Alexander Cepeda vence etapa rainha e é o novo líder do Tour de l’Ain!
O equatoriano Alexander Cepeda (EF Education – EasyPost) venceu a segunda etapa do Tour de l’Ain, uma ligação de 155km entre Saint-Vulbas e Lelex Mont Jura, após se isolar na frente da corrida a cerca de 26km da meta. O italiano Stefano Oldani (Cofidis) foi segundo e o francês Rudy Molard (Groupama – FDJ) terceiro, ambos a 28s. Com a vitória na etapa rainha, Cepeda subiu para a liderança da geral.
A última etapa do Tour de l’Ain começou com diversas tentativas de ataque com Robin Plamondon (CIC U Nantes Atlantique), Célestin Guillon (Van Rysel – Roubaix), Pierre Latour (TotalEnergies), Andrea Mifsud (Nice Métropole Côte d’Azur), Theo Reinhardt (Seleção Alemã Sub23), Oliver Mattheis (Bike Aid) e Lucas Beneteau (St Michel-Mavic-Auber93) a formarem a fuga do dia. Os sete conseguiram uma vantagem de 2:00 sobre o pelotão. Ao km 42, na primeira contagem do dia, Plamondon foi o primeiro a passar no topo.
Aventura da fuga do dia
A cerca de 60km do fim, Latour e Guillon conseguiram isolar-se na frente da corrida. Os dois tinham apenas 30s de vantagem sobre o pelotão. Poucos kms depois, Latour deixou de ter capacidade para seguir o ritmo de Guillon e foi alcançado. A 54km do fim, na segunda contagem do dia, Guillon foi o primeiro a passar no topo. 4km depois, o francês foi alcançado.
A 30.7km da meta, os ciclistas entraram na última subida categorizada do dia, o Col de Menthières, com 9.7km a 6%. A EF Education – EasyPost comandava o pelotão e impunha um forte ritmo. Cerca de 4km depois, Alexander Cepeda atacou e foi seguido por Rémy Rochas (Groupama – FDJ) e Victor Lafay (Decathon AG2R La Mondiale). Rochas cedeu poucos metros depois e foi alcançado. Lafay ainda seguiu durante uns metros, mas também acabou por ceder.
Grande solo de Cepeda
A 24km da meta, Antonio Pedrero (Movistar Team) saltou do pelotão e tentava chegar a Cepeda. 2km depois, o espanhol estava a 20s do equatoriano. Cepeda acabou por ser o primeiro a passar no alto da última contagem do dia. Poucos kms depois, Cepeda tinha 25s de vantagem sobre Pedrero e 35s sobre o pelotão que era comandado pela Groupama – FDJ.
A 5km da meta, Pedrero foi alcançado pelo pelotão que era composto por Stefano Oldani e Ben Hermans (Cofidis), Ivan Sosa (Movistar Team), Rudy Molard e Rémy Rochas (Groupama – FDJ), Hugh Carthy e Archie Ryan (EF Education – EasyPost), Tom Donnenwirth e Victor Lafay (Decathlon AG2R La Mondiale), Michel Ries (Arkea-B&B Hotels), Nicolas Breuillard (St Michel-Mavic-Auber93) e Rémi Capron (Van Rysel – Roubaix). Cepeda ainda tinha uma vantagem de 22s sobre o pelotão.
Cepeda seguiu com o seu ritmo e estreou-se a vencer esta temporada na etapa rainha do Tour de l’Ain. Oldani não deu hipótese ao sprint no pelotão para ser segundo a 28s. Molard conseguiu ser mais forte que Donnenwirth e Pedrero para ser terceiro.
O português Rúben Guerreiro (Movistar Team) foi 31º a 5:40.
Alexander Cepeda é o novo líder da classificação geral do Tour de l’Ain. Robin Plamondon é o novo líder da classificação da montanha e Fergus Browning (Trinity Racing) segue líder da classificação por pontos. Killian Verschuren (Decathlon AG2R La Mondiale) é o melhor jovem e a EF Education – EasyPost a melhor equipa.
Classificações
Results powered by FirstCycling.com
Foto de Capa: Getty Images