Jelte Krijnsen surpreende e conquista etapa 4 da PostNord Danmark Rundt! Rui Oliveira foi 9º!
O neerlandês Jelte Krijnsen (Parkhotel Valkenburg) venceu a primeira etapa da PostNord Danmark Rundt, uma ligação de 178km entre Store Heddinge e Holbaek, após isolar-se na frente da corrida a 5km da meta. Krijnsen conquista a sua primeira vitória como profissional e bateu o norueguês Anton Stensby (Team Coop – Repsol) por 17s. O dinamarquês Tobias Lund Andresen (Team DSM-Firmenich PostNL) fechou o pódio a 23s, após ser o mais forte ao sprint do pelotão. O português Rui Oliveira (UAE Team Emirates) foi 9º a 23s. O jovem belga Arnaud De Lie (Lotto Dstny) segue o camisola azul.
Fuga forma-se cedo na etapa
A quarta etapa da PostNord Danmark Rundt começou com vários ciclistas a tentar formar a fuga do dia, mas nenhum deles teve sucesso. Ao km 10, Kristian Egholm (Lidl – Trek Future Racing), Konrad Czabok (Mazowsze Serce Polski), Alexander Hansen (Airtox-Carl Ras), Victor Enggaard (BHS-PL Beton Bornholm) e Pelle Koster (Team Coloquick) atacaram e formaram a fuga do dia. 30km depois, no primeiro sprint intermédio do dia, Koster assegurou a pontuação máxima. Os cinco da frente tinham uma vantagem de 3:00 sobre o pelotão.
Fuga alcançada, mas novos ataques acontecem no pelotão
Ao km 57, na primeira contagem do dia, Egholm foi o primeiro a passar no topo. Alguns kms depois, a Tudor Pro Cycling Team e a Team DSM-Firmenich PostNL aumentaram o ritmo do pelotão, mas a fuga ainda tinha uma vantagem superior a 2:00. A 70km do fim, na segunda contagem do dia, Hansen foi o primeiro a passar no topo. 9km depois, na terceira contagem do dia, o dinamarquês foi novamente o primeiro a passar no topo.
A 56km do fim, Czabok cedeu e foi alcançado. 7km depois, Enggaard também acabou por ceder. Na quarta contagem do dia, Egholm foi o primeiro a passar no topo. A 46km do fim, a fuga do dia foi alcançada. Poucos kms depois, ataques aconteceram no pelotão que acabou por partir. Na última contagem do dia, Sebastien Grignard (Lotto Dstny) foi o primeiro a passar no topo.
A 37km da meta, Anton Stensby, Mads Andersen (Airtox-Carl Ras) e Jelte Krijnsen atacaram e conseguiram um vantagem de 30s. O pelotão parecia não estar dar grande importância aos três que seguiam a colaborar muito bem. 19km depois, o trio da frente entrou no circuito final ao qual dariam três voltas. O circuito era bastante técnico e não iria ser nada fácil alcançar os três da frente.
Krijnsen resiste e surpreende os sprinters em Holbaek
A 10km da meta, Andersen acabou por ceder e foi alcançado. Nenhuma equipa estava a querer comandar o pelotão e a vantagem dos dois da frente aumentou para 40s. 5km depois, Krijnsen atacou e Stensby acabou por ceder. Krijnsen seguiu com o seu ritmo e manteve uma ótima vantagem sobre o pelotão para estrear-se assim a vencer como profissional na etapa 4 da PostNord Danmark Rundt. Stensby ainda conseguiu ser 2º a 17s. Lund Andresen foi mais forte que Arvid De Kleijn (Tudor Pro Cycling Team) e Arnaud De Lie para ser 3º a 23s.
Rui Oliveira também esteve no sprint no pelotão e acabou por ser 9º a 23s. Ivo Oliveira (UAE Team Emirates) foi 72º a 1:03.
Arnaud De Lie manteve a liderança da classificação geral e da juventude da PostNord Danmark Rundt. Tobias Lund Andresen é o novo líder da classificação por pontos e Kristian Egholm da montanha. A Team DSM-Firmenich PostNL segue a melhor equipa.

Classificações
Results powered by FirstCycling.com
Fotos: Dan Moller