Primoz Roglic bisa na etapa 8 da La Vuelta a España!

O esloveno Primoz Roglic (Red Bull – Bora – Hansgrohe) venceu a oitava etapa da La Vuelta a España, uma ligação de 158.7km entre Úbeda e Cazorla, batendo ao sprint o espanhol Enric Mas (Movistar Team). O espanhol Mikel Landa (Soudal Quick-Step) fechou o pódio a 14s. João Almeida (UAE Team Emirates) não teve um dia nada bom. Aparentemente, o português tem Covid-19 e acabou por ser apenas 60º a 4:53. O australiano Ben O’Connor (Decathlon AG2R La Mondiale) foi 17º a 46s e segue o camisola amarela.

Começo bastante ofensivo, mas fuga acaba por se formar

A oitava etapa da La Vuelta a España começou com diversas tentativas de ataque, mas nenhuma delas teve sucesso. Durante vários kms, alguns grupos conseguiram formar-se na frente da corrida, mas acabavam por ser alcançados. Ao km 48, Mauro Schmid (Team Jayco-AlUla), Gijs Leemreize (Team DSM-Firmenich PostNL) e Harold Tejada (Israel – Premier Tech) atacaram e formaram a fuga do dia. Cerca de 10km depois, Oier Lazkano (Movistar Team), Luca Vergallito (Alpecin – Deceuninck), Ion Izagirre (Cofidis), Mathis Le Berre (Arkea-B&B Hotels) e Sam Oomen (Lidl – Trek) tentavam juntar-se ao trio da frente.

Ao km 62, os perseguidores fizeram a ponte para os três da frente. A fuga conseguiu uma vantagem de cerca de 4:00 sobre o pelotão que era comandado pela Decathlon AG2R La Mondiale. A 60km do fim, Leemreize perdeu o contacto com o grupo da frente e acabou por ser alcançado. A Israel – Premier Tech passou para o comando do pelotão e tentava diminuir a vantagem da fuga. 7km depois, Schmid foi o primeiro a passar no topo da primeira contagem do dia.

Fuga parte antes da subida final

A 46km do fim, Schmid e Tejada conseguiram uma ligeira vantagem a descer. 8km depois, os dois acabaram por ser alcançados pelos perseguidores. A 20km do fim, no sprint intermédio do dia, Tejada conquistou a pontuação máxima. O pelotão estava a impor um forte ritmo e o grupo da frente tinha uma vantagem de cerca de 2:00.

A 14km da meta, ataques começaram a acontecer na frente da corrida e Vergallito, Tejada e Lazkano acabaram por se isolar. João Almeida estava muito mal colocado numa fase rápida da corrida e notava-se que o português parecia não estar muito bem. Le Berre foi rapidamente alcançado pelo pelotão. Poucos kms depois, Oomen, Schmid e Izagirre foram também alcançados.

Roglic ofensivo logo no início da subida

A 4.8km da meta, os ciclistas entraram na subida final, a Sierra de Cazorla, que tem uma pendente média de 7.1%. O trio da frente tinha uma vantagem de 1:12 sobre o pelotão. Tejada rapidamente atacou, mas Lazkano conseguiu apanhar a sua roda. Vergallito impôs o seu ritmo e seguia perto dos dois. Poucos metros depois, a Red Bull – Bora – Hansgrohe entrou com tudo na subida final. Uma queda acabou por acontecer no pelotão que acabou por partir. Aleksandr Vlasov (Red Bull – Bora – Hansgrohe) e Sepp Kuss (Team Visma | Lease a Bike) foram alguns dos ciclistas envolvidos.

A 4km da meta, Primoz Roglic acelerou, mas Ben O’Connor não deixou o esloveno ganhar um espaço importante. 1km depois, Vergallito a ritmo chegou a Lazkano e Tejada. Alguns ciclistas que ficaram presos ou envolvidos na queda, conseguiram reentrar no grupo de Roglic e O’Connor. A 2.5km da meta, Roglic voltou a mexer e foi seguido por Enric Mas e Richard Carapaz (EF Education – EasyPost). Poucos metros depois, Felix Gall (Decathlon AG2R La Mondiale) fechou o espaço entre o grupo de Roglic e o grupo do camisola vermelha.

Roglic bisa e ganhe segundos importantes a O’Connor

A 2km da meta, Tejada largou Vergallito e Lazkano e isolou-se na frente da corrida. Logo a seguir, Roglic atacou novamente e só Mas conseguiu chegar à sua roda. Landa esteve perto de fazer a ponte, mas acabou por não conseguir. A 1km da meta, Roglic e Mas passaram diretos por Tejada. Os dois seguiram sempre juntos e acabaram por disputar a jornada ao sprint. O esloveno conseguiu ser mais forte que o espanhol para bisar assim na etapa 8 da La Vuelta a España. Mikel Landa completou o pódio a 14s.

Antonio Tiberi (Bahrain Victorious) fez uma bela subida a ritmo e foi 4º a 17s. Mattias Skjelmose (Lidl – Trek) chegou com Carlos Rodriguez (Ineos Grenadiers) a 21s. Lennert Van Eetvelt (Lotto Dstny) perdeu 29s e Richard Carapaz (EF Education – EasyPost) 39s. Ben O’Connor quebrou bastante na parte final e acabou por ser apenas 17º a 46s. Kuss perdeu 1:07.

João Almeida mostrou não estar nada bem fisicamente e foi apenas 60º a 4:53, perdendo assim as suas aspirações na geral. Nelson Oliveira (Movistar Team) foi 72º a 6:33.

Ben O’Connor manteve a liderança da classificação geral da La Vuelta a España. Wout Van Aert (Team Visma | Lease a Bike) segue líder dos pontos e Antonio Tiberi da juventude. Primoz Roglic é o novo líder da montanha e a Decathlon AG2R La Mondiale lidera por equipas.

Ben O'Connor segue o camisola vermelha da La Vuelta a España (Foto: ASO)
Ben O’Connor segue o camisola vermelha da La Vuelta a España (Foto: ASO)

Classificações

Results powered by FirstCycling.com

Classificações do Passatempo

Foto de Capa: Sprint Cycling Agency

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Releated

Please turn AdBlock off  | Por favor desative o AdBlock