na última subida do dia, a Menglers Hill, com 2.8km a 6.9%. A Ineos Grenadiers e a Liv AlUla Jayco aumentaram o ritmo e tentavam deixar vários dos sprinters puros em dificuldades. 2km depois, Juan Pedro Lopez (Lidl – Trek) tentou saltar do pelotão, mas não teve sucesso. Poucos metros depois, Chris Harper (Liv AlUla Jayco) e Javier Romo (Movistar Team) atacaram, mas não conseguiram ganhar um espaço importante. Romo acabou por ser o primeiro a passar no topo da subida. Os ataques fizeram com que Welsford perdesse o contacto com o pelotão.

Sam Welsford bisa após azar no início da corrida

A 19km da meta, alguns ataques começaram a acontecer no pelotão, mas não tiveram sucesso. Welsford estava perto de reentrar e tinha Ben Zwiehoff e Danny Van Poppel (Red Bull – Bora – hansgrohe). 4km depois, o australiano conseguiu reentrar no pelotão. Logo a seguir, Marc Soler e Jhonatan Narvaez (UAE Team Emirates XRG) e Alberto Bettiol (XDS Astana Team) atacaram, mas foram rapidamente alcançados. Os ataques continuaram, mas mais uma vez, nenhum ciclista ganhou um espaço importante.

Nos kms finais, várias equipas lutavam pela frente do pelotão. A Red Bull – Bora – hansgrohe assumiu a liderança no km final, com Laurence Pithie a levar Danny Van Poppel e Sam Welsford na sua roda. O neozelandês abriu para o lado e Van Poppel começou a lançar o sprint de Welsford, que tinha Tobias Lund Andresen e Phil Bauhaus na sua roda. O australiano arrancou a 200m do fim, mas Van Poppel acabou por bloquear propositadamente Lund Andresen e Bauhaus, fazendo com que Welsford vencesse novamente.

Arne Marit aproveitou muito bem este momento para ganhar lugares e conseguiu ser assim segundo. Bryan Coquard conseguiu ser mais forte que Tim Torn Teutenberg (Lidl – Trek) para ser terceiro. Lund Andresen caiu para a quinta colocação e Bauhaus foi apenas décimo primeiro. Van Poppel tinha terminado em oitavo, mas foi relegado pela sua perigosa manobra.

Rui Oliveira (UAE Team Emirates XRG) ficou fechado, nos kms finais, e terminou em 26º. Afonso Eulálio (Bahrain Victorious) esteve ao serviço de Bauhaus e foi 86º com o mesmo tempo do vencedor.

Sam Welsford reforçou a sua liderança da classificação geral e dos pontos do Tour Down Under. Fergus Browning segue líder da montanha e Matthew Brennan (Team Visma | Lease a Bike) da juventude.

Sam Welsford segue o camisola laranja do Tour Down Under
Sam Welsford segue o camisola laranja do Tour Down Under

Classificações

Results powered by FirstCycling.com

Fotos: AFP

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Releated

Please turn AdBlock off  | Por favor desative o AdBlock