Leonardo Garcia conquista o Alto de Montejunto e a Volta a Portugal de Cadetes!
O português Leonardo Garcia (Alenquer – G.D.M. – Anipura) venceu a última etapa da Volta a Portugal de Cadetes, uma ligação de 85.4km entre Alpiarça e o Alto de Montejunto, após ser o mais forte na subida final. Leonardo bateu Guilherme Santos (LA Alumínios/Vila Galé/Matos Cheirinhos) por 7s e o espanhol Jordi Peris (TBG Lithosport) por 10s. O português Gonçalo Costa (Academia Efapel de Ciclismo) foi apenas 7º a 22s. Com a vitória na etapa, Leonardo Garcia acabou por conquistar a camisola amarela.
Começo com forte ritmo e poucos ataques
No começo da etapa as dificuldades não eram notórias, sendo o perfil praticamente plano até ao começo da subida final. Posto isto, as formações acabaram por querer endurecer a corrida, impondo um ritmo alto nas partes mais rolantes. Isto levou a que 40kms fossem cumpridos na 1ª hora de corrida. Apesar do ritmo nervoso, as movimentações eram poucas ou nenhumas, mas esse rumo estaria prestes a mudar.
Forte grupo consegue isolar-se e disputa etapa e geral na subida final
Na aproximação à meta volante em Alenquer, os corredores começaram a fazer movimentações. Um forte grupo de 10 corredores conseguiu destacar-se e continha dois fortes candidatos à vitória, Guilherme Santos e Leonardo Garcia. O camisola amarela, Gonçalo Costa falhou esta movimentação e via dois dos seus rivais a ganhar uma vantagem importante.
No começo da subida a Montejunto, o ritmo permanecia elevado, levando a que o grupo se fosse desmembrando. Desse grupo, Leonardo Garcia destacou-se, conseguindo assim triunfar no Alto de Montejunto, batendo Guilherme Santos por 7 segundos. Jordi Peri fechou o pódio da etapa a 10s. Gonçalo Costa chegou com Dimas Mota (Landeiro – KTM – Matias&Araújo) a 22s e não conseguiu segurar a camisola amarela.
Leonardo Garcia é assim o grande vencedor da Volta a Portugal de Cadetes, batendo Gonçalo Costa por 11s e Dimas Mota por 17s. O português venceu também a classificação por pontos e a montanha. Afonso Falcão (Landeiro – KTM – Matias&Araújo) foi o melhor Cadete de 1º ano e Alenquer – G.D.M. – Anipura a melhor equipa.
Fotos: UVP/FPC